“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas
23 Março, 2016 935 visualizações

“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas

image_pdfimage_print

Tiveram início na segunda-feira, 21 de março, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital. No dia em que se assinalou o Dia Internacional das Florestas, este ano dedicado ao tema “Florestas e Água”, o pontapé de saída para as oficinas foi dado com a plantação simbólica de espécies autóctones, no Parque do Mandanelho, com a colaboração dos participantes nesta primeira semana de atividades.

 

Após uma breve explicação sobre a importância das florestas e da preservação das árvores, nomeadamente as espécies autóctones, o grupo participante nesta primeira semana das “Oficinas Criativas” procedeu, depois, à plantação de duas árvores que vêm enriquecer o património natural daquele que é considerado o pulmão verde da cidade de Oliveira do Hospital.

Seguiu-se a dinamização de um desafio ambiental, através de um animado jogo de questões relacionadas com as temáticas do ambiente e da floresta. Este jogo, proporcionado no âmbito da oficina do Ambiente/Floresta, além de perguntas e respostas coloca outros desafios que testam os conhecimentos dos jogadores.

Já durante a tarde foi dado início à oficina de expressão dramática, durante a qual serão trabalhados dois textos, à escolha do grupo participante – “Os Músicos de Bremem” e “A Carochinha” – cujo resultado final será apresentado, no final de cada semana, aos pais e amigos de cada participante.

Também na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira foram promovidas estas atividades, sendo que  os participantes não deixaram de assinalar o importante Dia Internacional das Florestas com a plantação simbólica de um carvalho, no jardim deste equipamento municipal.

O arranque das atividades foi acompanhado pela vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva e pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, que deram as boas vindas aos participantes.

Dirigidas às crianças entre os 6 e os 12 anos, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” funcionam, em simultâneo, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira até 1 de abril, e visam proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva.

Serão dinamizadas várias atividades: oficina de expressão dramática; oficina plástica; oficina do Ambiente/Floresta; oficina de som; oficina de desporto e expressão motora; e ainda uma oficina dedicada ao Património Histórico. No final de toda a atividade “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” serão expostos os trabalhos de todos os participantes realizados no âmbito das oficinas.

Anterior “Fico feliz porque Oliveira do Hospital não se esquece de um filho adotivo”
Seguinte Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

Notícias Relacionadas

Última Hora

Castelo Branco: Homem morre em terreno. PJ investiga os ferimentos

Um homem de 52 anos morreu, esta terça-feira à noite, junto a um anexo localizado na propriedade onde residia em Cernache do Bonardim, no concelho da Sertã.

Última Hora

Góis comemorou  Dia Mundial de Turismo com celebração de contrato para melhorias na praia fluvial de Alvares

O Município de Góis assinalou o Dia Mundial do Turismo através da celebração de contrato, com a empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda.,…

Última Hora

FCOH  inicia campeonato de Portugal com deslocação a Castelo Branco

Realizou-se, ontem, o sorteio do calendário de jogos da 1ª fase do Campeonato de Portugal 2019/2020. No primeiro jogo, … … agendado para 18 de agosto, o Futebol Clube de

Região

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará

Informação

Rúben Fernandes venceu o concurso “Postal de Natal Digital” lançado pelo Município oliveirense

Já é conhecido o trabalho vencedor do concurso “Postal de Natal Digital” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Região

Seia: Ludoteca Municipal promove Torneio de Xadrez

Longe dos ecrãs do computador e dos smartphones, a Ludoteca Municipal de Seia promove, no próximo dia 18 de fevereiro, mais um Torneio de Xadrez.

Informação

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Região

“Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, entre o dia 30 de agosto e 2 de setembro,…

Região

Pizzaiolo Casimiro Santos comemora 50 anos com amigos e clientes

Casimiro Santos, o conhecido pizzaiolo que integrou a seleção nacional vencedora do campeonato do mundo de Pizzaiolos em Nápoles comemora hoje, dia 12 de junho, 50 anos.

Destaque

Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal

Lista de inscritos para o Rally de Portugal já conhecida.

Informação

Vereadores do PS e PSD “mediram forças” em reunião da Câmara de Oliveira do Hospital

João Ramalhete (PS) e João Brito (PSD) envolveram-se numa troca de acusações, com o primeiro criticar a oposição por “falta de visão estratégica para o concelho” e,…

Última Hora

” Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação” realiza-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, …