Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura
27 Abril, 2017 1136 visualizações

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, hoje, a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos.

Esta fase regional, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, acontece na Biblioteca Municipal e na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 11h00.

Nesta fase regional participam os alunos do 3.º CEB e do Secundário que passaram à segunda fase do Concurso, e que frequentam as escolas concorrentes da CIM Região de Coimbra. Dessa forma, esta quinta-feira, mais de 140 alunos – 103 do 3.º CEB e 38 do Secundário – de 39 escolas dos dezanove municípios que compõem a CIM Região de Coimbra estam em Oliveira do Hospital, acompanhados por cerca de meia centena de professores, onde prestarão as provas escrita e oral. Desta segunda fase do concurso, após avaliação do júri irão sair os finalistas, um de cada ciclo de ensino, que irão disputar a final da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Este ano, a entidade promotora da fase regional do concurso é a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através da Biblioteca Municipal, com o apoio da CIM Região de Coimbra. São parceiros neste processo a Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com o apoio da RTP, da Centro TV, Rádio Boa Nova e jornal Folha do Centro.

Assemelhando-se ao formato da prova nacional, a fase regional assume uma forte componente de espetáculo, e dessa forma, após a realização das provas escritas, durante a manhã, a tarde abrirá com um momento de animação e a breve intervenção do presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino.

A tarde prosseguirá com a realização das provas orais dos alunos do Secundário e do 3.º CEB, intervaladas com momentos artísticos, de música e declamação, por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, numa sessão que será conduzida por Luzia do Rosário, da Biblioteca Municipal de Beja, contadora de histórias e que assegura a apresentação das fases regionais. Ao final da tarde serão conhecidos os vencedores e entregues os respetivos prémios e certificados de participação.

De referir que no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, a fase regional pretende promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir das obras literárias propostas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Graça Silva, vereadora da Educação e da Cultura do Município anfitrião desta fase regional do Concurso Nacional de Leitura, destaca que esta é a primeira vez que a iniciativa se realiza em Oliveira do Hospital, em que participam os alunos da CIM Região de Coimbra, entidade parceira, e que “é com muita satisfação que o Município de Oliveira do Hospital acolhe este momento onde se eleva a  participação dos alunos em torno de um nobre ato que é a leitura e o gosto de ler”. “Parabéns à DGLAB por manter esta e outras iniciativas que persistem e insistem em promover o hábito e o gosto da leitura”, acrescenta a responsável, sublinhando que também a Câmara Municipal tem a preocupação de promover hábitos de leitura através da implementação de vários projetos dirigidos a diferentes faixas etárias desde os mais novos aos seniores, dinamizados pelas Bibliotecas Públicas Municipais e outras iniciativas de que é exemplo, a Feira do Livro.

Anterior Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril
Seguinte Festival de Tunas Académicas em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

“Igualdade, desigualdades e formas de violência” em debate na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova promove, na próxima sexta-feira, o debate “Igualdade, desigualdades e formas de violência”, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala dia 21 de

Região

Cruz Vermelha de Coimbra apoia sem-abrigo com kits de produtos alimentares e de higiene

A delegação da Cruz Vermelha de Coimbra apelou à participação da comunidade na construção de um ‘kit’ com produtos alimentares e de higiene a distribuir pela população em situação de

Politica

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Última Hora

ADIBER acolhe 16 propostas de investimento na Beira Serra  

No âmbito do concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) em vigor na região da Beira Serra, a Adiber registou na, primeira fase,…

Última Hora

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Última Hora

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Neste fim-de-semana, o Campeonato Nacional está interrompido devido à realização de jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital regressa

Informação

Câmara de Carregal do Sal confirma primeiro caso de Covid-19 no concelho

A Câmara Municipal de Carregal do Sal anunciou na noite desta quarta-feira, 1 de abril, o primeiro caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus.

Última Hora

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse

Sociedade

Greve: Militares e polícias conduzem camiões no segundo dia de greve

Hoje cumpre-se o segundo dia de greve dos motoristas de matérias perigosas. Uma portaria publicada em Diário da República esclarece que a requisição civil…

Sociedade

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

País: Morreu o antigo ministro Álvaro Barreto

O ex-governante Álvaro Barreto morreu, esta segunda-feira, aos 84 anos.

Sociedade

Temperaturas a rondar os 40 graus no domingo

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a subirem 08 a 10 graus Celsius,…