Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura
27 Abril, 2017 1032 visualizações

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, hoje, a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos.

Esta fase regional, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, acontece na Biblioteca Municipal e na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 11h00.

Nesta fase regional participam os alunos do 3.º CEB e do Secundário que passaram à segunda fase do Concurso, e que frequentam as escolas concorrentes da CIM Região de Coimbra. Dessa forma, esta quinta-feira, mais de 140 alunos – 103 do 3.º CEB e 38 do Secundário – de 39 escolas dos dezanove municípios que compõem a CIM Região de Coimbra estam em Oliveira do Hospital, acompanhados por cerca de meia centena de professores, onde prestarão as provas escrita e oral. Desta segunda fase do concurso, após avaliação do júri irão sair os finalistas, um de cada ciclo de ensino, que irão disputar a final da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Este ano, a entidade promotora da fase regional do concurso é a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através da Biblioteca Municipal, com o apoio da CIM Região de Coimbra. São parceiros neste processo a Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com o apoio da RTP, da Centro TV, Rádio Boa Nova e jornal Folha do Centro.

Assemelhando-se ao formato da prova nacional, a fase regional assume uma forte componente de espetáculo, e dessa forma, após a realização das provas escritas, durante a manhã, a tarde abrirá com um momento de animação e a breve intervenção do presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino.

A tarde prosseguirá com a realização das provas orais dos alunos do Secundário e do 3.º CEB, intervaladas com momentos artísticos, de música e declamação, por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, numa sessão que será conduzida por Luzia do Rosário, da Biblioteca Municipal de Beja, contadora de histórias e que assegura a apresentação das fases regionais. Ao final da tarde serão conhecidos os vencedores e entregues os respetivos prémios e certificados de participação.

De referir que no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, a fase regional pretende promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir das obras literárias propostas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Graça Silva, vereadora da Educação e da Cultura do Município anfitrião desta fase regional do Concurso Nacional de Leitura, destaca que esta é a primeira vez que a iniciativa se realiza em Oliveira do Hospital, em que participam os alunos da CIM Região de Coimbra, entidade parceira, e que “é com muita satisfação que o Município de Oliveira do Hospital acolhe este momento onde se eleva a  participação dos alunos em torno de um nobre ato que é a leitura e o gosto de ler”. “Parabéns à DGLAB por manter esta e outras iniciativas que persistem e insistem em promover o hábito e o gosto da leitura”, acrescenta a responsável, sublinhando que também a Câmara Municipal tem a preocupação de promover hábitos de leitura através da implementação de vários projetos dirigidos a diferentes faixas etárias desde os mais novos aos seniores, dinamizados pelas Bibliotecas Públicas Municipais e outras iniciativas de que é exemplo, a Feira do Livro.

Anterior Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril
Seguinte Festival de Tunas Académicas em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 14 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Estamos em outubro e os termómetros vão chegar aos 37 graus

Três distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje e terça-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da

Informação

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas

Última Hora

Parlamento Europeu vota a favor da abolição da mudança de hora

O Parlamento Europeu pronunciou-se esta terça-feira, em Estrasburgo, a favor da proposta de fim da mudança de hora bianual, mas apenas em 2021,…

Informação

Semana “Tábua + Social” decorre de 1 a 4 de outubro

A Rede Social – Conselho Local de Tábua e o Município de Tábua promovem, a partir de hoje e até 4 de outubro de 2018, a semana “Tábua + Social”,

Última Hora

Colisão em Penela causou um morto e quatro feridos

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias, ao início da manhã de hoje no IC3, fez uma vítima mortal e quatro feridos, um deles em estado

Última Hora

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.

Última Hora

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Região

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Última Hora

Despiste de autocarro no centro de Viseu provoca três feridos

O despiste de um autocarro na manhã de hoje provocou três feridos, “possivelmente um em estado mais grave”, e causou danos em três viaturas que se encontravam …

Última Hora

Incêndio consome fábrica de molduras em Viseu

Esta manhã, pelas 9h10, um incêndio deflagrou numa fábrica de molduras em Carrgal do Sal, no Distrito de Viseu.