Oito distritos com aviso amarelo por causa do calor
29 Julho, 2020 274 visualizações

Oito distritos com aviso amarelo por causa do calor

image_pdfimage_print

Oito distritos de Portugal continental estão hoje com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos são os de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

O aviso vai vigorar até às 21:00 de quinta-feira nos distritos de Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre e nos restantes prolonga-se até às 21:00 de sexta-feira.

Segundo o IPMA, os distritos de Portalegre, Évora e Beja apresentam hoje risco extremo de exposição aos raios ultravioleta (UV) e o restante território de Portugal continental está todo com risco muito elevado.

O risco de exposição à radiação UV é muito elevado nas ilhas da Madeira e Porto Santo, assim como em São Miguel e Terceira, nos Açores. As ilhas açoreanas do Faial e Flores apresentam risco elevado.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma subida das temperaturas máximas e nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Cabo Mondego. Durante a tarde, a nebulosidade vai aumentar no interior Norte e Centro, com baixa probabilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoadas, em particular em zonas montanhosas.

O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante norte e por vezes forte do quadrante leste nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao início da manhã, e rodando para quadrante oeste a partir da tarde.

Segundo as previsões do IPMA, as temperaturas máximas deverão variar entre os 24.º (Sines) e os 39.º (Beja e Évora) e as mínimas entre os 14.º (Leiria) e os 21.º (Faro).

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão variar entre os 16 graus de mínima e 35 de máxima.

Anterior Incêndios: 40 concelhos do interior em risco máximo de incêndio
Seguinte Bispo de Coimbra mantém párocos António Loureiro e Rodolfo Albuquerque e dispensa de funções o Padre Borges de Carvalho

Notícias Relacionadas

Informação

Hastas públicas de madeira ardida já renderam 15,5 milhões de euros

As hastas públicas da madeira ardida nos incêndios de outubro de 2017 já renderam 15,5 milhões de euros, revelou hoje, na Marinha Grande, o presidente do Instituto da Conservação da

Região

Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Acidente em Miranda do Corvo causa um morto e três feridos ligeiros. Segundo fonte dos bombeiros locais, as vitimas são jovens que vieram da Madeira para assistir ao Rally de

Região

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Cultura

Oliveira do Hospital assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cerca de 50 crianças que frequentam os CAF da Fundação Aurélio Amaro Diniz e do Município de Oliveira do Hospital, participaram, ontem, na comemoração do Dia Internacional …

Nacional

GNR realiza operação “Natal Tranquilo” com intensificação do patrulhamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de amanhã, 21 de dezembro e até ao final da próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, em todo o território nacional, o

Região

Covid-19: Caso positivo no Hospital de Viseu

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu tem um caso positivo de coronavírus. A informação foi divulgada esta quinta-feira (19 de março) pelo presidente do conselho de administração da instituição de saúde, Cílio

Região

INE promove recenseamento agrícola na Região Centro

O Instituto Nacional de Estatística está a proceder à recolha de dados do Recenseamento Agrícola na Região Centro do país.

Informação

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Última Hora

Denúncia sobre nudez e agressão em praxe de Coimbra

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) abriu um inquérito no seguimento da denúncia, por cartas anónimas, de praxes abusivas envolvendo alunos da instituição, avança o Jornal de Notícias.

Última Hora

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Última Hora

Viseu: Queria destruir ninho de vespas mas acabou por provocar incêndio florestal

Um idoso, de 81 anos, foi identificado pela GNR de Viseu pela prática do crime de incêndio florestal com origem na queima de um ninho de vespas, no concelho de Viseu.