Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação
23 Outubro, 2019 564 visualizações

Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital recebe esta sexta-feira, 25 de outubro, o 6.º Colóquio DIAITA subordinado ao tema “Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos”.

O encontro realiza-se de 23 a 25 de outubro na Universidade de Coimbra e conta com mais de 70 comunicações de oradores nacionais e internacionais, sendo que o programa do último dia tem lugar em Oliveira do Hospital, concretamente na Bobadela.

Durante a manhã, as conferências acontecem no Museu do Azeite reunindo um painel de palestrantes internacionais, investigadores em universidades de Portugal, Brasil, Espanha e França. Antes, e após a sessão de boas vindas, será feita a apresentação da candidatura Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021.

O 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação, organizado também com a colaboração da CIM Região de Coimbra, contará com a presença do presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e irá culminar com um programa cultural, durante a tarde que inclui a visita ao Museu do Azeite e ao Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de Bobadela.

Esta iniciativa de caráter cultural e académico que vai já na sua sexta edição é promovida anualmente pela DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, projeto que tem como objetivo proceder a um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre uma temática fundamental de um património e identidade culturais comuns a portugueses e brasileiros: a história e a cultura da alimentação. Reúne uma equipa de especialistas de várias áreas disciplinares (História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Dietética, Gastronomia e Nutrição), da Antiguidade aos nossos dias, que se responsabiliza pela criação de conteúdos científicos necessários à criação de dois universos digitais inéditos, destinados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono: Museu e Biblioteca virtual DIAITA.

Trata-se de uma investigação em rede, pioneira no espaço lusófono, reunindo investigadores portugueses e brasileiros com vista a fazer uma história e um levantamento do património dos padrões alimentares identitários que vigoram na atualidade, tanto portuguesa como brasileira.

Anterior Dois adultos e duas crianças ficaram feridos em colisão rodoviária na Sertã
Seguinte Rita Fernandes Martins apresenta "Histórias do Fogo" em livro

Notícias Relacionadas

Última Hora

Volta a Portugal: “Etapa da Solidariedade” vai terminar em Oliveira do Hospital

O Diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, que marcou presença no almoço solidário realizado no passado domingo em Oliveira do Hospital, anunciou a “etapa de solidariedade” a concretizar-se no

Última Hora

Sociedade Recreativa Penalvense promove XVI Encontro de Tunas

A Sociedade Recreativa Penalvense promove, no próximo domingo, dia 24 de novembro, o XVI Encontro de Tunas, a ser realizado na sua sede em Penalva de Alva, no concelho de

Informação

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas da UNESCO

O Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Caldas da Rainha e Leiria como integrantes da rede mundial de Cidades Criativas.

Desporto

Ex-ciclista Cândido Barbosa participa na “Volta a Oliveira do Hospital”

O ex-ciclista português Cândido Barbosa, com uma carreira invejável e uma referência do ciclismo nacional, marca presença nesta “Volta a Oliveira do Hospital”, a acontecer no próximo dia 4 de

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

No âmbito das comemorações do 5º aniversário da Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira, vai decorrer, no dia 27 de maio, o 2º Encontro Distrital Escolinhas / Academias.

Informação

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Informação

Politécnico de Coimbra entrega Bolsas de Estudo por Mérito

O Politécnico de Coimbra (IPC) entrega aos seus alunos as Bolsas de Estudo por Mérito referentes ao ano letivo de 2012/2013, numa cerimónia …

Última Hora

A.D. Lagares da Beira joga último jogo do campeonato este domingo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira joga, este domingo, 19 de maio, o último jogo do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra.

Última Hora

Até às 16h00, votaram menos 120 mil pessoas do que em 2015

Cerca de 4,17 milhões de eleitores já tinham votado nas eleições legislativas até às 16h00 deste domingo. Trata-se 38,59% dos eleitores,…

Informação

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

Última Hora

Eptoliva mantém aposta na componente prática e ligação às empresas

Em dia de conferência sobre “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”, realizada ontem no Centro Cultural de Tábua, manteve-se firme o propósito da Eptoliva…

Região

OP Escolar Seia: Anunciados os projetos vencedores da 4ª edição

Tourais/Paranhos, Guilherme Correia de Carvalho, Secundária de Seia e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Seia são as escolas que irão beneficiar do Orçamento Participativo (OP) Escolar de Seia