“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano
11 Agosto, 2017 1713 visualizações

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

image_pdfimage_print

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

… no terreno para fazer frente aos incêndios que decorrem neste momento em Portugal.

Patrícia Gaspar começou por afirmar que com 215 ocorrências, o dia de ontem, 10 de agosto, foi aquele em que se “registou o maior número de incêndios em território nacional desde o dia 1 de janeiro.

“Os distritos mais afetados foram os do Porto (45), Coimbra (26), Braga (24) e Lisboa (19). De referir que destas ocorrências, apenas o incêndio de Setúbal, em Grândola, não foi dominado dentro do dia de ontem”, afirmou a responsável da ANPC.

Todas estas ocorrências obrigaram à intervenção de 5.385 operacionais e mais de 1.500 veículos, Hoje, há já oito ocorrências, sendo os incêndios de Abrantes e de Grândola os que suscitam maior preocupação, embora “já apresentem sinais de que estão a ceder aos meios e operações de combate a decorrer no terreno”.

Em Abrantes, estão neste momento “731 operacionais, 240 veículos e está em curso a mobilização de meios aéreos”, que serão oito no total: dois Canadairs portugueses, dois espanhóis, um de Marrocos, dois aviões médios anfíbios e um helicóptero de coordenação. Já em Grândola, estarão 228 operacionais com 74 veículos e, em breve, com mais dois meios aéreos.

Patrícia Gaspar salientou, ainda, o facto de se preverem para os próximos dias elevadas temperaturas, que preocupam os que estão no terreno a combater as chamas, sendo impossível de prever quando se extinguirá qualquer um dos incêndios em curso.

com:noticiasaominuto.com

Anterior Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão
Seguinte Região: Acidente causou um morto

Notícias Relacionadas

Região

Prejuízos na agricultura estão a ser contabilizados em Lamego

A Câmara de Lamego disse hoje que, em conjunto com representantes de proprietários e agricultores, está a desenvolver esforços para quantificar …

Última Hora

Homem morre em acidente com máquina agrícola em Montemor-o-Velho

Um homem de 44 anos morreu ontem em Arazede, Montemor-o-Velho, na sequência de um acidente com uma máquina agrícola, um “Dumper”, onde acabou por ficar entalado. Segundo os bombeiros voluntários

Informação

Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Está marcada para amanhã, 11 de setembro, às 11h20, a assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da EN 342, entre Arganil e Côja. A sessão realiza-se no

Última Hora

202 famílias vítimas dos incêndios já receberam apoio do Governo

A Segurança Social já concedeu 104 mil euros em apoios a 202 famílias afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, de forma a ajudar em gastos relacionados com rendas, fármacos,

Nacional

Carnaval com chuva devido a um anticiclone

A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde

Última Hora

Município de Seia promove ExpoSocial de 28 de setembro a 1 de outubro

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração dos parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro a 1

Informação

Ervedal da Beira com V Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira vai levar a efeito no próximo sábado, dia 30 de novembro, o seu V Capítulo.

Região

Três feridos com queimaduras provocadas por aguardente em Penacova

Três pessoas ficaram, ontem, queimadas com aguardente quando faziam um piquenique em São Pedro de Alva, Penacova, informou hoje o comandante da corporação de bombeiros local.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança empreitada para melhorar acessibilidades à cidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem já em curso a requalificação e beneficiação das ruas Dr. Virgílio Ferreira e Alexandre Herculano.

Região

Rodrigo Leão apadrinha Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa

Rodrigo Leão é o padrinho da Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa, a única ainda em competição de toda a Beira Interior e Distrito da Guarda.

Região

Celorico da Beira: Cinco homens identificados por caça ilegal ao javali

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda, identificou, no passado dia 29 de dezembro, cinco homens com idades compreendidas entre os 32 e os

Informação

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos