Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios
4 Novembro, 2019 759 visualizações

Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

A Cruz Vermelha de Coimbra implementou um programa inovador para crianças afetadas por catástrofes em várias escolas da região Centro. O projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Depois do sucesso em várias escolas da região Centro, está a ser implementado em Oliveira do Hospital o projeto Fénix inserido na Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), com sede em Coimbra.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este programa pretende dar resposta no âmbito da saúde mental e psicossocial associada a catástrofes, em particular às pessoas e famílias atingidas pelos incêndios de 2017.

O Coordenador do programa Fénix da Delegação de Coimbra da CVP, Gonçalo Órfão explica que na prática o projeto Fénix promove competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras, e normaliza os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção.

Entre as principais ações dinamizadas a equipa destaca o apoio às Equipas de Saúde Mental Comunitária e a implementação de um programa de Resiliência para crianças em contexto escolar. Acrescenta que “temos particular atenção aos casos de crianças uma vez que em cenários de crise e catástrofe ficam particularmente em risco e dependentes do cuidado dos adultos”.

O projeto teve início no presente ano letivo 2019/2020 e envolveu até ao momento o Agrupamento de Escolas de Arganil e Oliveira do Hospital, mas até ao final do programa, em março de 2020, farão ainda parte os Agrupamentos de Escolas de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrogão.

Anterior Ricardo Teodósio e José Teixeira sagram-se Campeões Nacionais de Ralis 2019
Seguinte Seis distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Notícias Relacionadas

Informação

Ténis de Mesa: Equipa do CCPOH afastada da Taça de Portugal

A equipa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) foi  afastada da Taça de Portugal, depois de ter perdido, por 3-0, com o  Barros CTM (Lisboa).

Última Hora

“O concelho de Oliveira do Hospital não seria o mesmo sem a Rádio Boa Nova”

Ontem dia 19 de março, a Rádio Boa Nova comemorou o seu 31º aniversário com uma emissão especial e de porta aberta. Como no ano de 1986 Glen Miller marcou

Informação

Temperatura desce no fim de semana e pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê descida da temperatura para este fim de semana, com vento que pode ser forte e possibilidade de precipitação.

Informação

Nelas: Deram negativo os 87 testes covid-19 realizados a todos os utentes e funcionários do “Lar de São Miguel”

O Município de Nelas informou que os testes de Covid-19 realizados aos 45 utentes e 42 funcionários do Lar de S. Miguel do Centro Paroquial de Nelas,…

Região

Sinistralidade: 12 detenções, 374 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 4 a 10 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

Depois do empate frente ao Condeixa, o seu principal adversário, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua na luta para manter a liderança no Campeonato da Divisão de

Informação

Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

O “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura César Oliveira.

Vídeos

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Informação

Governo atribui 6,35 milhões a projetos de regadio, um deles em Oliveira do Hospital

O governo vai atribuir 6,35 milhões de euros a 59 projetos de regadio que abrangem uma área superior a 1 800 hectares e 32 concelhos do norte e centro, verba

Última Hora

Município de Penacova lançou iniciativa de Comemoração do Dia Mundial da Árvore em Casa

No dia da Árvore, 21 de março, o Município de Penacova lançou um desafio, apelando ao espírito criativo das crianças, jovens e pais que estão em casa. 

Educação

Oliveira do Hospital vive mais uma Semana Académica

Está por aí mais uma Semana Académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Hoje, às 00h00 acontece a “Serenata Monumental”. Até domingo, dia 22, …

Última Hora

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…