Oliveira do Hospital entrega donativos de Conta Solidária e anuncia reforço de 26 mil Euros (com vídeo)
19 Novembro, 2019 1448 visualizações

Oliveira do Hospital entrega donativos de Conta Solidária e anuncia reforço de 26 mil Euros (com vídeo)

image_pdfimage_print

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital homologou, na última reunião, a atribuição de 68.332,02 Euros a 40 candidaturas…

…aprovadas no âmbito da Conta Solidária criada após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Recorde-se que a Conta Solidária atingiu o valor de 73.500 Euros e o Município oliveirense criou um regulamento e nomeou uma equipa de trabalho para apreciar as candidaturas àquele montante.

Na reunião do executivo, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, recordou que a medida foi aprovada em reunião de Câmara e Assembleia Municipal, como forma de conferir “transparência” à utilização do dinheiro que resultou da gigante onda de solidariedade que abraçou Oliveira do Hospital.

Chamou, por isso, à reunião, as responsáveis pela equipa, Ana Rodrigues, do gabinete de Ação Social, e Carla Figueiredo, do gabinete de apoio aos incêndios. “Houve sempre da minha parte muita tranquilidade”, referiu José Carlos Alexandrino, dando conta da confiança que deposita nas técnicas da autarquia. Assegurou que na tomada de decisões “nunca houve opções políticas, houve sobretudo opções técnicas homologadas pelo políticos”. “Deito-me na minha cama tranquila pela vossa competência”.

De acordo com Ana Rodrigues, das 43 candidaturas à Conta Solidária, 40 foram aceites, inserindo-se nas prioridades regulamentares, mas com valor de cerca de 104 mil Euros, o que correspondia a um défice de 31 mil Euros já que o valor da Conta Solidária é de 73.500 Euros. “Houve necessidade de avaliar necessidades, pelo que “a proposta de distribuição foi de 68,332,02 Euros para as despesas mais prioritárias”, explicou Ana Rodrigues, notando que feitas as contas restam na Conta Solidária cerca de cinco mil Euros que a técnica sugere que sejam distribuídos por 15 candidaturas relacionadas com os incêndios mas que não se inserem no regulamento. Segundo a técnica, para além das 43 candidaturas entradas até 28 de junho, entraram mais 10 candidaturas fora de prazo “que ainda não foram alvo de análise”.

Atendendo às necessidades que falta ainda suprir , o presidente do Município oliveirense sugeriu, não tendo ainda sido aprovado , o reforço de 26 mil Euros da Conta Solidária,  com dinheiro do orçamento municipal, para que se atinja o valor de 31 mil Euros.

Na apreciação à apresentação das contas relativas à Conta Solidária, o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, felicitou a Câmara Municipal, o executivo e os deputados por terem votado “este método de trabalho. “A Conta Solidária foi transparente e ninguém se pode queixar porque demos um exemplo para o resto das autarquias. Vocês fizeram um trabalho excelente”, afirmou, apreciando o trabalho realizado por Ana Rodrigues e Carla Figueiredo.

Também, Carlos Carvalheira, vereador do PS, deu os parabéns à “excelente equipa”. Defendeu que “a utilização dos dinheiros públicos deve ter uma transparência, e uma seriedade a toda a prova” e felicitou o presidente da Câmara “em não se precipitar, em dar à pressa os donativos”.

Na reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino mostrou-se grato por toda a generosidade e solidariedade para com os oliveirenses e disse ser intenção do município tornar pública a lista com os nomes a quem foram entregues os donativos.

Anterior Aveiro vai receber em 2020 o maior congresso de turismo do país
Seguinte Soure: GNR recupera cão que estava desaparecido há um ano através da leitura do chip

Notícias Relacionadas

Região

Aviário em Castro Daire ficou apenas com paredes após incêndio

O aviário de Mões, em Castro Daire, onde ocorreu um incêndio na noite de quarta-feira ficou “só com as paredes”, disse hoje…

Informação

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos”

Destaque

Paulo Figueira compreende saída de Conceição porque “o FCOH não lhe dá as condições que o Cesarense lhe dá”

O presidente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), Paulo Figueira, confirmou hoje à Rádio Boa Nova, que o clube que se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol

Informação

Gala das Confrarias Gastronómicas vai premiar quem mais se destacou na promoção dos territórios

No próximo dia 15 de dezembro, vai realizar-se a terceira edição da Gala da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), em Condeixa-a-Nova. Este evento, que acontece de três em três

Última Hora

Politécnicos planeiam abertura faseada de atividades presenciais

Os institutos politécnicos estão a preparar-se para um regresso faseado às atividades letivas e de investigação presenciais, na sequência do eventual levantamento das restrições…

Nacional

SMS preventivo de risco de incêndio chegou a cerca de 6 milhões de pessoas

A mensagem preventiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para o risco de incêndio rural, enviada ontem, dia 4 de setembro, através de SMS pelos operadores das

Informação

País: Reis de Espanha iniciam visita de Estado a Portugal

Os reis de Espanha iniciam, esta segunda-feira, no Porto uma visita de Estado de três dias a Portugal, que os levará também a Guimarães e a Lisboa, onde Filipe VI discursará

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Coimbra: Recluso condenado a 13 anos de prisão por ter matado companheiro de cela

O recluso acusado de ter matado o companheiro de cela na cadeia de Coimbra foi hoje condenado a 13 anos e seis meses de prisão efetiva pelo Tribunal daquela cidade.

Sociedade

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Vídeos

Pedro Vaz falou das alergias em mais um programa “Contributos para a Saúde” (com vídeo)

Esta manhã realizou-se mais um programa “Contributos para a Saúde. Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa” com o especialista Pedro Vaz.

Última Hora

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.