Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens
6 Novembro, 2018 928 visualizações

Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital recebe, na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF).

Este evento, que se realiza pela primeira vez em Oliveira do Hospital, pretende debater a importância das “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela” e conta com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Nesta Reunião de Outono, promovida pela SPPF, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, estarão presentes vários especialistas que se debruçarão – entre outros temas – sobre a importância da “Ovelha Serra da Estrela no Ecossistema Beirão”; As “Pastagens na Proteção e Conservação do Solo e no Ordenamento do Território”; A “Agricultura de Precisão na Gestão das pastagens” e, ainda, o “Programa de Valorização Económica e Territorial dos Queijos DOP da Região Centro”.

 

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, o Município adianta que este evento pretende contribuir para  promover a difusão entre os participantes dos mais recentes avanços no domínio das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público.

 

 

 

“Hoje reconhecido cientificamente que as superfícies ocupadas por prados, pastagens permanentes e pastagens temporárias, para além da sua função associada à alimentação animal, constituem cada vez mais um importante contributo na mitigação das alterações climáticas, assumindo-se também como verdadeiras “zonas tampão” para a proteção dos aglomerados populacionais em meio rural, redução do risco de incêndios e barreira à progressão dos incêndios florestais”, lê-se na nota.

É neste contexto que Oliveira do Hospital – um município em que o incêndio de 15 de outubro de 2017 devastou 97 por cento da sua área florestal, provocando a morte a mais de cinco mil ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e deixando muitos animais privados da sua alimentação natural – recebe este importante evento de âmbito nacional.

Anterior Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019
Seguinte Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Sociedade

Relação confirma pena de 19 anos para homem acusado de matar a mulher

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de 19 anos de prisão aplicada ao homem que foi condenado, pelo Tribunal da Guarda, por ter matado a mulher num

Última Hora

APROLEP envia camião carregado de feno para Góis para ajudar animais

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) envia esta quinta-feira, para Góis, um carregamento de feno oferecido por um grupo de agricultores…

Destaque

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória  na casa do Eléctrico FC em Ponte de Soure por 75-79. Uma vitória suada e arrancada só no terceiro e quarto períodos. Com

Região

Militar da GNR de Pinhel morre na sequência de queda de cavalo

Um militar da GNR a prestar serviço no Posto Territorial de Pinhel morreu no seguimento de ferimentos resultantes de uma queda de cavalo ocorrida …

Informação

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região

Informação

Prejuízos na agricultura estão a ser contabilizados em Lamego

A Câmara de Lamego disse hoje que, em conjunto com representantes de proprietários e agricultores, está a desenvolver esforços para quantificar …

Informação

Seia: Ludoteca Municipal promove Torneio de Xadrez

Longe dos ecrãs do computador e dos smartphones, a Ludoteca Municipal de Seia promove, no próximo dia 18 de fevereiro, mais um Torneio de Xadrez.

Informação

Centro de Portugal ultrapassou os 7 milhões de dormidas de turistas em 2019

O ano passado foi o melhor ano de sempre para a atividade turística na região, adianta a Turismo Centro de Portugal em comunicado…

Destaque

Sinistralidade: 689 infrações, 15 detenções e 75 acidentes na última semana no distrito e Coimbra

A semana de 10 a 16 de dezembro ficou marcada por 689 infrações e a ocorrência de 75 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.

Última Hora

Desporto: Nogueirense sofreu goleada. Sub13 em Hóquei Patins do FCOH venceram por 71-0…

O jogo da 2ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra revelou-se penoso para a Associação Desportiva Nogueirense …

Última Hora

Duas pessoas afogadas numa barragem e num poço na região Centro

Dois homens morreram ontem afogados num poço e numa barragem, nos concelhos da Meda e de Abrantes.

Informação

“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

Percebeu no domingo que a semana que ia entrar era a última de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que nos últimos 47 anos foi costureira de profissão.