Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019”
13 Novembro, 2019 609 visualizações

Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que visa galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

Neste ano – a cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios premiados terá lugar no dia 27 de novembro, em Coimbra –   Oliveira do Hospital receberá  a bandeira com palma, que se destina às autarquias que conquistaram este prémio por três ou mais anos consecutivos.

A atribuição desta distinção ao Município de Oliveira do Hospital,  resultou da avaliação feita pelo OAFR a todo um conjunto de políticas “familiarmente responsáveis” em 11 áreas de atuação, que a autarquia oliveirense tem vindo a implementar nos últimos anos.

Encontram-se neste caso – entre muitas outras medidas – o programa de incentivo à natalidade, já em vigor desde janeiro de 2013; a criação de um tarifário social na fatura da água, que discrimina positivamente as famílias numerosas; o apoio à aquisição de manuais escolares concedido a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico ou, por exemplo, a atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior.

Reconhecido a nível nacional como um município “amigo das famílias”, sublinhe-se que o Município de Oliveira do Hospital voltou a aprovar este ano, no âmbito das políticas familiarmente responsáveis, uma redução no IMI para as famílias com filhos.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, sublinha que este prémio representa o reconhecimento e a certificação de um conjunto de políticas municipais que o executivo camarário tem posto em prática com vista à resolução das necessidades e dos problemas concretos das pessoas

A distinção a nível nacional como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, também significa que as pessoas e as famílias são efetivamente a primeira prioridade em Oliveira do Hospital”, refere também o autarca, sem deixar de sublinhar que a implementação destas políticas de âmbito social só são possíveis graças à boa situação financeira da Câmara Municipal.

Anterior Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 15 de novembro
Seguinte ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

Notícias Relacionadas

Educação

Agrupamento de Escolas promove Feira de S. Martinho na EB da Cordinha

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza amanhã, dia 16 de novembro, a Feira de S. Martinho, na EB da Cordinha, em Ervedal da Beira.

Informação

11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 17 de janeiro, o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura,…

Região

Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior que abrange Oliveira do Hospital

Foi lançado, no passado dia 8 de janeiro, um concurso de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, para projetos de inovação

Região

Município de Arganil apoia comerciantes através da isenção de taxas

A Câmara Municipal de Arganil isentou do pagamento de um conjunto de taxas todos os comerciantes do concelho de Arganil, impedidos de exercer total ou parcialmente a sua atividade em

Sociedade

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Região

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei, este fim de semana em Alvôco das Várzeas

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei É já este sábado 10 de junho que Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, irá receber o 3.º Campeonato

Última Hora

Dois detidos em Cantanhede por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede detiveram dois homens de 27 e de 28 anos, por posse ilegal de produtos estupefacientes, em Cantanhede – Coimbra.

Última Hora

Oliveira do Hospital: 31 pessoas estão em isolamento. Duas testaram negativo e uma aguarda resultado laboratorial

No concelho de Oliveira do Hospital, 31 pessoas estão em isolamento. Três casos suspeitos realizaram testes de despistagem, dois deram negativo e um ainda aguarda resultado laboratorial.

Educação

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Informação

GNR de Leiria recebeu 24 denúncias em 2017 por descargas no domínio hídrico

O Comando Territorial de Leiria da GNR recebeu 24 denúncias em 2017 relacionadas com descargas no domínio hídrico na sua área de influência, das quais seis resultaram em processos-crime.

Última Hora

Homem suspeito de agredir companheira ficou com pulseira eletrónica

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas deteve, no dia 11 de fevereiro,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança concurso para o “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia, uma vez mais, os alunos do concelho de Oliveira do Hospital a elaborarem o “Postal de Natal Digital”, sendo que a proposta