Oliveira do Hospital: Concurso para reconstrução de 52 casas ardidas deverá ser lançado em junho
15 Maio, 2018 1422 visualizações

Oliveira do Hospital: Concurso para reconstrução de 52 casas ardidas deverá ser lançado em junho

image_pdfimage_print

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) deverá lançar o concurso para reconstrução das primeiras 52 casas ardidas, no concelho de Oliveira do Hospital, na primeira semana de junho.

A informação foi avançada hoje à Rádio Boa Nova pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que te acompanhado o processo destinado à recuperação das habitações ardidas no concelho junto da CCDRC. “Os projetos de 52 casas estarão concluídos em maio e, na primeira semana de junho, será lançado o concurso e teremos obra ainda no mês de junho”, afirmou José Carlos Alexandrino no dia em que se assinalam sete meses após o grande incêndio, ocorrido no passado dia 15 de outubro de 2017.

O autarca lembra que concelho foi dos mais afetados no que respeita à destruição das primeiras habitações, a par do município de Tondela. “São processos mais complicados”, refere Alexandrino, lamentando que no caso de Oliveira do Hospital esteja atrasado “ligeiramente”, devido a procedimentos concursos que foram abertos pela CCDRC, numa primeira fase, e que “ficaram vazios”, por discordância com os valores inicialmente estimados para a realização das reconstruções (650 Euros o metro quadrado).

Às 52 habitações em fase de projeto, num trabalho que está a ser desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, deverão juntar-se mais 21 casas de primeira habitação, sinalizadas como de “difícil resolução” devido a “um conjunto de burocracias”, mas para as quais já foram encontradas soluções jurídicas. “Na sexta feira houve uma reunião com os lesados das primeiras habitações e foram encontradas soluções. De um universo de 22 habitações, só há um caso por resolver”, referiu José Carlos Alexandrino.

Depois de um primeiro levantamento junto das habitações ardidas, os técnicos da Faculdade de Arquitetura preparam-se para voltar ao concelho, para obter parecer final dos proprietários das habitações. “Isto está com alguma velocidade”, assegura o autarca.

O prazo para a reconstrução das primeiras 52 habitações, num valor estimado de 12 milhões de Euros, é de 31 de dezembro de 2018. “Será muito difícil esse limite. Mas, acredito que algumas delas estarão prontas até 31 de dezembro”, referiu.

À Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu ainda que, no que respeita a reconstruções até 25 mil Euros, já se encontram recuperadas cerca de meia centena de casas.

Anterior 14 detenções, 639 infrações e 56 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Páscoa foi muito positiva para o Turismo no Centro de Portugal

Notícias Relacionadas

Sociedade

Chuva forte e trovoada a Norte em dia cinzento por todo o país

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser forte e acompanhada de trovoada. No resto do país, o

Região

Guarda: Despiste de um motociclo provoca um morto e um ferido grave

O despiste de um motociclo na localidade de Corujeira, no concelho da Guarda, provocou um morto e um ferido grave.

Informação

Município de Arganil oferece presentes de Natal a crianças do concelho

Com a magia do Natal a fazer-se sentir pelos quatro cantos do concelho, a Câmara Municipal de Arganil fez chegar ao “sapatinho” dos mais novos centenas de fascinantes histórias de

Região

GNR captura evadido da prisão da Covilhã

A Guarda Nacional Republicana (GNR) capturou no Teixoso, concelho da Covilhã, um homem de 66 anos que se encontrava na situação de evadido do Estabelecimento Prisional da Covilhã, anunciou hoje

Última Hora

Miss Queen 2019: Rádio Boa Nova em reportagem no Museu do Azeite (com vídeo)

A Rádio Boa Nova esteve esta tarde, em reportagem  no Museu do Azeite, onde amanhã , dia 30, se vai realizar…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Desporto

Equipa de Ciclismo AMPQ Gomark termina época com bons resultados

A equipa de ciclismo da Associação de Melhoramentos da Póvoa das Quartas (AMPQ) Gomark termina época com 30 lugares no pódio.

Desporto

III Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 coloca mais de 150 participantes em competição

A 3ª edição do Torneio Inter-Freguesias  de Futebol 7 arranca esta quarta-feira, dia 14 de junho, às 20h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no estádio municipal de Oliveira do

Informação

Eptoradio na Boa Nova

Nesta sexta-feira, a partir das 14h00, o programa Eptoradio é dedicado aos Benefícios e Malefícios da Internet. Na primeira parte será dado destaque às principais notícias …

Informação

“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A Câmara Municipal revelou no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia.

Informação

 Roubo por explosão em máquinas multibanco em Condeixa e na Mealhada

Duas máquinas multibanco foram assaltadas por explosão na madrugada de hoje, em Condeixa-a-Nova (Coimbra) e na Mealhada, num espaço de uma hora, disse à Lusa fonte da GNR.

Região

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos