Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade
16 Junho, 2017 2022 visualizações

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

…  de 17 a 23 de junho, com o objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital e da região.

PROGRAMA DIA MUNICIPAL IGUALDADEInstituído no âmbito das ações promovidas através do Projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” (iniciado em 2011), o Dia Municipal para a Igualdade tem vindo a ser celebrado, anualmente, com atividades que desafiam a população do concelho a envolver-se ativamente no sentido da prossecução das políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

O programa, que tem o seu ponto alto no Dia Municipal para a Igualdade, inicia na noite de sábado, 18 de junho, com mensagens de sensibilização e fotografias pela Igualdade durante a realização das Marchas Populares, no Parque no Mandanelho. O dia seguinte será preenchido com a iniciativa “24H pela Igualdade” através da difusão de várias mensagens na Rádio Boa Nova e outros espaços de sensibilização em diferentes eventos, de que é exemplo o Torneio Inter-Freguesias.

Os dias 19 e 20 de junho são particularmente dedicados ao público infantil do pré-escolar e 1.º CEB e na manhã de segunda-feira (19 de junho), a Casa da Cultura César Oliveira recebe o teatro infantil “Mariana num Mundo Igual”, um projeto pedagógico de promoção da igualdade de género e oportunidades da atriz Mariana Monteiro. Já através da iniciativa “A brincar pela Igualdade” serão dinamizadas, nestes dois dias, atividades desportivas e de sensibilização lúdico-pedagógicas para os mais novos, no Centro Escolar de Nogueira do Cravo e no Pavilhão Municipal/Parque do Mandanelho.

O dia do solstício de verão foi a data escolhida para o Dia Municipal para a Igualdade em Oliveira do Hospital, pautado pelo lema igualitário “o sol quando nasce é para tod@s”. As comemorações têm o seu ponto alto neste dia, 21 de junho, durante o qual a “Carrinha da Igualdade” do Roteiro  Cidadania em Portugal, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vai estacionar na cidade de Oliveira do Hospital a partir das 10H00.

À tarde, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, serão apresentadas as linhas fortes do Plano Municipal para a Igualdade 2017/2020, que resultou de um processo participativo com avaliação, auscultação e recolha de contributos da comunidade, momento antecedido por um mini concerto para olhos vendados contra a violência de género – “Fechar os olhos à violência”. Seguir-se-á uma tertúlia da igualdade com a presença de Raquel Gonçalves, técnica do Roteiro Cidadania em Portugal e uma performance de dança. O Dia Municipal para a Igualdade terminará com uma caminhada pela Igualdade, momento de sensibilização de rua, a partir das 21H00 no Largo Ribeiro do Amaral, inserida no programa mOHve-te verão 2017.

O vasto programa comemorativo culmina com a mesa redonda “Igualdade, desigualdades e oportunidades de mudança” que terá emissão na Rádio Boa Nova às 12H00 de sexta-feira, 23 de junho. A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”. Para além da criação do Dia Municipal para a Igualdade e da figura de Conselheira Municipal para a Igualdade foi disponibilizada uma linha de apoio jurídico e apoio social para as vítimas de violência doméstica (238 605 260), entre outras iniciativas, colocando a Igualdade de Género no centro da agenda pública do concelho e região.

Anterior Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos
Seguinte "Escola e o Meio" transmite último programa do ano letivo

Notícias Relacionadas

Educação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Educação

ADEPTOLIVA aprova Gestão e Contas Positivas de 2018 por unanimidade e com voto de louvor

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o Presidente da Direção, Daniel Dinis Costa, prestou várias informações…

Última Hora

V Gala do Desporto distinguiu os agentes que “contribuem para o prestígio da atividade”

O Município de Oliveira do Hospital realizou, na passada sexta-feira, a quinta edição da “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes desportivos que mais se destacaram na última época desportiva, 2017/2018.

Última Hora

Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Acidente em Miranda do Corvo causa um morto e três feridos ligeiros. Segundo fonte dos bombeiros locais, as vitimas são jovens que vieram da Madeira para assistir ao Rally de

Última Hora

EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação

Informação

Município de Seia confirma dois casos de COVID-19 e declara estado de alerta

A Câmara Municipal confirmou, hoje, a existência de dois casos de infeção por Covid-19, e determinou a “Situação de Alerta de Âmbito Municipal”…

Última Hora

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Informação

Paulo Leitão e o repórter de imagem Sandro García da Centro TV, vencem prémio da ANMP

O jornalista Paulo Leitão e o repórter de imagem Sandro García ganharam a 1ª Menção Honrosa do prémio de Jornalismo e Poder Local na categoria de televisão, da Associação Nacional

Informação

PJ da Guarda deteve suspeito de abuso sexual de menor e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente indiciado “pela prática de vários crimes de abuso sexual de criança…

Última Hora

CIM Região de Coimbra tem centro de digitalização de grandes formatos

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra implementou recentemente um Centro Intermunicipal de Digitalização (CiD), em Coimbra, …

Sociedade

Cerca de 200 crianças vão recriar “Terço Humano” em Oliveira do Hospital

A Catequese de Oliveira do Hospital realiza, na próxima sexta-feira, 25 de maio, pelas 21h30, o “Terço Humano”. A iniciativa, que vai contar com o envolvimento de cerca de 200

Sociedade

Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 14 de maio, o Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital –