Oliveira do Hospital com orçamento de cerca de 32 milhões de Euros para 2020
31 Dezembro, 2019 231 visualizações

Oliveira do Hospital com orçamento de cerca de 32 milhões de Euros para 2020

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital aprovou, por maioria, na última Assembleia Municipal, realizada no passado dia 27 de dezembro, o orçamento para 2020 no valor de 31 718 318 Euros, com dois votos contra do CDS-PP e quatro abstenções do PSD.

O ponto número oito da Ordem do Dia da Sessão Ordinária da Assembleia, que previa a apreciação e a votação do Orçamento da Receita e da Despesa para o próximo ano, gerou alguma discussão entre deputados dos vários partidos.

Do lado do CDS-PP, Sérgio Minas, afirmou que o orçamento para 2020 “é definido e assente em linhas orientadoras que já vêm sendo seguidas desde anos anteriores”. “É um orçamento repetitivo, pouco evolutivo, com muitas rúbricas praticamente inalteradas”, disse, defendendo que “é um orçamento desenquadrado da realidade e, talvez, acima das reais possibilidades do executivo, com uma capacidade de realização que se prevê baixa”. Contudo, o deputado do CDS-PP assinalou “de bom grado” a “inclusão da execução do Campus Educativo que vai dar uma nova centralidade à cidade”. Na ocasião, Sérgio Minas referiu que “Oliveira do Hospital precisa de uma verdadeira força de oposição construtiva que se perdeu há anos”.

André Duarte (PS) defendeu que o orçamento “foi desenhado a régua e esquadro”, ou seja, “é algo possível”. “Senhor presidente, vale a pena ser ambicioso”, disse. Para o deputado do PS, o que mais impressiona é o lado da despesa. “Aí vemos os objetivos desta equipa, o esforço extraordinário de financiar as freguesias com 650 mil Euros, de alocar 900 mil Euros a instituições sem fins lucrativos e de suportar as escolas com mais de quatro milhões de Euros”, justificou.

Deputado do PSD, João Brito mostrou-se duvidoso na proposta do executivo, pois, na sua perspetiva “são despesas que não vão existir nem vão ser concretizadas”. “O PSD vê este orçamento como mais um que não traduz a realidade do nosso concelho. O PSD vê com bons olhos as obras inscritas, contudo é preciso concretizá-las”, afirmou.

Carlos Maia, presidente da concelhia do PS de Oliveira do Hospital, em resposta às intervenções da oposição, relembrou a tragédia que assolou o concelho em outubro de 2017. “Tivemos um grande revés no meio disto tudo porque podem ter a certeza: se não tivesse acontecido, hoje não estávamos seguramente a discutir aqui as obras que não estão feitas”, afirmou, defendendo que “os compromissos são para cumprir”.

Também em discordância com os deputados da oposição, Rui Monteiro (PS) referiu que “este orçamento reflete a opção clara na ambição, no desenvolvimento, no rigor e na preocupação social do Município que resulta há dez anos”. “Não comparem orçamentos. Comparem execução. Nunca ninguém executou tanto como este executivo”, concluiu.

Em resposta às intervenções neste oitavo ponto da ordem do dia (Bruno Amado, Sérgio Minas, Carlos Inácio, André Duarte, João Brito, Luciano Correia, Aníbal Correia, Carlos Maia, Tiago Martins e Rui Monteiro), José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, lamentou que “a oposição só tenha ideias de cópias de outros concelhos”.

“Eu sei que vocês sentem-se incomodados com o nosso sucesso e com a nossa maneira de governar”, disse, realçando que “hoje o concelho de Oliveira do Hospital é um concelho diferente”. “Hoje, Oliveira do Hospital tem uma identidade própria. Criámos uma estratégia porque faltava coragem nesta Câmara, rematou.

Anterior Operação Natal e Ano Novo da GNR: Dez mortos e 45 feridos graves
Seguinte Toda a equipa da Rádio Boa Nova, deseja-lhe um excelente ano de 2020

Notícias Relacionadas

Região

Região: Dois homens morreram devido a picada de abelhas ou vespas asiáticas. Dois casos em três dias

Um homem de 79 anos morreu, esta sexta-feira, depois de ter sido picado por um inseto no quintal da sua habitação em Oliveira do Bairro, Aveiro.

Região

GNR deteve dois homens por posse ilegal de armas em Fornos de Algodres

A GNR procedeu, ontem, à detenção de um homem de 47 anos de idade e outro de 50, em Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, por posse ilegal de armas.

Última Hora

ESTGOH recebe 11 novos alunos na 3ª fase do concurso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 11 novos alunos colocados na terceira fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Última Hora

Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Foram entregues mais três habitações que foram destruídas pelo grande incêndio de 2017, no concelho de Oliveira do Hospital. “Na região Centro, das cerca de 800 habitações incluídas no programa

Última Hora

Arganil promove o sucesso educativo através do projeto “Inspira.te – O teu sucesso determina o teu futuro”

No âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, o Município de Arganil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil, desenvolveu

Politica

“A nossa vitória dá-nos mais responsabilidade”

José Carlos Alexandrino conseguiu, ontem, um resultado nunca visto no concelho de Oliveira do Hospital. Na hora de festejar, o presidente eleito admitiu que…

Região

Extinto incêndio em fábrica de artigos religiosos perto de Fátima

Um incêndio que deflagrou hoje de manhã numa fábrica de artigos religiosos perto de Fátima foi extinto às 09h10 e não causou vítimas, disse à Lusa uma fonte do Comando

Região

Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Está marcada para amanhã, 11 de setembro, às 11h20, a assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da EN 342, entre Arganil e Côja. A sessão realiza-se no

Informação

Oliveira do Hospital acolhe sessão de esclarecimento sobre Programa de Apoio à Ação Cultural

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, amanhã, dia 22 de fevereiro, uma sessão informativa do Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Destaque

Rádio Boa Nova associa-se a grupo de rádios locais que boicotam ações de campanha eleitoral para as eleições europeias

A Cadeia de Informação Regional (CIR), que engloba 6 rádios locais dos distritos de Vila Real e Bragança (Rádio Ansiães [98,1 MHz Carrazeda de Ansiães],…

Última Hora

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido ao frio até às 12h00 de sábado, 12 de janeiro.

Sociedade

ADI entregou vales de compras e prémios do concurso de Montras de Natal em Oliveira do Hospital

Depois de terminada mais uma época natalícia, acompanhada pela campanha proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…