Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”
11 Junho, 2018 2824 visualizações

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

image_pdfimage_print

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

O evento acontece no próximo dia 16 de junho, a partir das 21h00, no Parque do Mandanelho, com a participação de dez marchas concelhias e a presença da conhecida Marcha de Alfama.


Na sessão de apresentação decorrida hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município, adiantou que o certame vai contar com sete marchas seniores, três infantis e com a habitual marcha convidada, a marcha de Alfama.

A responsável garante que “o Parque do Mandanelho vai-se encher de cor, de alegria, de colorido e de um número elevadíssimo de marchantes”. “Eu diria mesmo que depois das marchas de Lisboa, estas serão, talvez, aquelas com mais movimento em termos de público, participantes e envolvência da comunidade concelhia”, afirmou, relembrando que “a iniciativa normalmente envolve mais de 800 participantes”.

Com “muita satisfação” é como Graça Silva observa a o trabalho feito pela “grande equipa e comissão”, que trabalha “sem receber nada em troca”. “Aqui não há prémios, não há competição, não há concurso. Há gosto em mostrar o trabalho que se vai realizando, chamando cada uma das instituições, apelando à colaboração, mostrando o que são capazes de fazer no âmbito desta temática”, referiu.

A abertura do evento com o desfile das marchas infantis, este ano com o Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, Obra D. Josefina da Fonseca e Fundação Aurélio Amaro Diniz, “é uma graciosidade” e um “momento muito gratificante”, defende a responsável.

Quanto aos participantes seniores, para além das habituais marchas do concelho (Arcial, Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, Eptoliva, Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, Rancho Folclórico de Lagares da Beira, freguesia de Meruge), destaque para marcha da Sociedade Recreativa e Progresso Seixense que tem, no sábado, a sua estreia. “Pela primeira vez, de norte a sul do concelho, temos marchas que representam as várias localidades”, disse Graça Silva, apreciando ainda a presença da Marcha de Alfama na noite de marchas em Oliveira do Hospital. “Há muitos anos que está connosco. É sempre aprazível e agradável termos uma marcha convidada e esta é, de facto, especial”.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, reconheceu o esforço coletivo patente na organização deste evento, que não contempla a atribuição de prémios para que as marchas se afirmem como “um fator de união do concelho e não um fator de desunião”. Para o autarca esta é também uma forma de os oliveirenses esquecerem a tragédia ocorrida em outubro. “São estes momentos coletivos que nos fazem esquecer os dias que nós vivemos. Precisamos de olhar para a frente e para o futuro”, afirmou.

As bandas filarmónicas do concelho, Avoense, Seixense, Fidelidade de Aldeia das Dez e Ervedalense, asseguram o acompanhamento musical.

Anterior Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão
Seguinte Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

Notícias Relacionadas

Última Hora

CIM Região de Coimbra recebe Prémio Nacional – Mobilidade em Bicicleta

A CIM Região de Coimbra foi distinguida, em Lisboa, com o Prémio Nacional – Mobilidade em Bicicleta, Entidade Pública, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB),

Última Hora

Governo assegura que área de eucalipto vai reduzir a nível nacional

O secretário de Estado das Florestas assegurou hoje, na Mealhada, que a área total de eucalipto no território nacional “é para diminuir e não para aumentar”.

Região

Estudantes observados em Castelo Branco já tiveram alta. Motorista ainda está internado

Os cinco feridos ligeiros que foram transportadas no domingo para o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, na sequência do despiste de um autocarro, que provocou um morto, já tiveram

Informação

AD Nogueirense apresentou-se com caras novas para a época 2016/17

Rui Vale técnico da AD Nogueirense tem como principal objectivo para esta época a manutenção. Depois, e como todos os treinadores costumam dizer “quer o melhor que se vai conseguindo

Região

Campeão do Mundo de Ralis regressa a Góis

A Equipa M-Sport, que representa oficialmente a Ford no Mundial de Ralis e na qual está integrado o actual Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Ogier, irá a testar o

Informação

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente

Última Hora

Município de Penacova inicia trabalhos nos açudes do Rio Alva

Recomeçaram as obras de intervenção no Rio Alva, nomeadamente nos açudes de Cardal, Lapa, Vimieiro, Vale das Chãs e Cornicovo, fruto do protocolo celebrado entre o Município de Penacova e

Educação

Aluno da Eptoliva representa Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Rodrigo Carvalho, aluno da “Eptoliva” vai representar Portugal, no próximo dia 22, em mais uma edição da MOSTRATEC – Mostra Internacional…

Região

Turismo no Centro de Portugal cresceu 12,4% em novembro

A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento  “muito acima da média nacional em novembro de 2019”, informa…

Última Hora

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Destaque

Carnaval volta a animar a freguesia de Nogueira do Cravo

É já a partir de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, que a freguesia de Nogueira do Cravo reedita a tradição Carnavalesca. Recuperado em 2010, depois de vários anos de interregno,…