Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos
29 Setembro, 2017 2164 visualizações

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

image_pdfimage_print

 

Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Segundo informação divulgada em Diário da República a 17 de julho deste ano, estão inscritos no concelho 18 289 cidadãos nacionais, 43 cidadãos da União Europeia  e dois cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

Os números dão conta de uma redução do número de inscritos para votar na ordem de quatro por cento. Em quatro anos, há menos 714 oliveirenses em condições de o fazer.

eleiçõesA tendência de redução do número de inscritos é transversal a quase todo o território concelhio, com exceção da freguesia de Lourosa que mantém o número de eleitores (514) e da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços que aumentou o número de inscritos de 5064 em 2013 para 5199 em 2017.

Aldeia das Dez passou de 499 para 455 eleitores, Alvôco de Várzeas de 280 para 265 e Avô também conta com menos eleitores, passando de 490 para 469.

Na freguesia da Bobadela o número passou de 597 para 576, em Lagares da Beira de 1310 para 1251 e Meruge conta agora com menos de meio milhar de eleitores, passando de 515 para 476.

Nogueira do Cravo também desceu a fasquia dos dois mil eleitores, passando de 2075 para 1992. Em S.Gião, os inscritos deixaram de ser 492 para serem agora 423. Na freguesia de Seixo da Beira, os inscritos passaram de 1604 para 1500 e em Travanca de Lagos de 1082 para 1043.

Em Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, em 2013 estavam inscritos 1400, mas o número é agora de 1299. Lagos da Beira e Lajeosa também não escapou a tendência, passando de 1219 inscritos para 1118. Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira tem agora menos de mil eleitores, passando de 1090 para 993. E, em Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira os inscritos também são menos, passando de 817 para 761.

A diminuição do número de inscritos é uma tendência nacional. Portugal tem 9.396.680 eleitores inscritos que podem votar nas próximas eleições autárquicas. Há quatros anos estavam registados 9.501.103 eleitores.

Nas últimas eleições autárquicas, dos 19048 eleitores inscritos no concelho, votaram 12579, verificando-se uma abstenção de 34 por cento (não votaram 6469).

Anterior Inspetora da PJ conhece hoje sentença do Tribunal de Coimbra
Seguinte Oliveira do Hospital: Candidaturas para atribuição de bolsas no ensino superior decorrem até 30 de outubro

Notícias Relacionadas

Informação

PJ desmantelou associação criminosa de tráfico de pessoas para  exploração laboral

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a intervenção direta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, numa ação conjunta com a Guarda Civil espanhola, …

Cultura

Maria Teresa Palmeira, ouvinte da RBN, lança livro em Sines

Maria Teresa Palmeira, habitual ouvinte da Rádio Boa Nova, em particular do programa Memórias realizado ao domingo por Natália Novais, prepara-se para lançar o livro “Alentejo Meu Poema”.

Região

Limpeza de terrenos tem de estar concluída até 15 de março

Todos os proprietários de terrenos localizados em espaços rurais têm até 15 de março para limpar o mato e podar árvores junto a casas isoladas, aldeias e estradas,… 

Informação

‘À Volta do Fado’ com Vitorino no adro da Capela dos Ferreiros

‘Coimbra com Vitorino’ é o próximo espetáculo do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 22 de setembro, sábado, pelas 21h30, no Adro da Capela dos Ferreiros, em

Informação

Carregal do Sal: Colisão entre quatro carros faz cinco feridos

Uma colisão envolvendo quatro viaturas, em Carregal do Sal, causou ferimentos ligeiros em cinco pessoas.

Destaque

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Última Hora

Lucinda Maria entrou na “máquina do tempo” e apresentou “Terra do Meu Coração”

É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo”

Informação

Paróquia de Oliveira do Hospital recusa pagamentos à GNR por serviços em procissões

A paróquia de Oliveira do Hospital recusa o pagamento de serviços à GNR pela organização de procissões, não acatando o “entendimento diferente” desta instituição, disse hoje o padre António Loureiro.

Destaque

Mau tempo provocou quedas de árvores e deslizamentos de terras no concelho de Oliveira do Hospital

O mau tempo que se tem feito sentir desde a tarde de ontem, devido à depressão Elsa que está a afetar o Norte e Centro…

Cultura

Exposição “O Futuro É Amanhã” na Biblioteca Municipal de Nelas

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, acolhe a Exposição Itinerante “O Futuro é Amanhã!” da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Última Hora

“Fico feliz porque Oliveira do Hospital não se esquece de um filho adotivo”

Hoje, a partir das 19h00, a Rádio Boa Nova repõe a entrevista a António Sala, realizada em dia de aniversário desta estação. A conhecida voz da rádio foi o convidado

Última Hora

Aveiro: Duas mulheres identificadas por transporte ilegal de pescada e amêijoas

A GNR apreendeu 41 quilos de pescada branca e 114 quilos de amêijoa branca, esta terça e quarta-feira, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.