Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool
14 Maio, 2018 848 visualizações

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.

De acordo com o comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR informa que as ações de fiscalização são direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

Desde o início do ano e até ao dia 13 de maio, foram fiscalizados cerca de 540 mil condutores, tendo sido registados 8 239 excessos de álcool, dos quais 3 332 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1.2 gramas por litro (g/l).

A GNR reforça que a condução sob a influência do álcool é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, pelo que importa esclarecer que o risco de envolvimento em acidente mortal aumenta, quanto maior for a concentração de álcool no sangue.

Com 0,50 g/l de álcool  no sangue, o risco aumenta duas vezes; com 0,80 g/l, o risco aumenta quatro  vezes; com 0,90 g/l, cinco vezes; e com 1,20 g/l, o risco de envolvimento em acidente mortal aumenta 16 vezes.

Anterior Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus
Seguinte “Oliveira do Hospital merecia este título e esta alegria depois do que passou com os incêndios” (Vídeo)

Notícias Relacionadas

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe debate “Florestas e Legislação: Que futuro?”

O Município de Oliveira do Hospital recebe no próximo dia 7 de dezembro, no Salão Nobre, um importante debate sobre a floresta portuguesa.

Última Hora

Município de Arganil apoia em 52 mil euros associações do concelho

A Câmara Municipal de Arganil atribuiu, no mês de maio, uma verba de 52.700 euros às associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, com o propósito de apoiar o associativismo

Última Hora

Covid-19: Câmara de Arganil instala hospital de campanha no pavilhão da EB 2,3 de Arganil

A Câmara Municipal de Arganil transformou o pavilhão da EB 2,3 de Arganil uma estrutura de acolhimento com características de hospital de campanha, equipado com 50 camas.

Vídeos

Autarca de Oliveira do Hospital está “solidário” com o povo grego (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje que está “solidário” com a Grécia que “hoje é afetada por uma tragédia muito parecida àquela que afetou a região

Região

Meios aéreos de combate a incêndios saem de Seia por razões de segurança

A Proteção Civil anunciou que os dois meios aéreos pesados de combate a incêndios florestais sediados em Seia vão ser hoje reposicionados em Castelo Branco por razões de segurança.

Informação

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Informação

Empresas: NOS chegou a Oliveira do Hospital “para ficar”

A operadora “NOS” conta, a partir de hoje, com uma loja na cidade de Oliveira do Hospital. O espaço foi inaugurado, esta tarde, pelos promotores Joel Pina e Nuno Amaral,

Informação

Município de Tábua promove comemorações do Feriado Municipal via online

O Município de Tábua comemora, a 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando os 47 anos da Restauração da Comarca de Tábua. Segundo a autarquia, atendendo à emergência de

Informação

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e extensões com novas regras de funcionamento devido ao COVID-19

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e extensões têm novas regras de funcionamento devido ao COVID-19, a partir desta segunda-feira, dia 30 de março.

Informação

Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, no dia 14 de janeiro, deteve um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo por esticão,

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país

O verão acabou, mas só no calendário. Esta quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão estar acima dos 30 graus em quase todos os distritos, com destaque para os 33

Informação

Rede de Bibliotecas de Penacova promove iniciativa “Vamos comprar um poeta”

A Rede de Bibliotecas de Penacova presenteou os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Penacova com o espetáculo “Vamos comprar um poeta”, de Adriana Campos.