“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda
Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs – Emigration Expo” na Holanda.
Naquela que é considerada a maior feira de emigração da Europa – com mais de 12.500 visitantes, destina-se a emigrantes e empreendedores, e a quem procura emprego ou pretende viver fora – foram divulgadas as iniciativas de acolhimento à comunidade estrangeira através deste projeto desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH).
De acordo com este promotor foi possível “informar holandeses e visitantes estrangeiros sobre o bem estar e qualidade de vida em Portugal” particularmente em Oliveira do Hospital cuja localização e paisagens fazem deste município “um local atrativo para onde emigrar”. Hans de Herder explica que o stand foi muito procurado ao longo dos dois dias e que “muitas pessoas estavam interessadas em Portugal”, pretendiam conhecer mais do nosso país, uns para ficar durante o inverno e outros para desenvolver atividades profissionais.
“As pessoas ficavam surpreendidas por saber que algumas centenas de famílias holandesas e belgas encontraram uma nova vida neste concelho e região e foi estimulante ouvir alguns dizer que estariam interessados em visitar a nossa região”, nota o empresário que sublinha, “é difícil calcular o investimento na feira comparando com os benefícios mas parece que junto de um grande número de pessoas foi possível colocá-las a olhar para Portugal de uma nova maneira aprendendo que há mais do que apenas o Algarve”. “Poderemos ter bastantes visitantes no verão para explorar um novo mundo”, acrescenta Hans de Herder, lamentando não haver mais representações oficiais portuguesas.
Oliveira do Hospital assume-se como um município amigo das várias comunidades e nesse âmbito criou o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, através do qual dinamiza o Fórum Participativo que integra as várias comunidades a residir no concelho de Oliveira do Hospital, e tem disponível um Gabinete de Apoio/Support Office que dá apoio e acompanhamento a residentes, funcionando no Gabinete de Apoio à Vereação. Trata-se de uma plataforma de acolhimento e apoio aos novos residentes, estrangeiros e nacionais, que fomenta o diálogo e ações em vários domínios. Enquanto projeto de boas práticas no contexto de acolhimento a novos residentes, foi formalizada a adesão ao programa governamental “Mentores para Migrantes” e tem sido reconhecido publicamente por diferentes organismos nacionais.
Neste momento, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, promovido pelo MOH é um dos cinco finalistas, a nível nacional, nomeado para o Prémio de Boas Práticas de Participação.
José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, e vereador do Turismo lembra que “com a participação das várias comunidades e com o empenho de vários empreendedores, o Friendly Municipality tem conseguido: ajudar pessoas no seu dia a dia; afirmar-se como iniciativa reconhecida de boas práticas, e projetar o nome de Oliveira do Hospital na Holanda”.
“Convidar visitantes para o nosso território e criar o ambiente para se tornarem novos residentes, têm feito deste projeto um caso de sucesso e uma plataforma reconhecida”, acrescenta, sublinhando que “também neste domínio, Oliveira do Hospital soube inovar com resultados positivos para a sua economia local e marketing territorial”.
Notícias Relacionadas
Seia realiza as “Festas do Concelho” entre 15 e 18 de agosto
É já amanhã, dia 15 de agosto, que têm início as “Festas do Concelho” de Seia, que decorrem até domingo, dia 18, com The Gitft, …
Portugal vai ser palco de exercício europeu de Proteção Civil
Portugal vai acolher o exercício europeu de proteção civil Cascade 19, o maior de sempre em território nacional, que se realiza entre 28 de maio e 1 de junho, com
“O Meio e a Gente” expõe a Beira Serra em Lisboa
O projeto de fotografia “O Meio e a Gente” de Tiago Cerveira,abre o ano de 2017 com uma nova exposição. Desta vez, o jovem fotógrafo, natural de Travanca de Lagos,
“Drive Test” para rastreio à Covid-19 arranca amanhã em Oliveira do Hospital
Em Oliveira do Hospital vai entrar em funcionamento amanhã, dia 21 de abril o serviço de rastreio “Drive Test” no recinto da feira mensal num parceria entre a Câmara Municipal…
Hóquei Patins: FCOH recebe CRC “Os Águias”
A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe este fim-de-semana, em casa, o Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.
Apresentador Fernando Mendes volta a apadrinhar Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital
O conhecido apresentador de televisão, Fernando Mendes, volta a “dar a cara” pela Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 11 e
Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio
As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …
Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira
A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) tem, junto com a população de Mangualde, registado a poluição da Ribeira da Lavandeira e de toda a zona
Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso
Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.
GNR começa hoje a intensificar fiscalização de controlo de velocidade
A GNR vai intensificar, a partir de hoje e até dia 19, as ações de sensibilização e de fiscalização rodoviária de controlo da velocidade, durante a Operação Viajar Sem Pressa.
Provedora apela aos feridos para entregarem pedidos de indemnização
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje às pessoas que ficaram gravemente feridas nos incêndios florestais do ano passado para entregarem os requerimentos para poderem ser indemnizadas. O
Portugal com mais sete mortes e 421 infetados por Covid-19
Nas últimas 24 horas, morreram em Portugal mais sete pessoas devido à Covid-19, o que faz aumentar o total de óbitos desde o início da pandemia para 1.492.








































