Oliveira do Hospital entrega donativos de Conta Solidária e anuncia reforço de 26 mil Euros (com vídeo)
19 Novembro, 2019 1436 visualizações

Oliveira do Hospital entrega donativos de Conta Solidária e anuncia reforço de 26 mil Euros (com vídeo)

image_pdfimage_print

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital homologou, na última reunião, a atribuição de 68.332,02 Euros a 40 candidaturas…

…aprovadas no âmbito da Conta Solidária criada após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Recorde-se que a Conta Solidária atingiu o valor de 73.500 Euros e o Município oliveirense criou um regulamento e nomeou uma equipa de trabalho para apreciar as candidaturas àquele montante.

Na reunião do executivo, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, recordou que a medida foi aprovada em reunião de Câmara e Assembleia Municipal, como forma de conferir “transparência” à utilização do dinheiro que resultou da gigante onda de solidariedade que abraçou Oliveira do Hospital.

Chamou, por isso, à reunião, as responsáveis pela equipa, Ana Rodrigues, do gabinete de Ação Social, e Carla Figueiredo, do gabinete de apoio aos incêndios. “Houve sempre da minha parte muita tranquilidade”, referiu José Carlos Alexandrino, dando conta da confiança que deposita nas técnicas da autarquia. Assegurou que na tomada de decisões “nunca houve opções políticas, houve sobretudo opções técnicas homologadas pelo políticos”. “Deito-me na minha cama tranquila pela vossa competência”.

De acordo com Ana Rodrigues, das 43 candidaturas à Conta Solidária, 40 foram aceites, inserindo-se nas prioridades regulamentares, mas com valor de cerca de 104 mil Euros, o que correspondia a um défice de 31 mil Euros já que o valor da Conta Solidária é de 73.500 Euros. “Houve necessidade de avaliar necessidades, pelo que “a proposta de distribuição foi de 68,332,02 Euros para as despesas mais prioritárias”, explicou Ana Rodrigues, notando que feitas as contas restam na Conta Solidária cerca de cinco mil Euros que a técnica sugere que sejam distribuídos por 15 candidaturas relacionadas com os incêndios mas que não se inserem no regulamento. Segundo a técnica, para além das 43 candidaturas entradas até 28 de junho, entraram mais 10 candidaturas fora de prazo “que ainda não foram alvo de análise”.

Atendendo às necessidades que falta ainda suprir , o presidente do Município oliveirense sugeriu, não tendo ainda sido aprovado , o reforço de 26 mil Euros da Conta Solidária,  com dinheiro do orçamento municipal, para que se atinja o valor de 31 mil Euros.

Na apreciação à apresentação das contas relativas à Conta Solidária, o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, felicitou a Câmara Municipal, o executivo e os deputados por terem votado “este método de trabalho. “A Conta Solidária foi transparente e ninguém se pode queixar porque demos um exemplo para o resto das autarquias. Vocês fizeram um trabalho excelente”, afirmou, apreciando o trabalho realizado por Ana Rodrigues e Carla Figueiredo.

Também, Carlos Carvalheira, vereador do PS, deu os parabéns à “excelente equipa”. Defendeu que “a utilização dos dinheiros públicos deve ter uma transparência, e uma seriedade a toda a prova” e felicitou o presidente da Câmara “em não se precipitar, em dar à pressa os donativos”.

Na reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino mostrou-se grato por toda a generosidade e solidariedade para com os oliveirenses e disse ser intenção do município tornar pública a lista com os nomes a quem foram entregues os donativos.

Anterior Aveiro vai receber em 2020 o maior congresso de turismo do país
Seguinte Soure: GNR recupera cão que estava desaparecido há um ano através da leitura do chip

Notícias Relacionadas

Última Hora

Assembleia Municipal marcada por intervenções e discussão política antes da ordem do dia

A sessão ordinária que decorre, esta tarde, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital está a ser marcada pelas intervenções e discussão política antes da ordem do dia. 

Última Hora

Risco de incêndio ameaça vários concelhos

Alcoutim, no distrito de Faro, está hoje em risco máximo de incêndio e 26 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da

Sociedade

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital palco de inúmeros debates

A Rádio Boa Nova está a acompanhar a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital que está a decorrer esta esta tarde na Câmara Municipal. Um dos temas que inicialmente foi

Informação

Lucro do próximo jogo do FCOH reverterá a favor das vítimas dos incêndios

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) irá defrontar a ACDS Vinha da Raínha no próximo domingo, 29 de outubro, pelas 15 horas, no Estádio Municipal da cidade

Última Hora

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à prospeção e pesquisa de minerais

O Município de Oliveira do Hospital já manifestou a sua oposição,junto da Direção Geral de Energia e Geologia, ao pedido de atribuição de direitos de prospeção …

Última Hora

Candidatos à Câmara defenderam propostas em debate. Lugar do PSD ficou vazio.

Realizou-se, ontem, em Oliveira do Hospital o debate no âmbito das eleições autárquicas em Oliveira do Hospital. Durante mais de duas horas, … … Luís Almeida (CDU), Nuno Aves (Coligação

Informação

Oliveira do Hospital: Subiu para 14 o número de infetados por Covid-19

O concelho de Oliveira do Hospital regista, até ao dia de hoje, 14 casos positivos de Covid-19, mais um do que ditava o último balanço feito pelo presidente do Município

Destaque

Atropelamento provocou a morte a mulher de 60 anos na EN17, em Oliveira do Hospital

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de atropelamento, na EN17, junto ao Lidl, em Oliveira do Hospital.

Informação

Região: PJ deteve dois suspeitos por crime de lenocínio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Lenocínio.

Informação

Góis conta com Balcão da Inclusão

A Câmara Municipal de Góis assinou, no passado dia 26 de novembro, um protocolo de colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, IP), do qual resultou  a

Sociedade

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Programas

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.