Oliveira do Hospital assinala Dia Municipal para a Igualdade com iniciativas na internet
19 Junho, 2020 307 visualizações

Oliveira do Hospital assinala Dia Municipal para a Igualdade com iniciativas na internet

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local Cidadania Responsável dedica, uma vez mais, o mês de junho à promoção da igualdade de género, através da realização de várias ações, …

… que têm como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública.

Este ano, no Dia Municipal para a Igualdade – que em Oliveira do Hospital é comemorado a 21 de Junho desde 2011 –, a sociedade oliveirense é desafiada a assinalar este dia através do seguinte desafio: “Refletir, atuar, agir, pensar”.

Note-se que Oliveira do Hospital tem uma Conselheira Municipal para a Igualdade, que é uma referência cívica da sociedade oliveirense – a Professora Teresa Gouveia Serra.

Pese embora o facto de a pandemia ter obrigado a grandes mudanças e transformações na forma de comunicação entre as pessoas, o Município de Oliveira do Hospital não deixa, contudo, de lembrar aquele que constitui um dos principais pilares da ação política e social municipais – a promoção da igualdade de género e o combate a todas as formas de discriminação e violência.

Assim, através de várias iniciativas online, que vão desde os testemunhos à memória do trabalho realizado nesta área, Oliveira do Hospital procurará dar visibilidade a estas temáticas, numa ação que consagra uma década pela Igualdade, Cidadania e Não Discriminação.

Sublinhe-se que o Município de Oliveira do Hospital mantém, desde 2010, uma equipa constituída por colaboradores/as da autarquia e personalidades da sociedade civil, cujo trabalho nesta área permitiu já a implementação do II Plano Municipal para a Igualdade, numa ação concertada, participada e integrada de valorização da Igualdade enquanto valor essencial.

Neste âmbito e, nos últimos meses, procurou dotar o território concelhio de novas e melhores formas de trabalho, integrando o consórcio liderado pela ADIBER, para apresentação de uma candidatura, que visa a constituição de uma estrutura de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género.

Até ao final de Junho, a Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, terá também uma rubrica intitulada “Leituras na Rádio”, que este mês é dedicada, em forma de homenagem pública, à escritora e feminista Maria Velho da Costa, falecida recentemente.

Do programa constam iniciativas diárias – como por exemplo depoimentos do Presidente da Câmara Municipal, José Carlos alexandrino, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro –, que serão divulgadas nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital, nomeadamente na página do Projeto Igualdade Local, Cidadania Responsável.

Anterior Morreu o primeiro profissional de saúde com Covid-19 em Portugal
Seguinte Crioestaminal aposta em nova unidade de produção para desenvolvimento de medicamentos inovadores

Notícias Relacionadas

Informação

Fim de semana com descida de temperatura, chuva e trovoada

O fim de semana vai trazer chuva e uma descida da temperatura máxima. Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê…

Região

Fogo em Pampilhosa da Serra em fase de conclusão

Fogo em Pampilhosa da Serra em fase de conclusão A noite acabou por ajudar os bombeiros na resolução do fogo em Pampilhosa da Serra. Nesta altura (dom/11:00), e segundo a

Nacional

Temperaturas vão subir até aos 32 graus no domingo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e apesar de esta semana  ainda ser de céu nublado e chuviscos, no fim de semana o cenário muda

Última Hora

Hospital da FAAD retoma consultas e exames na próxima semana

Terminado o Estado de Emergência, em vigor até sábado, dia 2 de maio, o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, no concelho de Oliveira do Hospital, vai retomar as consultas

Última Hora

Cáritas Diocesana de Coimbra promove peditório de 12 a 15 de março

À semelhança de anos anteriores, a Cáritas Diocesana de Coimbra vai sair à rua para promover o Peditório Público Cáritas, que este ano se realiza de 12 a 15 de

Última Hora

País: Proteção Civil adianta que todos os incêndios “estão dominados”

Na primeira atualização desta quarta-feira sobre o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acaba de dar como controlados todos os 14 incêndios que estão nesta altura ativos

Cultura

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Última Hora

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram, hoje de manhã, encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Região

Arganil promove o sucesso educativo através do projeto “Inspira.te – O teu sucesso determina o teu futuro”

No âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, o Município de Arganil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil, desenvolveu

Cultura

Arganil promove “Noites de Verão” em agosto

A Câmara Municipal de Arganil aposta, uma vez mais, na promoção de programas culturais para dinamizar as “Noites de Verão”, …