Oliveira do Hospital: Paróquia adquiriu terreno para futura Igreja que terá capacidade para “400 ou 500 pessoas sentadas”
13 Setembro, 2019 4923 visualizações

Oliveira do Hospital: Paróquia adquiriu terreno para futura Igreja que terá capacidade para “400 ou 500 pessoas sentadas”

image_pdfimage_print

A paróquia de Oliveira do Hospital adquiriu o terreno destinado à construção da nova Igreja. O terreno, com área de 1400 metros quadrados, …

… está localizado na parte de trás do Tribunal, em direção a Aldeia de Nogueira.

A informação foi avançada na Rádio Boa Nova, esta manhã, por António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital e Arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, no programa “Palavras de Esperança”, que tem repetição no domingo dia 15, às 10h00 e às 15h00. A informação também consta do último número do “aprisco” (folheto da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital) onde se lê “vamos avançar com o projeto da nova igreja” e é feito convite à participação da comunidade, no dia 28 de setembro, na celebração da Festa do Padroeiro, a Exaltação da Santa Cruz e a bênção do terreno destinado à nova Igreja.

Esta manhã, no programa “Palavras de Esperança”, o pároco oliveirense reportou para as iniciativas agendadas para o dia 28 de setembro, em que ocorre o início oficial da catequese, destacando também a bênção do terreno que “a paróquia conseguiu adquirir para a construção da nova Igreja”.

Sem adiantar o valor da aquisição, António Loureiro explicou que se trata de um lugar que “agora está limpo” e antes tinha “casas e árvores velhas”. Adiantou que “há já vários gabinetes de arquitetura a refletir e a trabalhar para que até ao fim do ano seja apresentada uma ideia para a futura Igreja, que será edificada com salões para reuniões e para suas atividades”.

A construção de uma nova Igreja é uma ideia falada desde “há muitos anos” mas “ainda não concretizada. “Agora damos um passo importante”, referiu António Loureiro.

A esta altura, o pároco oliveirense não tem previsão para o arranque das obras da futura igreja. “Vamos com calma, é preciso dar passos seguros”, afirmou, explicando que a ideia que chegou a ser pensada de construir a igreja junto à estátua de S. João Paulo II (em sítio próximo da Rádio Boa Nova), não vingou, por se entender que ficaria “afastada” do centro da cidade. Com o novo terreno, António Loureiro nota que a Igreja ficará “próxima da atual Igreja”, localizada em frente ao tribunal e contígua ao edifício da Câmara Municipal.

O desafio lançado aos gabinetes de arquitetura é de que a nova Igreja “tenha capacidade para 400 ou 500 pessoas sentadas”. Para que a ideia se concretize, António Loureiro apela à mobilização de todos. “Posso-lhe dizer que existe o dinheiro. O problema é que não sabemos ainda onde. Temos que nos envolver, para que consigamos juntar esse dinheiro e sejamos capazes de construir a nova igreja”, concluiu.

Anterior Região: Jovem de 17 anos detido por suspeita de crime de incêndio florestal
Seguinte FCOH recebe o Condeixa no próximo domingo

Notícias Relacionadas

Última Hora

Chuva está de regresso e as temperaturas descem até oito graus

A chuva regressa a partir de hoje e prevê-se também uma descida entre cinco e oito graus da temperatura máxima.

Informação

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Informação

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele

Informação

Hóquei Patins: FCOH goleou CRC “Os Águias”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), em hóquei patins, venceu ontem, em casa, por 9-3 frente ao Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.

Informação

‘Startup’ de Oliveira do Hospital reforça presença na Europa

A Enging, ‘startup’ especialista em manutenção preditiva está a estudar a entrada nos mercados da região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) no próximo ano preparando-se, assim, para ganhar rapidamente escala

Nacional

Onze distritos em alerta amarelo devido ao mau tempo

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada.

Última Hora

Intercâmbios são “aposta para continuar” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com vídeo)

A dinamização de Intercâmbios com escolas de outros países continua a ser uma aposta da direção do Agrupamento…

Última Hora

Dois homens ficaram feridos com gravidade em atropelamento na localidade de Parceiro

Dois homens, com idades na casa dos 50 anos, ficaram feridos com gravidade no sábado à noite quando tentavam rebocar uma carrinha, na localidade de Parceiro, freguesia de S. Gião,

Desporto

DESPORTO PARA O FIM DE SEMANA – OS DESTAQUES

No desporto para este fim de semana o destaque vai para o Hóquei em Patins e para o Nacional da 3ª Divisão – Zona B. Na jornada 5, o grande

Última Hora

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente. “Vamos

Região

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Região

Cantanhede: Apreendidos 40 mil cigarros por introdução irregular no consumo

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal da GNR  de Coimbra,  apreendeu no dia 3 de fevereiro, 40 mil cigarros por introdução irregular no consumo, em