Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal
7 Novembro, 2019 676 visualizações

Operação Stonehenge: 40 buscas no Centro do país por fraude fiscal

image_pdfimage_print

A Polícia Judiciária e a Autoridade Tributária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com apoio da Diretoria do Centro e Departamentos de Leiria e Aveiro, …

bem como da Direção de Finanças de Lisboa (DFL) realizaram, ontem,  40 buscas no Centro do país por suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a PJ refere que “o modus operandi consistia na utilização de um circuito fictício de faturação, mediante a simulação de compras e vendas que não correspondiam a efetivas transações de bens, superiores a 10 milhões de euros”.

Esta atividade, acrescenta a Judiciária, foi levada a cabo por diversas sociedades a operar no mercado das pedras ornamentais, na zona Centro do país, com recurso aos comummente designados ‘testas de ferro’.

Segundo a investigação,  o esquema usado permitiu “obter reembolsos indevidos de IVA superiores a 1 milhão e 800 mil euros”.

O lucro assim obtido de forma ilegal foi posteriormente canalizado para a compra de património imobiliário, registado em nomes de terceiros, indica a PJ.

“Com a realização das buscas pretende-se obter elementos de prova que permitam em breve concluir o inquérito”, sublinha ainda a Polícia sem dar conta da detenção de suspeitos envolvidos nesta operação.

Anterior Bibliotecas públicas de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova celebram centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen
Seguinte Meruge foi a Coimbra convidar a região para a 17ª Feira do Porco e do Enchido (com vídeo)

Notícias Relacionadas

Informação

Oliveira do Hospital apresenta  campanha “Zero Plástico” no Dia Mundial do Ambiente (com vídeo)

“Cada coisa no seu lugar, o que cai no chão cai no mar”, serviu esta manhã de mote à Campanha “Zero Plástico” lançada pelo…

Informação

Feira do Porco e do Enchido deu “um sinal de esperança” ao concelho e à região

A freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, teve ontem bons motivos para sorrir. A Feira do Porco e do Enchido resultou em mais um sucesso, atraindo uma

Informação

Covid-19: Conheça as 30 medidas do Governo para conter o novo coronavírus

O Governo decidiu um conjunto de medidas devido à pandemia Covid-19, entre as quais a suspensão de aulas presenciais nas escolas de todos os graus de ensino, já a partir

Informação

Sobe para 112 o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal

Portugal tem 112 casos de Covid-19 diagnosticados e aguardam resultado laboratorial 172 pacientes.

Última Hora

Iniciam-se esta segunda-feira duas semanas de provas para 260 mil alunos

A 1.ª fase dos exames nacionais começa esta segunda-feira com cerca de 160 mil alunos do secundário…

Sociedade

Oliveira do Hospital associa-se ao Projeto Limpa + 

O Município de Oliveira do Hospital, através do Gabinete de Ambiente e Energia, associou-se ao Projeto Limpa +.

Informação

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Última Hora

GNR realiza operação ‘Censos Sénior 2019’

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, durante o mês de outubro, em todo o país, a operação ‘Censos Sénior 2019’ …

Região

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Informação

Queda de varanda mata homem em Lamego

Um homem, com 38 anos, morreu na tarde de ontem, em Lamego, ao ser atingido por uma varanda que se encontrava a aumentar.

Informação

Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

 O projeto do Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios já foi apresentado e tem como “objetivo claro” “recordar a maior tragédia que aconteceu” em Oliveira do Hospital, que ficará

Última Hora

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.