Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação
28 Junho, 2019 904 visualizações

Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação

image_pdfimage_print

Na próxima segunda-feira, 1 de julho, o Município de Oliveira do Hospital é anfitrião do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, a partir das 9h30 no salão nobre dos Paços do Município.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o Encontro reúne vários oradores num momento de partilha e reflexão sobre estas temáticas e constituiu o encerramento da programação da iniciativa “Junho: mês da Igualdade @Oliveira do Hospital” que tem vindo a decorrer desde o início de junho com o objetivo de colocar no centro da agenda pública a promoção da igualdade de género e o combate à discriminação de género e às diversas formas de violência.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o vice-presidente José Francisco Rolo e a Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Serra darão as boas vindas a todos os participantes num momento onde é esperada a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.

Seguir-se-á a conferência de abertura sobre a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018- 2030 “Portugal + Igual” e o papel dos municípios na Promoção da Cidadania e Igualdade por Rosa Oliveira e Nuno Gradim, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Após um breve momento cultural com o Projeto Guitarra Inclusiva (Equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável e Arcial), serão apresentadas as “Boas Práticas na área da Igualdade, com moderação do jornalista Paulo Leitão. Neste painel serão abordados os “planos municipais para a Igualdade: sucessos, oportunidades, constrangimentos e desafios para o futuro” com os contributos dos municípios da Figueira da Foz, da Lousã, de Oliveira do Hospital, e do plano intermunicipal de Belmonte, Covilhã e Fundão.

À tarde, após o “Mini-concerto para olhos vendados – 8 anos de igualdade em Oliveira do Hospital”, os trabalhos prosseguem com um segundo painel dedicado ao tema “Violência de Género: conhecer, prevenir e responder” moderado por Sandra Silvestre, coordenadora de projetos sociais e formadora em Igualdade de Género. Margarida Teixeira e Ana Teresa Dias da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Respostas, falarão sobre “Prevenção de violência de género nas escolas – Projeto Art’Themis” e “Violência no Namoro – Apresentação de resultados do estudo de 2019 e análise comparativa”; e será ainda apresentada a Associações “Mulher século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres”.

O III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação encerra com a exibição do documentário “Mulheres do Meu País”, de Raquel Freire, um filme-retrato sobre a condição da mulher portuguesa no séc. XXI. A participação é gratuita podendo ser efetuada inscrição através do email: igualdade.cmoh@gmail.com ou do gabinete de Ação Social e Saúde do MOH pelo telefone 238 605 260.

Anterior Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” angaria cerca de 30 mil Euros em Oliveira do Hospital
Seguinte Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

Dois detidos por furtos em Cantanhede ficam sob vigilância eletrónica

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede deteve, no dia 14 de abril, dois homens,…

Última Hora

Região: Dez pessoas detidas por furto de 180 quilos de castanhas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve este domingo, em flagrante delito, dez pessoas por furto de 180 quilos de castanhas, na localidade de Ranhados, no concelho de Mêda. Os detidos têm idades

Destaque

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de

Última Hora

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Região

Nelas criou “Espaço do Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim

O Município de Nelas, através do programa “Aproximar” criou o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

Informação

Estado vai apoiar reconstrução de habitações em situação ilegal em Arganil

Várias casas do concelho de Arganil, em situação ilegal, e que foram destruídas pelo incêndio de outubro de 2017, podem ser recuperadas com apoio do Estado.

Última Hora

SEF instaurou15 processos por emprego de mão-de-obra ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou na quarta-feira 15 processos de contraordenação por emprego de mão-de-obra ilegal e identificou 22 pessoas…

Informação

Hospitais de Coimbra confirmam primeiro caso de Covid-19

A direção do Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) confirmou, hoje, o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus.

Informação

Distrito: 80 acidentes, 1017 infrações e 8 detenções por excesso de álcool na última semana

Na semana de 28 de janeiro a 3 de fevereiro , o Comando Territorial de Coimbra  da GNR registou a ocorrência de 80 acidentes,  1017 infrações  e procedeu à detenção…

Informação

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Destaque

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Região

Região: Homem detido por cultivo de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem de manhã,…