Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)
26 Fevereiro, 2018 1417 visualizações

Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta feira, dia 23, uma proposta a requerer ao governo o alargamento do prazo para a limpeza florestal, até ao dia 15 de maio.

A proposta inicialmente apresentada pelo deputado do PSD, João Brito, foi acolhida por toda a Assembleia. Na sua redação final, a proposta deverá contar com um maior alargamento do prazo.

Para o deputado do PSD os prazos “são curtos”, com a agravante de “as coimas serem a duplicar”. Na proposta que entregou na mesa da Assembleia Municipal, João Brito solicita o alargamento do prazo até 15 de maio para os particulares e que as Câmaras Municipais tenham até 30 de junho para se substituírem na limpeza dos terrenos.


Esta é uma proposta que, para o presidente da Câmara Municipal (PS), “faz sentido” e que vai de encontro a tomadas de posição já assumidas ao nível da Associação Nacional de Municípios Portuguesa e das Comunidades Intermunicipais, “achando que aplicação do diploma não é possível”. Para José Carlos Alexandrino “o prazo ainda deve ser mais dilatado”. Ainda que nesta fase o concelho de Oliveira do Hospital não seja de “risco”, já que 96 por cento da sua área florestal foi afetada pelo incêndio e não abunda a vegetação, o autarca observa que com o diploma o “governo quer deixar de ter responsabilidades” nesta matéria, querendo “passar as responsabilidades para as autarquias”.

Em reunião da Assembleia Municipal, Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, Carlos Maia, deu conta da preocupação das populações que “querem saber com que linhas é que se cosem, e não estão interessadas em ser penalizadas”.

Teresa Dias, vereadora responsável pela área florestal, deu conta daquela que é a sua interpretação da lei, notando que no caso concerto dos prazos, o limite de15 de março é dirigido aos edifícios isolados, sendo que a limpeza em aglomerados populacionais decorre até 30 de abril.

Anterior Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente
Seguinte FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

Notícias Relacionadas

Informação

Chuva forte e trovoada a Norte em dia cinzento por todo o país

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser forte e acompanhada de trovoada. No resto do país, o

Última Hora

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Informação

Procissão do “Senhor dos Passos” quer atrair gente de todo país a Ervedal da Beira

Ervedal da Beira, prepara-se para mais uma Solene Procissão do Senhor dos Passos, que vai ter lugar no próximo domingo, 18 de março, pelas 14h30. A iniciativa que “é única”

Informação

Emanuel e outros artistas solidários com vítimas na receção ao caloiro da ESTGOH

Emanuel é cabeça de cartaz da receção ao caloiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH)…

Região

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Última Hora

“LUTO” estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho

A Rede Artéria e o Município de Tábua anunciam a estreia de “LUTO”, uma criação original da Circolando, que vai ser apresentada nos dias 19, 20 e 21 de julho,

Informação

Ovinicultores queixam-se de excesso de burocracia e falta de valorização a grupo de trabalho do setor do leite

O excesso de burocracia e falta de valorização da fileira do leite dominaram as queixas dos ovinicultores que, hoje, contaram com …

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 2 de junho, o seu 73º aniversário.

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 72º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 3 de junho, o seu 72º aniversário.

Última Hora

Centro 2020 aprovou mais 200 projetos para empresas da região

Desde que foi lançado o Portugal 2020 a Região Centro já viu aprovados investimentos de quase dois mil milhões de euros. Às empresas chegaram 120,8 milhões.

Região

Município de Mangualde aprova orçamento de 26 milhões de euros

O presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, revelou esta quarta-feira que foi aprovado um orçamento de 26 milhões de euros para 2019, destinado a “obras estruturantes” no concelho, como

Informação

Drogas e armas apreendidas em bairro de Coimbra

Uma operação conjunta da PSP e da PJ, no bairro do Ingote, em Coimbra, culminou esta terça-feira com vários detidos e a apreensão de armas e doses elevadas de droga.