Oliveira do Hospital comemora  Feriado Municipal
1 Outubro, 2019 1639 visualizações

Oliveira do Hospital comemora  Feriado Municipal

image_pdfimage_print

No próximo dia 7 de outubro, o Município de Oliveira do Hospital comemora o seu Feriado Municipal com a realização da sessão solene comemorativa…

… durante a qual serão entregues os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

O dia inicia com uma arruada na cidade pela Filarmónica Sangianense sendo que a partir das 10h00 as comemorações tomarão lugar nos Paços do Município, concretamente no salão nobre onde terá lugar a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal. Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Um momento musical com a Estotuna D’espital (Tuna Masculina da ESTGOH), a assinatura de um protocolo entre a autarquia e o professor catedrático Luciano Fernandes Lourenço e a inauguração de uma pequena mostra do trabalho do pintor Agostinho Lourenço Duarte enriquecem a programação da manhã.

Este ano, serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal: Manuel Madeira Mendes, empresário com décadas dedicadas ao associativismo de S. Paio de Gramaços e elemento da Federação de Folclore Português; Francisco Marques de Oliveira (a título póstumo), antigo comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, fundou uma fábrica de motores elétricos e foi responsável pela eletrificação do concelho; Albano José Ribeiro de Almeida, coronel de infantaria reformado foi também professor no ensino primário e secundário, e vereador na Câmara Municipal oliveirense; José António Freire Falcão de Brito (a título póstumo), fundador da empresa Azeites do Cobral, Lda dedicou a sua vida à agricultura tendo tomado conta da casa agrícola da sua família na produção de azeite e vinho, foi presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, impulsionador e dirigente de várias instituições concelhias; e Armazéns Neves, empresa fundada por Francisco Luciano das Neves vai, atualmente, na sua terceira geração de proprietários (os seus netos) e é uma das referências comerciais da cidade mantendo-se em atividade há 75 anos no Largo Ribeiro do Amaral.

A tarde será preenchida, a partir das 16H no salão nobre da autarquia, com a assinatura do protocolo do “Guardianus – Museu Digital do Património Imaterial de Oliveira do Hospital”; assinatura da “Carta de Compromisso de Proteção do Património Gastronómico do Concelho de Oliveira do Hospital”; e a degustação de produtos locais de qualidade com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Integram o programa comemorativo do Feriado Municipal, a realização do III Encontro de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, no dia 5 de outubro às 15H (Jardim Oliveira Mano) e do espetáculo “Alzira, uma mulher do caraças – uma comédia portuguesa com certeza!” nesse mesmo dia às 21H no Clube Desportivo Vasco da Gama (Seixo da Beira).

Foto: Arquivo RBN 2018

Anterior Presidentes de Junta alertam para "urgência" do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos
Seguinte Mulher retirou bastão a polícia e agrediu três agentes em Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Despiste de camião provoca um morto

Um homem morreu hoje na sequência do despiste de um camião ocorrido no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Sociedade

Escavações arqueológicas na Bobadela

Teve ontem início, dia 26 de dezembro, o projeto de escavações arqueológicas nas Ruínas Romanas da Bobadela, no Município de Oliveira do Hospital.

Região

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Última Hora

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Informação

Região: ExpoAlva realiza-se nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho

A União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego (concelho de Penacova) realiza, de 7 a 10 de junho, mais uma edição …

Informação

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.

Última Hora

GNR vai fiscalizar explorações agrícolas para prevenir tráfico humano

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o país até ao final do ano para prevenir a criminalidade, em particular os furtos,…

Região

Clube Automóvel do Centro assinala 50 anos

O Clube Automóvel do Centro celebra no próximo dia 21 de outubro, a partir das 19h30, no Casino Figueira, 50 anos de “intensa atividade”.

Informação

Mundo: Terror está de volta à França. Novo ataque provocou 84 mortes e mais de 100 feridos

Um camião provocou pelo menos 84 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

Região

Arganil debateu o plano estratégico para a recuperação pós-incêndio

O Município de Arganil realizou, no 24 de fevereiro, uma reunião com diversas entidades do concelho no âmbito do Plano Estratégico para a recuperação pós-incêndio que está em preparação.

Região

Morreu António dos Santos, antigo bispo da Guarda

O bispo emérito da Guarda, António dos Santos, morreu na segunda-feira, aos 85 anos, no hospital daquela cidade.

Última Hora

COVID-19: Detidas 84 pessoas por crime de desobediência em Estado de Emergência

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública procederam à detenção de 84 pessoas por crime de desobediência, …