“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda
15 Março, 2016 931 visualizações

“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

image_pdfimage_print

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs – Emigration Expo” na Holanda.

Naquela que é considerada a maior feira de emigração da Europa – com mais de 12.500 visitantes, destina-se a emigrantes e empreendedores, e a quem procura emprego ou pretende viver fora – foram divulgadas as iniciativas de acolhimento à comunidade estrangeira através deste projeto desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH).

De acordo com este promotor foi possível “informar holandeses e visitantes estrangeiros sobre o bem estar e qualidade de vida em Portugal” particularmente em Oliveira do Hospital cuja localização e paisagens fazem deste município “um local atrativo para onde emigrar”. Hans de Herder explica que o stand foi muito procurado ao longo dos dois dias e que “muitas pessoas estavam interessadas em Portugal”, pretendiam conhecer mais do nosso país, uns para ficar durante o inverno e outros para desenvolver atividades profissionais.

“As pessoas ficavam surpreendidas por saber que algumas centenas de famílias holandesas e belgas encontraram uma nova vida neste concelho e região e foi estimulante ouvir alguns dizer que estariam interessados em visitar a nossa região”, nota o empresário que sublinha, “é difícil calcular o investimento na feira comparando com os benefícios mas parece que junto de um grande número de pessoas foi possível colocá-las a olhar para Portugal de uma nova maneira aprendendo que há mais do que apenas o Algarve”. “Poderemos ter bastantes visitantes no verão para explorar um novo mundo”, acrescenta Hans de Herder, lamentando não haver mais representações oficiais portuguesas.

Oliveira do Hospital assume-se como um município amigo das várias comunidades e nesse âmbito criou o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, através do qual dinamiza  o Fórum Participativo que integra as várias comunidades a residir no concelho de Oliveira do Hospital, e tem disponível um Gabinete de Apoio/Support Office que dá apoio e acompanhamento a residentes, funcionando no Gabinete de Apoio à Vereação. Trata-se de uma plataforma de acolhimento e apoio aos novos residentes, estrangeiros e nacionais, que fomenta o diálogo e ações em vários domínios. Enquanto projeto de boas práticas no contexto de acolhimento a novos residentes, foi formalizada a adesão ao programa governamental “Mentores para Migrantes” e tem sido reconhecido publicamente por diferentes organismos nacionais.

Neste momento, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, promovido pelo MOH é um dos cinco finalistas, a nível nacional, nomeado para o Prémio de Boas Práticas de Participação.

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, e vereador do Turismo lembra  que “com a participação das várias comunidades e com o empenho de vários empreendedores, o Friendly Municipality tem conseguido: ajudar pessoas no seu dia a dia; afirmar-se como iniciativa reconhecida de boas práticas, e projetar o nome de Oliveira do Hospital na Holanda”.

“Convidar visitantes para o nosso território e criar o ambiente para se tornarem novos residentes, têm feito deste projeto um caso de sucesso e uma plataforma reconhecida”, acrescenta, sublinhando que “também neste domínio, Oliveira do Hospital soube inovar com resultados positivos para a sua economia local e marketing territorial”.

Anterior Alva Valley Hotel vai ser inaugurado quarta feira
Seguinte Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

Notícias Relacionadas

Educação

EPTOLIVA está disponível para “voltar a Arganil”

A Eptoliva escolheu, hoje, o concelho de Arganil para comemorar o Dia do Aluno, já assinalado em anos anteriores em Oliveira do Hospital e Tábua. Para Daniel Costa, presidente da

Destaque

Call Center da Altice já é uma realidade em Oliveira do Hospital

O Call Center já entrou em funcionamento na cidade de Oliveira do Hospital. Nesta fase de arranque, o projeto assegura meia centena …

Destaque

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Informação

Federação de Folclore Português reconheceu “mérito” a Manuel Madeira Mendes no processo de edificação da sede social (com vídeo)

Manuel Madeira Mendes, conhecido empresário oliveirense e presidente do Rancho Folclórico Sampaense foi um, dos responsáveis pela edificação da sede social…

Informação

Incêndio destruiu anexo de habitação na Catraia de S. Paio na noite de Natal

Um incêndio ocorrido pouco antes das 20h50, de 24 de dezembro, noite de Natal, consumiu o anexo de uma habitação na localidade da Catraia de S.Paio, no concelho de Oliveira

Informação

Seia: ASAE apreende mais de duas toneladas de Queijo Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da brigada especializada das indústrias da Unidade Regional do Centro, desencadeou uma ação inspetiva a uma queijaria, no concelho de Seia,…

Sociedade

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Informação

Município de Tábua comemora Feriado Municipal com iniciativas ao longo do dia

O Município de Tábua comemora amanhã, 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.

Última Hora

Tábua cancela Corrida João Brandão devido ao mau tempo

A Corrida João Brandão inicialmente agendada para amanhã, dia 25 de abril, foi cancelada tendo em conta a previsão de vento forte e precipitação para todo o dia.

Informação

Serra da Estrela: GNR fecha EN338 devido a desmoronamento de terras

Um desmoronamento de terras, ao final da tarde de domingo, levou a Guarda Nacional Republicana (GNR) a cortar os dois sentidos da EN338, na Serra da Estrela.

Região

Confraria do Bucho de Arganil celebra o 10º capítulo

Sob a égide “Dez Anos de Confraria – Dez Capítulos de Tradição com Sabor a História”, a Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil realiza, dia 8 de outubro, o X

Nacional

Fim-de-semana com nebulosidade e precipitação fraca

Apesar de a semana estar a terminar sem chuva, o fim-de-semana vai ficar marcado pela nebulosidade e precipitação fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.