Novo presidente do CDS-PP tem ligações familiares a Nogueira do Cravo
27 Janeiro, 2020 7069 visualizações

Novo presidente do CDS-PP tem ligações familiares a Nogueira do Cravo

image_pdfimage_print

O novo presidente do CDSP-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, advogado, é natural de Coimbra e tem ligações familiares ao concelho…

…de Oliveira do Hospital, mais concretamente a Nogueira do Cravo.

O jovem de 31 anos é neto de Francisco Martins, destacado nogueirense, que no dia 7 de outubro de 2017 foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal. Coube ao neto, à data líder da Juventude Popular e agora líder dos centristas, fazer o elogio público ao seu avô. Foi evidente a forte relação que existe entre avô e neto.

A moção de estratégia global de Francisco Rodrigues dos Santos ao 28.º Congresso, que terminou ontem em Aveiro, obteve a maioria dos votos dos delegados. O jovem advogado foi eleito presidente da Comissão Política Nacional. Francisco Rodrigues dos Santos tem 31 anos.

Quanto ao seu percurso político, Francisco Rodrigues dos Santos filiou-se na JP em 2007 e no partido em 2011, era Paulo Portas presidente dos centristas. E no partido e na “jota” que começa a ser conhecido por “Chicão” e pelas suas posições conservadoras, contra a designação de casamento às uniões de pessoas do mesmo sexo, e contra a despenalização do aborto, um “dossier” que não quis “desenterrar” na campanha interna para a liderança.

Com o PSD e CDS no Governo, em coligação, trabalhou no gabinete de Mota Soares, ministro da Solidariedade e Emprego, e fez um percurso como autarca, primeiro na junta de freguesia de Carnide, em Lisboa, e depois como deputado municipal pelo CDS, para que foi eleito em 2017.

Admirador da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e do antigo presidente norte-americano Ronald Reagan, dois políticos conservadores, no dia em que admitiu candidatar-se, em 17 de outubro de 2019, citou uma frase de outro chefe de Governo do Reino Unido, também ele conservador, Winston Churchill: “O fracasso não é eterno, o sucesso não é definitivo, o que conta é coragem para continuar.”

Na história do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos não é o mais jovem a chegar à liderança.

Esse recorde é 29 anos e foi protagonizado pelo ex-presidente Manuel Monteiro, que, numa entrevista ao Público, admitiu que simpatiza com as suas ideias e o apoiaria, se pudesse e já fosse de novo militante.

Aos delegados do 28.º congresso, depois de ter sido criticado por muitos, até pela sua juventude – “não se preocupem que com o tempo passa”, ironizou – apresentou-se como alguém em que se pode confiar: “Não adianta diabolizar-me. O partido conhece-me, estive diariamente disponível. Eu amo o meu partido. Eu sou um filho do meu partido.”

“Esta é a nova direita para Portugal. Peço aos avós e aos pais que acreditem em mim como acreditam nos seus netos e filhos. Aos jovens, aos da geração acima e abaixo, acreditem no CDS em Portugal, porque Portugal precisa de nós”, pediu também.

Anterior Acidente com duas viaturas causou três feridos em Gavinhos de Cima
Seguinte Proteção Civil apresenta dispositivo de proteção e socorro na Serra da Estrela

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Seia volta a promover Mercadinho de Natal

  A Câmara Municipal de Seia, em parceria com Associação de Artesãos da Serra da Estrela, volta a promover o Mercadinho de Natal.

Informação

Morreu a mulher de Ervedal da Beira que sofreu queimaduras graves no incêndio de 15 de outubro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, esta manhã, um voto de pesar pelo falecimento de Bernarda Matias. A mulher com 66 anos, funcionária da Junta de Freguesia …

Cultura

Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano

Júlia Azevedo, pianista, e Inês Luzio, eufonista e arganilense, apresentam no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, um Recital com entrada gratuita.

Informação

Cáritas inicia hoje peditório de quatro dias em todo o país

A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu Peditório Público Nacional de quatro dias, que visa angariar fundos para apoiar milhares de famílias carenciadas.

Região

Município de Arganil apoia comerciantes através da isenção de taxas

A Câmara Municipal de Arganil isentou do pagamento de um conjunto de taxas todos os comerciantes do concelho de Arganil, impedidos de exercer total ou parcialmente a sua atividade em

Última Hora

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Informação

Metodologia de Rastreio da Covid-19 na Região de Coimbra apresentada esta sexta-feira com presença de ministros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra apresenta amanhã, 24 de abril, pelas 9h30, no seu auditório, o Projeto Piloto de Metodologia de Rastreio da Covid-19 na Região de

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar

Informação

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Informação

Contribuintes têm até 15 de março para limpar terrenos

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a

Informação

EPTOLIVA promoveu Semana e Concurso de Leitura

Decorreu na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, entre os dias 5 e 9 de março, a Semana da Leitura, destacada por um conjunto de

Educação

AEOH: Mais de 100 crianças do pré-escolar regressam à escola no Dia da Criança

Mais de 100 crianças retomam, na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, aos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), quando se cumprirá mais uma