Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)
1 Julho, 2019 1112 visualizações

Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)

image_pdfimage_print

O balanço da 7ª edição do Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” que, este ano, decorreu no concelho de Oliveira do Hospital não poderia ser mais positivo.

A prová-lo está a capacidade de mobilização dos oliveirenses na “Luta Contra o cancro”.

O projeto do Núcleo Regional do Centro (NRC), da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) decorreu este ano, em Oliveira do Hospital, num trabalho de coordenação de Vera Durão da LPCC, e da comissão que foi criada no concelho liderada por Luísa Miranda, Isabel Casaleiro e Sónia Veloso. Juntaram-se ao projeto cerca de 400 oliveirenses, que dinamizaram 77 iniciativas e promoveram a educação para a prevenção da doença oncológica, a partilha de informação dobre os vários tipos de cancro, mas também a angariação de verba que, ontem, rondava os 35 mil Euros apurados.


Ontem, ao longo de todo o dia, realizou-se a Festa de Encerramento do projeto com um programa cultural diversificado, onde também se ouviu o hino do “Dou Mais Tempo à Vida”. O dia 30 de junho, foi de comemorar, num ambiente que Natália Amaral, Secretária Geral do NRC da LPCC considerou “fantástico”. “É prova de que a doença não tem que ser tristeza. Na doença também pode haver alegria”, considerou a responsável, que agradeceu todo o apoio que foi prestado para o sucesso do projeto.

 

A vestir a “camisola” do “Dou Mais Tempo à Vida”, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deu conta da sua satisfação pela “capacidade de mobilização” demonstrada pelo concelho. “Cada vez gosto mais de ser oliveirense e tenho mais orgulho do meu concelho”. José Carlos Alexandrino disse que tem tido conhecimento de casos de doença oncológica por intermédio de Luísa Miranda, coordenadora do Grupo de Voluntariado Comunitário da LPCC em Oliveira do Hospital e garantiu que a Câmara Municipal tem a “a porta sempre aberta para ajudar”.

A participar numa festa onde sobreviventes da doença deram o seu testemunho de superação, também o autarca deu o seu próprio exemplo, contando ter passado por um “carcinoma da próstata”. “Fui daqueles que tive sorte. Foi detetado precocemente e isso tem-me ajudado nesta luta. O meu coração hoje está com todas as famílias”, referiu José Carlos Alexandrino, lamentado que haja casos em que o problema já seja detetado “tarde”.

Anterior Praia fluvial de Alvoco das Várzeas é “Qualidade de Ouro” pelo segundo ano consecutivo
Seguinte Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

Notícias Relacionadas

Região

Raúl Alárcon vence Volta a Portugal 2018

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) é o grande vencedor da Volta a Portugal 2018. O espanhol concluiu em terceiro a décima e última etapa da competição, um contrarrelógio em Fafe, ficando

Cultura

Estudantes animaram a cidade em mais um cortejo académico

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital cumpriram esta tarde mais um Cortejo Académico. A animação e a muita cerveja…

Destaque

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Região

Sinistralidade: 10 detenções, 352 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de agosto a 2 setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Sociedade

Semana da Páscoa com muita chuva, nuvens e frio

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a semana que antecede a Páscoa começa com chuva. Para esta segunda-feira, está prevista precipitação …

Região

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Educação

Livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova , vai estar disponível para venda em diversos locais da cidade

Adquira já o seu livro nos nosso estúdios na Av. Calouste Gulbenkian em Oliveira do Hospital

Última Hora

Faleceu João Ataíde, deputado do PS e ex-presidente da Figueira da Foz e CIM Região Coimbra

Aos 61 anos de idade, faleceu esta madrugada João Ataíde, ex-autarca da Câmara Municipal da Figueira da Foz, anterior presidente da CIM Região de Coimbra e ex-secretário de Estado Ambiente

Informação

PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e em cumprimento de mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária competente, identificou e deteve um homem, a

Última Hora

Oliveira do Hospital acolheu XVI Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital recebeu, no passado sábado, o XVI Torneio Aberto de Ténis de Mesa  de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Derrocada cortou estrada em Arouca. Desconhece-se a existência de vítimas

Um deslizamento de terras em Arouca, na segunda-feira à noite, deixou a EN326 cortada ao trânsito e, dada a acumulação de material derrocado,…

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais