Oliveira do Hospital adere a Semana Europeia da Mobilidade e comemora Dia Europeu Sem Carros
17 Setembro, 2019 887 visualizações

Oliveira do Hospital adere a Semana Europeia da Mobilidade e comemora Dia Europeu Sem Carros

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital aderiu, pela primeira vez, à Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, vai na 18ª edição. De 16 a 22 de setembro, o município sensibiliza…

… os oliveirenses para a adoção de bons hábitos para uma mobilidade sustentável.


O encerramento ao trânsito na via ascendente do Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, entre as 08h e as 17h00, no dia 22 de setembro constitui o principal momento da Semana da Mobilidade, que decorre desde segunda-feira, dia 16.

Filipa Coelho, Engenheira do Ambiente, do Gabinete do Ambiente e Energia do Município de Oliveira do Hospital, explicou esta manhã, na Rádio Boa Nova, que o encerramento da via acontece no Dia Europeu Sem Carros e é uma obrigação imposta aos municípios aderentes à Semana Europeia da Mobilidade. “É uma obrigação, mas vai alertar e despertar consciências”, afirmou a responsável, notando ainda que se trata de “um pequeno gesto para que as pessoas possam ver que há medidas que podem ser feitas” em prol do ambiente.

Para Filipa Coelho “é cada vez mais importante” sensibilizar para a importância da mobilidade sustentada. “A nossa cidade é pequenina e se calhar andamos mais rápido a pé do que se andarmos de carro para trás e para a frente”.

Com as várias ações, o município pretende mostrar às pessoas que andar a pé e de bicicleta permite reduzir as emissões de CO2 (Dióxido de Carbono), melhorar a qualidade do ar e, ao mesmo tempo fazer exercício físico.

Entre 16 e 22 de setembro, é possível a visualização de pequenos filmes à entrada do edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde também são disponibilizados folhetos informativos. Do programa fazem ainda parte caminhadas, passeios de bicicleta, atividades com crianças e uma exposição de veículos elétricos/híbridos (dia 21) no Largo Ribeiro do Amaral.

A Rádio Boa Nova é parceira da Semana Europeia da Mobilidade em Oliveira do Hospital, com a transmissão de spots que incentivam a bons hábitos para uma mobilidade mais sustentável , como o uso de transportes públicos, a partilha do carro com familiares , amigos ou vizinhos e andar de bicicleta e a pé em deslocações em que tal seja possível.

Anterior Detido homem de 31 anos suspeito de ter ateado fogo em Valpaços
Seguinte IPG premiado em concurso nacional de empreendedorismo

Notícias Relacionadas

Região

Região: GNR deteve falsos seguranças

A GNR deteve dois homens de 41 e 37 anos, em Aguiar da Beira, por alegado exercício e contratação de serviços ilegais de segurança privada.

Informação

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Cultura

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Informação

Incêndio em Seia mobiliza nove meios aéreos e mais de 100 bombeiros

Um incêndio que deflagrou esta tarde, em Fontão, Loriga –  Seia, está a ser combatido por mais de uma centena de bombeiros, auxiliados por 24 viaturas e nove meios aéreos.

Última Hora

Fernando Tavares Pereira é candidato à presidência do Sporting (com áudio)

O empresário Fernando Tavares Pereira, vai apresentar a sua candidatura ao Sporting Clube de Portugal, na próxima quarta feira em Coimbra, em local ainda por designar.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

GNR apreendeu 14 quilos de cannabis no concelho de Oliveira do Hospital

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Lousã apreendeu ontem, dia 10 de novembro, em Oliveira do Hospital, 14 quilos de cannabis.

Informação

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa

Sociedade

Homem foi atropelado mortalmente na Figueira da Foz

Um homem, com 63 anos, foi atropelado mortalmente pelo próprio carro, ontem ao final da tarde, na Rua das Rosas, na localidade de Buarcos, …

Educação

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, em assembleia geral,…

Região

Aveiro: Fogos mobilizam mais de 700 bombeiros e cortam A1, A25 e IC2

A situação dos fogos no distrito de Aveiro agravou durante a última madrugada.