Oliveira do Hospital recebe IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental
14 Fevereiro, 2020 694 visualizações

Oliveira do Hospital recebe IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital vai receber a sessão da formação “IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, este sábado, dia 15 de fevereiro.

A iniciativa terá lugar na Casa da Obra Dona Josefina da Fonseca, numa organização do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Coimbra Interior e dos Agrupamentos de Escolas associados.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o “IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” conta com a participação de reputados professores universitários e investigadores no painel de oradores, assumindo uma inegável importância pedagógica, científica e cultural.

A sessão de abertura em Oliveira do Hospital terá início às 9h00. Segue-se a intervenção de Eduarda Ferreira (Faculdade Ciências Sociais Humanas – CICS. Nova) sobre o eixo temático “Digital, Cidadania e Desenvolvimento – Desafios digitais na sociedade do conhecimento: o papel da escola”.

Às 11h20, é hora de a médica Isabel do Carmo, da Faculdade de Medicina de Lisboa, debater os “Efeitos atuais do ambiente sobre a saúde”, com a moderação do conhecido biólogo Jorge Paiva, do Departamento de Botânica da FCT. Universidade de Coimbra).

No período da tarde – e com a colaboração das Juntas de Freguesia de S. Gião e Alvoco das Várzeas –, os mais de 300 inscritos na atividade são convidados a participar na realização de um percurso pela natureza e património histórico e, ainda, num concurso de fotografia sob o tema “Presença da Biodiversidade”.

Segue-se uma visita à chamada Catedral das Beiras, em São Gião, e um passeio interpretativo entre a Moenda e a ponte Medieval de Alvoco das Várzeas, a aldeia que acolherá, na praia fluvial, o encerramento da iniciativa, através da degustação de produtos locais de qualidade, com animação musical pelo Grupo de Cantares Tradicionais “As Cotovias do Alvoco”.

“Estes encontros constituirão um espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural”, refere o Município oliveirense.

Pretendendo-se promover uma “formação plural e integral dos professores que tenha repercussões efetivas na sua formação científica e nas suas práticas pedagógicas”, esta formação tem como público-alvo: educadores de infância, professores e pessoal não docente; estudantes, investigadores; comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais; órgãos e representantes autárquicos; representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social; organizações locais e empresas; e público em geral.

A organização do “IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” é do CFAE Coimbra Interior com os Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua e o apoio das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Arganil e Pampilhosa da Serra. Mais informações sobre o programa da atividade em: http://cfaecoimbrainterior.esarganil.pt/Encontros2020/index.htm

Anterior “Os Verdes” voltam a questionar o Governo sobre poluição no Rio Cobral
Seguinte GNR realiza operação “A violência não é uma opção”

Notícias Relacionadas

Destaque

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Bombeiro

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Internacional do Bombeiro, as corporações dos Bombeiros Voluntários do concelho de Oliveira do Hospital atravessam um momento “estável”, …

Informação

Ténis de Mesa: CCPOH começa o ano com vitória no campeonato por 4-2

Na 5ª jornada do campeonato distrital de equipas seniores de ténis de mesa, disputada na noite desta sexta-feira, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) recebeu

Última Hora

Mangualde: Apreendidos 11 furões albinos

O Comando Territorial de Viseu identificou um indivíduo de 56 anos por posse ilegal de 11 furões albinos, uma espécie protegida.

Cultura

Peça de teatro “Em Alakai” em estreia na Bobadela

O Centro Social da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe, no próximo sábado, dia 28 de setembro, pelas 21h30, a estreia da peça “Em Alakai”, uma adaptação livre

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Última Hora

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Politica

Oliveirense Paulo Campos entre os arguidos no caso das PPP

Mário Lino, Teixeira dos Santos e Paulo Campos foram constituídos arguidos no caso das PPP.

Última Hora

Tábua regista primeiro “caso suspeito” de Covid-19

 O concelho de Tábua regista, a esta altura, o primeiro “caso suspeito” de Covid-19. A informação foi adiantada por Mário Loureiro, presidente do Município.

Destaque

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 24 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, em plena consoada, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, este domingo, 14 outubro, pelas 15h00, a 8ª jornada do Campeonato Nacional.

Última Hora

Seia: Onda de assaltos no centro da cidade preocupa população

No início desta semana, na noite de 4 para 5 de junho, verificou-se uma onda de assaltos no centro da cidade de Seia. Pelo menos 12 lojas foram assaltadas.