Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)
1 Julho, 2019 1211 visualizações

Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)

image_pdfimage_print

O balanço da 7ª edição do Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” que, este ano, decorreu no concelho de Oliveira do Hospital não poderia ser mais positivo.

A prová-lo está a capacidade de mobilização dos oliveirenses na “Luta Contra o cancro”.

O projeto do Núcleo Regional do Centro (NRC), da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) decorreu este ano, em Oliveira do Hospital, num trabalho de coordenação de Vera Durão da LPCC, e da comissão que foi criada no concelho liderada por Luísa Miranda, Isabel Casaleiro e Sónia Veloso. Juntaram-se ao projeto cerca de 400 oliveirenses, que dinamizaram 77 iniciativas e promoveram a educação para a prevenção da doença oncológica, a partilha de informação dobre os vários tipos de cancro, mas também a angariação de verba que, ontem, rondava os 35 mil Euros apurados.


Ontem, ao longo de todo o dia, realizou-se a Festa de Encerramento do projeto com um programa cultural diversificado, onde também se ouviu o hino do “Dou Mais Tempo à Vida”. O dia 30 de junho, foi de comemorar, num ambiente que Natália Amaral, Secretária Geral do NRC da LPCC considerou “fantástico”. “É prova de que a doença não tem que ser tristeza. Na doença também pode haver alegria”, considerou a responsável, que agradeceu todo o apoio que foi prestado para o sucesso do projeto.

 

A vestir a “camisola” do “Dou Mais Tempo à Vida”, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deu conta da sua satisfação pela “capacidade de mobilização” demonstrada pelo concelho. “Cada vez gosto mais de ser oliveirense e tenho mais orgulho do meu concelho”. José Carlos Alexandrino disse que tem tido conhecimento de casos de doença oncológica por intermédio de Luísa Miranda, coordenadora do Grupo de Voluntariado Comunitário da LPCC em Oliveira do Hospital e garantiu que a Câmara Municipal tem a “a porta sempre aberta para ajudar”.

A participar numa festa onde sobreviventes da doença deram o seu testemunho de superação, também o autarca deu o seu próprio exemplo, contando ter passado por um “carcinoma da próstata”. “Fui daqueles que tive sorte. Foi detetado precocemente e isso tem-me ajudado nesta luta. O meu coração hoje está com todas as famílias”, referiu José Carlos Alexandrino, lamentado que haja casos em que o problema já seja detetado “tarde”.

Anterior Praia fluvial de Alvoco das Várzeas é “Qualidade de Ouro” pelo segundo ano consecutivo
Seguinte Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

Notícias Relacionadas

Desporto

Góis Moto Clube abriu temporada TT

As classificativas desenhadas pelo Góis Moto Clube para o arranque da temporada 2019 do Nacional TT foram o cenário para a 26ª edição do Raide de Góis,…

Última Hora

Município de Góis aposta em ações de sensibilização na prevenção de incêndios e limpeza da floresta

O Município de Góis tem em curso a limpeza de todos os espaços sob sua administração, inseridos em áreas de faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados populacionais bem como

Última Hora

Região: GNR deteve dois homens e uma mulher por vários furtos

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Mira, deteve, ontem dia 16 de fevereiro, dois homens e uma mulher, com idades entre os 17 e os 62

Última Hora

Curiosidades: Armindo Silva, de Pinheirinho, colheu tomate com 1,450 Kg

Armindo Silva, de Pinheirinho, na freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital colheu um tomate com o peso de 1, 450 Kg.

Cultura

Taíssa Poliakova apresenta recital de piano em Oliveira do Hospital

  Um recital de piano com Taíssa Poliakova é a nova aposta cultural do Município de Oliveira do Hospital e a Associação CulturXis.

Região

Nuno Melo arrancou em Coimbra rumo às europeias

Nuno Melo deslocou-se a Coimbra, a convite da concelhia do CDS, para falar sobre a Direita no contexto Europeu e foi recebido por mais de uma centena de pessoas na

Última Hora

Dois concelhos de Viseu e Guarda em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Tabuaço, no distrito de Viseu, e Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, apresentam hoje um risco máximo de incêndio,…

Informação

Quatro concelhos de Coimbra e Guarda em risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Coimbra e da Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Mais de 60 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos de nove distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Informação

Explosão em habitação faz três feridos em Castelo Branco

Dois adultos e um bebé de um ano foram assistidos depois de uma explosão que ocorreu numa habitação, ao final da manhã desta quarta-feira, em Castelo Branco.

Última Hora

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas

Quatro vítimas dos incêndios de outubro continuam internadas, entre elas, uma criança de 12 anos.