Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade
6 Junho, 2019 3906 visualizações

Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

image_pdfimage_print

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital conta, já a partir do próximo dia 19 de junho, com o programa “Laços”, que pretende preparar casais e grávidas para o parto e parentalidade.

Enfermeira no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital há 12 anos, Carla Santos vê agora realizado um dos seus grandes objetivos profissionais. Com especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Carla Santos é a responsável pelo novo projeto, no qual coloca grandes expetativas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, a enfermeira adianta que o programa “Laços” pretende fazer com que “as grávidas se sintam bem, acolhidas e que percebam que há muitas pessoas a viverem o mesmo processo”, conquistando, por isso, “ganhos em saúde”.

“Sendo uma área em que tenho muito gosto, investi, e agora estou aqui para permitir que as grávidas tenham um cuidado diferenciado ao nível da saúde materna”, afirma.

O programa contempla duas modalidades: teórica e prática. Nas questões teóricas, os casais ficarão a conhecer mais acerca das áreas da amamentação, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, entre outras. Por sua vez, a parte prática aposta em “exercícios de vinculação entre o casal e o bebé”, como exercícios de relaxamento, respiração e de alívio de dor. “Vai ser algo dinâmico”, garante.

Segundo a promotora do projeto, as sessões realizam-se semanalmente e “todas as semanas os temas abordados vão ser diferentes para as grávidas terem acesso a vários temas”.

Para Miguel Cancela, Coordenador da UCSP de Oliveira do Hospital, este programa “é de extrema importância”, uma vez que pretende “servir cada vez mais e melhor a comunidade”. “Demonstra também, quer a nossa diferenciação ao nível dos cuidados, quer a nossa preocupação em não estar de costas voltadas para os utentes, mas também mostrar que trabalhamos em prol da comunidade e em prol de melhorarmos os índices de saúde cada vez mais”, refere à Rádio Boa Nova.

As sessões do programa “Laços” são gratuitas e dirigem-se a grávidas/ casais com idade gestacional igual ou superior a 28 semanas. Para tal, os interessados devem efetuar as inscrições por telefone (238 600 250), email (lacos.ohp@gmail.com) ou presencialmente no Centro de Saúde, com a enfermeira responsável, Carla Santos ou com médico/ enfermeiro de família.

Anterior Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital
Seguinte Projeto de execução do IP3 estará concluído no final de 2021

Notícias Relacionadas

Última Hora

Prospeção de minerais, como lítio e outros, preocupam população de Seixo da Beira

A presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Margarida Claro, manifestou na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH), …

Informação

Feira da Primavera em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”,…

Região

Um militar da GNR morto a tiro e outro ferido. Suspeitos estão em fuga

Um militar da GNR foi hoje morto e outro ferido com gravidade em Aguiar da Beira, durante uma tentativa de assalto, disse à agência Lusa …

Última Hora

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Última Hora

Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

A sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Seia dá este ano destaque à marca de referência mundial que é a Playmobil.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 19 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Região

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Educação

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Informação

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Última Hora

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa

Informação

Despiste com dois feridos encarcerados condiciona trânsito na A1 em Coimbra

Um viatura ligeira de passageiros despistou-se, ao início da manhã desta quinta-feira, na A1, em Coimbra, ao quilómetro 182, no sentido Norte/Sul.  O acidente causou dois feridos.