Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos
29 Setembro, 2017 2229 visualizações

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

image_pdfimage_print

 

Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Segundo informação divulgada em Diário da República a 17 de julho deste ano, estão inscritos no concelho 18 289 cidadãos nacionais, 43 cidadãos da União Europeia  e dois cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.

Os números dão conta de uma redução do número de inscritos para votar na ordem de quatro por cento. Em quatro anos, há menos 714 oliveirenses em condições de o fazer.

eleiçõesA tendência de redução do número de inscritos é transversal a quase todo o território concelhio, com exceção da freguesia de Lourosa que mantém o número de eleitores (514) e da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços que aumentou o número de inscritos de 5064 em 2013 para 5199 em 2017.

Aldeia das Dez passou de 499 para 455 eleitores, Alvôco de Várzeas de 280 para 265 e Avô também conta com menos eleitores, passando de 490 para 469.

Na freguesia da Bobadela o número passou de 597 para 576, em Lagares da Beira de 1310 para 1251 e Meruge conta agora com menos de meio milhar de eleitores, passando de 515 para 476.

Nogueira do Cravo também desceu a fasquia dos dois mil eleitores, passando de 2075 para 1992. Em S.Gião, os inscritos deixaram de ser 492 para serem agora 423. Na freguesia de Seixo da Beira, os inscritos passaram de 1604 para 1500 e em Travanca de Lagos de 1082 para 1043.

Em Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, em 2013 estavam inscritos 1400, mas o número é agora de 1299. Lagos da Beira e Lajeosa também não escapou a tendência, passando de 1219 inscritos para 1118. Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira tem agora menos de mil eleitores, passando de 1090 para 993. E, em Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira os inscritos também são menos, passando de 817 para 761.

A diminuição do número de inscritos é uma tendência nacional. Portugal tem 9.396.680 eleitores inscritos que podem votar nas próximas eleições autárquicas. Há quatros anos estavam registados 9.501.103 eleitores.

Nas últimas eleições autárquicas, dos 19048 eleitores inscritos no concelho, votaram 12579, verificando-se uma abstenção de 34 por cento (não votaram 6469).

Anterior Inspetora da PJ conhece hoje sentença do Tribunal de Coimbra
Seguinte Oliveira do Hospital: Candidaturas para atribuição de bolsas no ensino superior decorrem até 30 de outubro

Notícias Relacionadas

Última Hora

Região: 19 pessoas hospitalizadas após intoxicação em lar de idosos

Dezanove pessoas foram hoje hospitalizadas devido a uma intoxicação alimentar num lar de idosos em Condeixa-a-Nova, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Última Hora

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Região

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Educação

Acompanhe aqui a conferência: “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” promovida pela Eptoliva

A Escola Profissional Eptoliva promove, a esta altura, uma das conferências do ciclo EPTO FUTUROS, intitulada “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”. 

Região

Viseu terá em 2018 sala de espetáculos para quatro mil pessoas

A cidade de Viseu deverá dispor, a partir de julho de 2018, de uma sala de espetáculos com capacidade para quatro mil pessoas, após a requalificação do pavilhão multiusos,…

Informação

Cerca de 90 concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio

Cerca de 90 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio e quase todo o restante território de Portugal continental em risco muito elevado

Região

Dois anos após o fogo: PCP entende que região está “mais pobre e mais abandonada”

O PCP, visitou as zonas afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro , com uma delegação com Ana Mesquita, Deputada do PCP na Assembleia da República …

Informação

Oliveira do Hospital é o terceiro município do distrito de Coimbra com melhor desempenho financeiro

Oliveira do Hospital é o terceiro município do distrito de Coimbra com melhor desempenho financeiro, revelou em novembro a Ordem dos…

Região

Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais,…

Cultura

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Última Hora

Casa de vítima de incêndio em Tondela assaltada durante funeral

A casa de uma das nove vítimas mortais do incêndio na Associação Cultural de Vila Noda Rainha, em Tondela, foi assaltada, no momento em que decorria o funeral do proprietário.

Última Hora

Município de Penacova recebe “Letras Prá Vida”

O Município de Penacova vai receber, em breve, o projeto “Letras Prá Vida”, destinado à população sénior do concelho.