Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação
28 Junho, 2019 929 visualizações

Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação

image_pdfimage_print

Na próxima segunda-feira, 1 de julho, o Município de Oliveira do Hospital é anfitrião do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, a partir das 9h30 no salão nobre dos Paços do Município.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o Encontro reúne vários oradores num momento de partilha e reflexão sobre estas temáticas e constituiu o encerramento da programação da iniciativa “Junho: mês da Igualdade @Oliveira do Hospital” que tem vindo a decorrer desde o início de junho com o objetivo de colocar no centro da agenda pública a promoção da igualdade de género e o combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o vice-presidente José Francisco Rolo e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Serra darão as boas vindas a todos os participantes num momento onde é esperada a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.

Seguir-se-á a conferência de abertura sobre a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018- 2030 “Portugal + Igual” e o papel dos municípios na Promoção da Cidadania e Igualdade por Rosa Oliveira e Nuno Gradim, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Após um breve momento cultural com o Projeto Guitarra Inclusiva (Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável e Arcial), serão apresentadas as “Boas Práticas na área da Igualdade, com moderação do jornalista Paulo Leitão. Neste painel serão abordados os “planos municipais para a Igualdade: sucessos, oportunidades, constrangimentos e desafios para o futuro” com os contributos dos municípios da Figueira da Foz, da Lousã, de Oliveira do Hospital, e do plano intermunicipal de Belmonte, Covilhã e Fundão.

À tarde, após o “Mini-concerto para olhos vendados – 8 anos de igualdade em Oliveira do Hospital”, os trabalhos prosseguem com um segundo painel dedicado ao tema “Violência de Género: conhecer, prevenir e responder” moderado por Sandra Silvestre, coordenadora de projetos sociais e formadora em Igualdade de Género. Margarida Teixeira e Ana Teresa Dias da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Respostas, falarão sobre “Prevenção de violência de género nas escolas – Projeto Art’Themis” e “Violência no Namoro – Apresentação de resultados do estudo de 2019 e análise comparativa”; e será ainda apresentada a Associações “Mulher século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres”.

O III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação encerra com a exibição do documentário “Mulheres do Meu País”, de Raquel Freire, um filme-retrato sobre a condição da mulher portuguesa no séc. XXI. A participação é gratuita podendo ser efetuada inscrição através do email: igualdade.cmoh@gmail.com ou do gabinete de Ação Social e Saúde do MOH pelo telefone 238 605 260.

Anterior Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” angaria cerca de 30 mil Euros em Oliveira do Hospital
Seguinte Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

A requalificação da Estrada Nacional 230 voltou a ser tema na última Assembleia Municipal. Na passada sexta-feira, foi votada, por unanimidade, uma moção de reivindicação pela “imediata requalificação do troço

Região

CHUC adia e desmarca consultas e cirurgias

No âmbito do plano de contingência do COVID-19, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra deliberou tomar algumas medidas no que respeita à produção assistencial programada.

Última Hora

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Informação

Aqua Village já proporciona massagens com mel em gotas suspensas

As massagens com mel em gotas suspensas nas árvores, a dois metros de altura, já são uma realidade no Aqua Village Health Resort & Spa, no concelho de Oliveira do

Informação

Ténis de Mesa: Atleta do CCPOH venceu IV Circuito Municipal de Tábua

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor do escalão de juniores do IV Circuito Municipal de Tábua de

Última Hora

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital está de regresso ao campo depois do Campeonato Nacional ter sido interrompido para jogos da Taça de Portugal.

Última Hora

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 14 de maio, o Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital –

Última Hora

Covid-19: Miranda do Corvo iniciou testes de rastreio

O município de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, iniciou a realização de testes de rastreio à covid-19 pelas pessoas que trabalham em áreas consideradas essenciais.

Educação

Juventude valorizada em encontro distrital realizado em Oliveira do Hospital

A Juventude teve papel de destaque, no último fim de semana em Oliveira do Hospital, onde decorreu o encontro distrital de associações juvenis.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Talvez seja necessário ser mais radical e tornar o voto obrigatório”

Num especial Ca$h Resto Z€ro de análise às eleições legislativas de domingo passado, Vítor Neves centra-se nos elevados números da abstenção, considerando que “é qualquer coisa que nos deve preocupar

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital reforça entrega de bens de primeira necessidade e medicamentos às populações mais desprotegidas

O Município de Oliveira do Hospital informa que continua a apoiar, através de uma Equipa de Apoio e Resposta Rápida (EARR), e no âmbito da pandemia da Covid-19, …

Última Hora

Descentralização e territórios de baixa densidade em discussão na Biblioteca Municipal de Tábua

A Rede ARTÉRIA e o Município de Tábua organizam esta quinta-feira, dia 18 de julho, o seminário ‘Territórios de baixa densidade – desafios culturais, físicos e demográficos’, a realizar-se entre as