Nuno Moita venceu as eleições para a distrital de Coimbra do PS
20 Julho, 2020 370 visualizações

Nuno Moita venceu as eleições para a distrital de Coimbra do PS

image_pdfimage_print

O presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, venceu no sábado as eleições para a federação distrital de Coimbra do PS, …

… derrotando o antigo deputado João Portugal.

Nuno Moita disse à agência Lusa ter alcançado uma vitória “expressiva”, com cerca de 62% dos votos contra 38% de João Portugal, triunfando em 11 dos 17 concelhos do distrito de Coimbra.

O candidato vencedor destacou, por outro lado, ser “digno de registo” a afluência às urnas de cerca de 2.500 dos 4.300 militantes socialistas em condições de exercer o seu direito de voto – uma “votação muito forte que só dignifica o PS” – numa altura em que o país se vê confrontado com uma “nova normalidade” face à pandemia de covid-19 e num período de verão.

“Agora temos de olhar para o futuro, para a ambição do Partido Socialista e para o objetivo principal que são as autárquicas” de 2021, afirmou.

Para Nuno Moita, face à situação da pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos “vão ter de se reinventar, quer nas campanhas, quer nas suas propostas”.

De acordo com o novo líder distrital, a pandemia de covid-19 “trouxe uma importância maior da presença do Estado na sociedade” que o Partido Socialista “com o seu ideário social-democrata deve acompanhar”, argumentou.

Por outro lado, as campanhas eleitorais para as autarquias locais, muito baseadas no trabalho de proximidade “terão algumas diferenças, porque a proximidade física está mais limitada”, advogou Nuno Moita.

Já João Portugal, o candidato derrotado, situou a votação da sua lista em 40% contra 60% da liderada por Nuno Moita.

“Obviamente não foi o resultado que esperávamos. Quero dar os parabéns ao candidato vencedor e espero que tenha um projeto diferente daquele que foi seguido nos últimos oito anos. Vamos ser uma oposição construtiva mas atenta”, alegou João Portugal.

Quanto aos resultados a nível concelhio, os dados de ambas as listas são idênticos: Nuno Moita venceu em 11 municípios (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Vila Nova de Poiares) e João Portugal nos restantes seis (Figueira da Foz, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho e Tábua).

Ouvido pela Lusa, Pedro Coimbra, o deputado e líder distrital que agora termina o seu último mandato disse que Nuno Moita “ganhou por muitos” votos de diferença o ato eleitoral que decorreu no sábado, entre as 16:00 e as 20:00.

“Ganhou por uma margem muito confortável nas maiores estruturas concelhias como Coimbra, Penacova, Soure ou Condeixa-a-Nova”, acrescentou.

Pedro Coimbra, que apoiou a candidatura vencedora, manifestou-se “satisfeito” pela vitória de Nuno Moita, eleito para um mandato de dois anos, até 2022-

O agora líder distrital cessante enalteceu a “tranquilidade e absoluta normalidade” com que o ato eleitoral decorreu, “também com o cumprimento integral das regras” sanitárias, no que à utilização de máscaras de proteção, desinfetante de mãos e distanciamento social disse respeito, endereçando os parabéns a ambos os candidatos.

foto:penacovactual.pt

Anterior GNR realiza operação “Passageiros em Segurança”
Seguinte Covid-19: Portugal regista mais dois mortos e 135 casos de infeção

Notícias Relacionadas

Informação

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Última Hora

Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

No próximo domingo, dia 23 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de São João. Pelas 18h30,

Destaque

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Informação

“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs

Última Hora

Hóquei em Patins – no derbi a AAC vence o FCOH por 4-1

Hóquei em Patins – Campeonato Nacional da III Divisão -zona B Final: FCOH 1 – AAC 4 Partida muito disputada num derbi já antigo. A equipa da AAC mais eficaz

Informação

Neve corta estradas da Serra da Estrela

A maioria das estradas da Serra da Estrela estão, esta segunda-feira, encerradas devido à queda de neve e às condições atmosféricas adversas.

Informação

Homem suspeito de agredir companheira ficou com pulseira eletrónica

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas deteve, no dia 11 de fevereiro,…

Última Hora

Lagares da Beira: Carnaval da Beira Serra “será muito bom e com muita alegria”

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro cumpre-se a 43ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, …

Região

Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio

Uma mulher de 78 anos está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira, na localidade de Rebordosa, em Penacova. 

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nacional

Casimiro Santos, do L’artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo

Casimiro Santos, chef da Pizzaria L’artista, em Catraia de São Paio, pertence à Seleção Portuguesa de Pizzaiolos que, no passado dia 7 de setembro, se sagrou campeã mundial de pizzaiolos.

Informação

Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015

A Universidade de Coimbra (UC) foi visitada em 2015 por 300 mil turistas, 90 por cento dos quais estrangeiros, disse hoje o reitor da instituição, João Gabriel Silva.