Oliveira do Hospital tem seis novos casos de Covid-19. São quatro funcionárias e dois utentes de um lar de idosos (com vídeo)
12 Maio, 2020 3643 visualizações

Oliveira do Hospital tem seis novos casos de Covid-19. São quatro funcionárias e dois utentes de um lar de idosos (com vídeo)

image_pdfimage_print

O concelho de Oliveira do Hospital regista seis novos casos de infeção pelo novo coronavírus detetados num lar de idosos.

Tratam-se de quatro funcionárias e dois idosos que “não apresentam sintomas graves” e que se encontram em  isolamento.

Doze pessoas recuperadas e 10 pessoas positivas à infeção por Covid-19 é o mais recente balanço da pandemia no concelho de Oliveira do Hospital. Os números foram partilhados pelo presidente do Município, José Carlos Alexandrino, no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova. Satisfeito por, no dia de hoje, um dos oliveirenses internado no Hospital dos Covões ser considerado curado da doença, elevando para 12 o número de recuperados no concelho, o autarca partilhou também o aumento de casos positivos, que são 10.

Ao novo infectado (16º) identificado pela testagem feita pelo “Camião da Esperança”, juntou-se na passada sexta-feira, dia 8 de maio, um novo caso positivo. “Na sexta-feira, uma funcionária de um lar deu positivo. É a 17ª”, afirmou José Carlos Alexandrino, referindo que, diante deste caso, a “Delegada de Saúde mandou fazer com carácter de urgência testes a todos os funcionários e utentes do lar”. No sábado, foram realizados  “56 testes a funcionários que estavam e casa, em mudança de turno, funcionários ao serviço e do apoio domiciliário e utentes da instituição”.

“Ontem à noite foram conhecidos os resultados desses testes tendo dado positivos os testes de três funcionários e dois utentes. A delegada de saúde determinou o isolamento dos dois utentes do lar e dos funcionários. Os utentes ficaram em isolamento no lar, assim como três funcionários. O quarto funcionário está em isolamento fora do lar, porque não fazia parte da equipa em espelho. Sem certezas absolutas, deduz-se que algum funcionário levou o vírus para interior do lar”, referiu José Carlos Alexandrino.

À Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense recusou identificar o lar em questão ao abrigo da Comissão da Proteção de Dados.  Assegurou, contudo que “a situação do lar está controlada e não deve ser motivo de alarme. Tem que haver serenidade. Até porque neste momento, nenhuma das pessoas apresenta sintomas graves ou precisa de ser hospitalizada”.

José Carlos Alexandrino adiantou que as pessoas que têm familiares neste lar já foram informadas pela diretora técnica. Por esse motivo, as restantes pessoas que tenham idosos noutros lares devem estar tranquilas. “As famílias dos utentes daquele lar sabem. É preciso tratar com alguma serenidade. É fundamental não entrar em pânico”, disse ainda o autarca, verificando que o setor social em Oliveira do Hospital conta com 450 funcionários, 729 utentes institucionalizados e 570 utentes em apoio domiciliário. “É um setor muito sensível e que nos tem merecido muita atenção”, frisou.

Na Rádio Boa Nova, o autarca assegurou ainda que as autoridades de saúde estão a seguir as possíveis cadeias de transmissão, com o objetivo de travar a propagação do vírus. O próprio lar “irá ser desinfetado por uma equipa especialista da GNR”. “Iremos ter todos os cuidados”, observou José Carlos Alexandrino.

Veja o vídeo para aceder às declarações na íntegra

Anterior Região: Homem detido por posse ilegal de seis armas de fogo
Seguinte Viseu: Homem detido por tráfico de droga

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Penacova inicia trabalhos nos açudes do Rio Alva

Recomeçaram as obras de intervenção no Rio Alva, nomeadamente nos açudes de Cardal, Lapa, Vimieiro, Vale das Chãs e Cornicovo, fruto do protocolo celebrado entre o Município de Penacova e

Última Hora

Covid-19: Cientista da UC defende uso de “máscara e viseira” em locais frequentados por outras pessoas

Face à atual situação de pandemia da Covid-19, Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia…

Última Hora

Castro Daire: Dois homens detidos por furtos e tráfico de droga

Dois homens, de 23 e 25 anos, foram detidos pela GNR em Castro Daire, por furtos e tráfico de droga.

Destaque

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Educação

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Informação

Candidatura ao Fundo Florestal Permanente aprovada em Penacova

A Câmara Municipal de Penacova viu aprovada a sua candidatura ao Fundo Florestal Permanente, no âmbito do apoio ao funcionamento das equipas de sapadores florestais, que se insere no eixo

Educação

Daniel Azenha reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O atual presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Daniel Azenha, foi reeleito, com 87% dos votos, num ato eleitoral que registou uma abstenção de 82%, informou  a

Última Hora

João Batista é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece João Batista, investigador na área da prototipagem e construção de equipamentos mecânicos.

Informação

GNR realiza operação “Natal e Ano Novo”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, 20 de dezembro, e até ao dia 5 de janeiro de 2020, intensifica o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional

Informação

Acidente no Poço do Gato provoca ferido em estado grave

Um acidente na Estrada Nacional 17, na conhecida zona do Poço do Gato provocou, ontem à noite, um ferido em estado grave.

Última Hora

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Região

Secretário de Estado da Proteção Civil visitou Parque de Máquinas da ADESA

José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, visitou, na passada sexta-feira, o Parque de Máquinas de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais,…