“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas
23 Março, 2016 1038 visualizações

“Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” iniciaram no Dia Internacional das Florestas

image_pdfimage_print

Tiveram início na segunda-feira, 21 de março, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital. No dia em que se assinalou o Dia Internacional das Florestas, este ano dedicado ao tema “Florestas e Água”, o pontapé de saída para as oficinas foi dado com a plantação simbólica de espécies autóctones, no Parque do Mandanelho, com a colaboração dos participantes nesta primeira semana de atividades.

 

Após uma breve explicação sobre a importância das florestas e da preservação das árvores, nomeadamente as espécies autóctones, o grupo participante nesta primeira semana das “Oficinas Criativas” procedeu, depois, à plantação de duas árvores que vêm enriquecer o património natural daquele que é considerado o pulmão verde da cidade de Oliveira do Hospital.

Seguiu-se a dinamização de um desafio ambiental, através de um animado jogo de questões relacionadas com as temáticas do ambiente e da floresta. Este jogo, proporcionado no âmbito da oficina do Ambiente/Floresta, além de perguntas e respostas coloca outros desafios que testam os conhecimentos dos jogadores.

Já durante a tarde foi dado início à oficina de expressão dramática, durante a qual serão trabalhados dois textos, à escolha do grupo participante – “Os Músicos de Bremem” e “A Carochinha” – cujo resultado final será apresentado, no final de cada semana, aos pais e amigos de cada participante.

Também na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira foram promovidas estas atividades, sendo que  os participantes não deixaram de assinalar o importante Dia Internacional das Florestas com a plantação simbólica de um carvalho, no jardim deste equipamento municipal.

O arranque das atividades foi acompanhado pela vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva e pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, que deram as boas vindas aos participantes.

Dirigidas às crianças entre os 6 e os 12 anos, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” funcionam, em simultâneo, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira até 1 de abril, e visam proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva.

Serão dinamizadas várias atividades: oficina de expressão dramática; oficina plástica; oficina do Ambiente/Floresta; oficina de som; oficina de desporto e expressão motora; e ainda uma oficina dedicada ao Património Histórico. No final de toda a atividade “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” serão expostos os trabalhos de todos os participantes realizados no âmbito das oficinas.

Anterior “Fico feliz porque Oliveira do Hospital não se esquece de um filho adotivo”
Seguinte Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

Notícias Relacionadas

Informação

Dia 17 de junho poderá ser Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande considerou hoje que consagrar o dia 17 de junho como Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios é simbólico, mas

Informação

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Beja, Faro, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Região

Linha da Beira Alta restabelecida após descarrilamento

A circulação da Linha da Beira Alta foi restabelecida após a conclusão dos trabalhos às 05h30, depois de ter estado cortada desde terça-feira, …

Desporto

Desporto de fim de semana: Nogueirense, FCOH e AD Lagares da Beira empataram. Sampaense perde no Dragão Caixa

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 – série D. O Nogueirense empatou com o Gafanha 0-0.

Informação

COVID-19: Município de Seia regista cinco casos e renova estado de alerta

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Seia, em reunião extraordinária (por videoconferência), este domingo, decidiu renovar a situação de alerta …

Informação

Moimenta da Beira: PJ investiga jovem encontrada morta em casa

Uma mulher de 25 anos foi encontrada na manhã desta quinta-feira sem vida, na casa onde residia, em Moimenta da Beira, confirmou fonte da GNR de Viseu.

Última Hora

GNR realiza Operação “Ano Novo”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, a partir de amanhã, dia 28 de dezembro, e até ao final da próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro,…

Informação

“Há um cordão de solidariedade fantástico a abraçar Oliveira do Hospital”

O concelho de Oliveira do Hospital, fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro que provocou prejuízos avultados…

Última Hora

Sorteio da Borrega Serra da Estrela alargado até ao final do mês de março

O sorteio da Borrega Serra da Estrela, que está a ser promovido pela Rádio Boa Nova, vai decorrer até ao final do mês de março, …

Informação

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Região

Viseu: Despiste de uma viatura ligeira provoca um morto

O despiste de uma viatura ligeira em Viseu, na manhã de hoje, provocou uma vítima mortal.

Última Hora

Conselho Local de Ação Social analisa novo modelo de atribuição de acordos para as respostas sociais

Decorreu na quarta-feira, 15 de março, no salão nobre dos Paços do Município de Oliveira do Hospital, uma reunião extraordinária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)…