Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade
6 Junho, 2019 3857 visualizações

Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

image_pdfimage_print

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital conta, já a partir do próximo dia 19 de junho, com o programa “Laços”, que pretende preparar casais e grávidas para o parto e parentalidade.

Enfermeira no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital há 12 anos, Carla Santos vê agora realizado um dos seus grandes objetivos profissionais. Com especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Carla Santos é a responsável pelo novo projeto, no qual coloca grandes expetativas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, a enfermeira adianta que o programa “Laços” pretende fazer com que “as grávidas se sintam bem, acolhidas e que percebam que há muitas pessoas a viverem o mesmo processo”, conquistando, por isso, “ganhos em saúde”.

“Sendo uma área em que tenho muito gosto, investi, e agora estou aqui para permitir que as grávidas tenham um cuidado diferenciado ao nível da saúde materna”, afirma.

O programa contempla duas modalidades: teórica e prática. Nas questões teóricas, os casais ficarão a conhecer mais acerca das áreas da amamentação, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, entre outras. Por sua vez, a parte prática aposta em “exercícios de vinculação entre o casal e o bebé”, como exercícios de relaxamento, respiração e de alívio de dor. “Vai ser algo dinâmico”, garante.

Segundo a promotora do projeto, as sessões realizam-se semanalmente e “todas as semanas os temas abordados vão ser diferentes para as grávidas terem acesso a vários temas”.

Para Miguel Cancela, Coordenador da UCSP de Oliveira do Hospital, este programa “é de extrema importância”, uma vez que pretende “servir cada vez mais e melhor a comunidade”. “Demonstra também, quer a nossa diferenciação ao nível dos cuidados, quer a nossa preocupação em não estar de costas voltadas para os utentes, mas também mostrar que trabalhamos em prol da comunidade e em prol de melhorarmos os índices de saúde cada vez mais”, refere à Rádio Boa Nova.

As sessões do programa “Laços” são gratuitas e dirigem-se a grávidas/ casais com idade gestacional igual ou superior a 28 semanas. Para tal, os interessados devem efetuar as inscrições por telefone (238 600 250), email (lacos.ohp@gmail.com) ou presencialmente no Centro de Saúde, com a enfermeira responsável, Carla Santos ou com médico/ enfermeiro de família.

Anterior Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital
Seguinte Projeto de execução do IP3 estará concluído no final de 2021

Notícias Relacionadas

Informação

Direção Regional de Cultura do Centro participa na Bienal Ibérica do Património Cultural

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) participa na Bienal Ibérica de Património Cultural – AR&PA. A iniciativa decorre de 13 a 15 de outubro, no centro histórico da

Informação

Praia Fluvial de Avô hasteou bandeiras “Praia Acessível” e “Praia da Rede de Aldeias do Xisto”

A Praia Fluvial de Avô, que após as intempéries causadas pelas enxurradas esteve interdita, reúne agora as condições necessárias e encontra-se apta a banhos.

Informação

“Os Anjos” estão hoje em Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Os Anjos” vão estar, esta manhã, em Oliveira do Hospital. A partir das 11h30, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado vão marcar presença no Jardim Oliveira Mano, …

Última Hora

Líder do PS Arganil nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Arganil, Fernando Vale foi nomeado assessor do secretário de Estado da Agricultura. Fernando Vale é engenheiro florestal e, à data da

Última Hora

Lucinda Maria apresenta “Um Ano… 365 poemas” e expõe “Pincelando Poesia…”

A oliveirense Lucinda Maria está a preparar o lançamento do novo livro de poesia “Um Ano … 365 Poemas”. A apresentação acontece no sábado, dia 15 de dezembro, pelas 15h30,

Informação

Câmara de Viseu removeu das ruas 90% dos carros abandonados

A Câmara de Viseu anunciou hoje ter removido mais de 90% dos carros abandonados que se encontravam nas ruas da cidade, no âmbito de uma operação lançada em abril.

Última Hora

“Pedalar para Plantar” com percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017

O Município de Góis está a promover a iniciativa “Pedalar para Plantar” que consiste num percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, entre os dias 10 e 17

Desporto

Nogueirense recebe o líder Gafanha para o Campeonato de Portugal. FCOH e Lagares da Beira jogam fora para os distritais…

A Associação desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 30, o Gafanha em jogo da jornada 8 do Campeonato de Portugal Prio, Série D.

Região

Estradas da serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela reabriram ao início da tarde, depois de terem sido encerradas durante a manhã…

Última Hora

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A Rede de Emergência de Comunicações do Estado (SIRESP) vai colocar 451 antenas satélite, a partir de março, nas áreas consideradas de risco de incêndio este ano, anunciou hoje o

Educação

Dramatizando com nova sessão na Casa da Cultura no dia 2 de junho

No próximo dia 2 de Junho, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe mais uma sessão do Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar, organizado pelo Município de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados