Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios
4 Novembro, 2019 719 visualizações

Oliveira do Hospital incluído no programa da Cruz Vermelha que apoia crianças afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

A Cruz Vermelha de Coimbra implementou um programa inovador para crianças afetadas por catástrofes em várias escolas da região Centro. O projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Depois do sucesso em várias escolas da região Centro, está a ser implementado em Oliveira do Hospital o projeto Fénix inserido na Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), com sede em Coimbra.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este programa pretende dar resposta no âmbito da saúde mental e psicossocial associada a catástrofes, em particular às pessoas e famílias atingidas pelos incêndios de 2017.

O Coordenador do programa Fénix da Delegação de Coimbra da CVP, Gonçalo Órfão explica que na prática o projeto Fénix promove competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras, e normaliza os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção.

Entre as principais ações dinamizadas a equipa destaca o apoio às Equipas de Saúde Mental Comunitária e a implementação de um programa de Resiliência para crianças em contexto escolar. Acrescenta que “temos particular atenção aos casos de crianças uma vez que em cenários de crise e catástrofe ficam particularmente em risco e dependentes do cuidado dos adultos”.

O projeto teve início no presente ano letivo 2019/2020 e envolveu até ao momento o Agrupamento de Escolas de Arganil e Oliveira do Hospital, mas até ao final do programa, em março de 2020, farão ainda parte os Agrupamentos de Escolas de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrogão.

Anterior Ricardo Teodósio e José Teixeira sagram-se Campeões Nacionais de Ralis 2019
Seguinte Seis distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Notícias Relacionadas

Nacional

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …

Última Hora

Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, no dia 14 de janeiro, deteve um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo por esticão,

Última Hora

Alvôco das Várzeas entre as Aldeias de Montanha que vão ter espaços de trabalho e de incubação de ideias

Alvôco das Várzeas está entre as três Aldeias de Montanha que vão disponibilizar, até setembro, espaços de trabalho e de incubação de ideias, que funcionarão “em comunhão com as comunidades locais”.

Última Hora

Vento forte e neve colocam vários distritos sob aviso amarelo

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Sociedade

Mulher levada pelo mar estaria a participar em ritual religioso

Uma mulher que foi arrastada, ontem, pelo mar na praia da Costa Nova, concelho de ílhavo, quando se encontrava no areal com dez pessoas. Outras três também foram arrastadas mas

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 21ª jornada da Série C do Campeonato Nacional fica marcada pelo regresso do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) aos empates.

Região

Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

O Município de Seia volta a organizar, na época festiva que se aproxima, o Mercadinho de Natal. O evento este ano vai ter lugar de 7 a 22 de dezembro,

Informação

Escolas de Oliveira do Hospital com oscilações no ranking

Das cinco escolas que integram o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, o ensino secundário registou uma ligeira descida no ranking divulgado no fim-de-semana. A nível do terceiro ciclo,

Informação

59  acidentes e 1112 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 01 a 07 de outubro, 59 acidentes e 1112 infrações no distrito de Coimbra, no âmbito de várias ações…

Região

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…

Sociedade

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira