Oliveira do Hospital quer preservar património cultural imaterial e gastronómico concelhio
10 Outubro, 2019 410 visualizações

Oliveira do Hospital quer preservar património cultural imaterial e gastronómico concelhio

image_pdfimage_print

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal, no dia 7 de outubro, foram celebrados protocolos entre o Município de Oliveira do Hospital e diversas entidades para o desenvolvimento de dois novos projetos no concelho.

Um deles diz respeito ao “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital”, projeto lançado pela autarquia em maio, e que visa a criação de um espaço digital destinado a salvaguardar o erário civilizacional do concelho.

Segundo a autarquia, o objetivo é garantir a preservação da identidade do povo desta região através da recolha e identificação do material já existente bem como da compilação daquele que ainda permanece na memória da população mais idosa, espalhada pelas aldeias e que é guardiã de um conjunto de saberes de experiência feitos que constituem um manancial de ilustração e de arte vivas do passado recente.

Assim, será feito um levantamento do património cultural imaterial, nas suas várias vertentes, o que permitirá quantificar o espólio cultural e planificar o seu registo. Numa segunda fase, será feita a recolha através de registo em suportes como vídeo e fotografia, que darão origem aos conteúdos multimédia a disponibilizar numa base digital – o “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial” que ficará acessível a todos em qualquer parte do mundo.

Na sessão que teve lugar no salão nobre dos Paços do Município, procedeu-se também à assinatura da “Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do Concelho de Oliveira do Hospital” que tem como objetivo, em colaboração de várias entidades, a recolha sistemática do receituário intemporal do concelho com vista à elaboração do primeiro livro de gastronomia deste território.

Com a assinatura da Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do concelho de Oliveira do Hospital fica dado um enorme passo para preservar este património identitário dado que a recolha do receituário concelhio dá a garantia da sua perpetuação e renovação, assegurando também que este conhecimento chegará às gerações vindouras. Refira-se que concelho de Oliveira do Hospital é detentor de um “saber fazer” rico e diversificado e de ingredientes endógenos de grande qualidade que é importante proteger e divulgar como é intenção da autarquia.

A vereadora da Cultura, Graça Silva, assinala a importância que estes dois novos projetos assumem na proteção e preservação do património cultural imaterial e gastronómico do concelho de Oliveira do Hospital disponibilizando-o às futuras gerações.

A sessão culminou com a degustação de produtos locais de qualidade com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Anterior Incêndio destrói casa devoluta na cidade de Oliveira do Hospital (com vídeo)
Seguinte Filme promocional do Centro de Portugal vence prémio do público do Festival ART&TUR

Notícias Relacionadas

Última Hora

ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país

Está a decorrer em todo o território nacional uma operação de fiscalização da  Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

Última Hora

Proteção Civil emite aviso às populações por perigo de incêndio rural

Face à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê altas temperaturas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o

Última Hora

CIM Coimbra aprova orçamento de 11 milhões de euros para 2020

O Plano e Orçamento para 2020 da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no valor de 11.120.350,00 euros, foi aprovado por maioria durante a reunião da Assembleia Intermunicipal, que

Última Hora

Ministra da Saúde na 1ª Pedcare Summit

O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP, CHUC) em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Centro (SRCentro) e a…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Telefonema de Marcelo a Cristina Ferreira não é nada do outro mundo”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas pessoas, em particular no “exagero” em torno do telefonema…

Informação

Oliveira do Hospital abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e de bolsas de estudo por mérito excecional.

Última Hora

Município oliveirense alerta proprietários de terrenos para remoção de árvores e materiais queimados nos incêndios

Em resultado do grande incêndio que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital no dia 15 de outubro de 2017, o Município alerta para o elevado número de árvores

Região

A Rádio Boa Nova foi “um sonho desejado que se transformou numa agradável realidade”

Na contagem decrescente para a comemoração do 31º aniversário da Rádio Boa Nova, que se assinala domingo, dia 19 de março, António Borges de Carvalho,…

Região

Região: Apreendidos  805 quilos de longueirão por não possuíam medidas regulamentares

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no passado dia 26 de junho, na localidade de Estarreja, 805 quilos de longueirão-direito (Ensis síliqua).

Última Hora

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Região

Calor coloca nove distritos em alerta laranja

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o

Última Hora

Idosa desaparecida em Folgosinho foi encontrada numa “mata a cerca de um quilómetro da sua residência”

Militares da GNR, do Destacamento Territorial de Gouveia, informaram hoje que “encontraram ontem, dia 28 setembro, uma idosa de 84 anos,…