Nove concelhos do continente em risco máximo de incêndio
30 Junho, 2020 491 visualizações

Nove concelhos do continente em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Nove concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Tavira, Castro Marim, Alcoutim (Faro), Penamacor, (Castelo Branco), Guarda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo (Bragança).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Segundo o IPMA, pelo menos até sábado vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no litoral a partir do final da tarde.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, que podem ser ocasionalmente acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, sendo por vezes forte de noroeste na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará fraco a moderado de norte/nordeste, rodando gradualmente para noroeste a partir do final da manhã e sendo por vezes forte no centro a partir do final da tarde.

Está também prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral centro e pequena subida de temperatura no interior.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante oeste, por vezes forte de noroeste, na faixa costeira ocidental durante a tarde e nas terras altas a partir do meio da tarde, temporariamente com rajadas até 65 quilómetros por hora.

As temperaturas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Coimbra) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 37 (em Évora).

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje, entre os 14 graus de mínima e os 31 graus de máxima.

Anterior Eptoliva aposta em prémios de mérito escola, PC/Tablet e inúmeros incentivos ao estudo para novos alunos
Seguinte Covid-19 já custou quase 300 mil Euros ao Município de Oliveira do Hospital. Há mais de um mês que não há casos positivos

Notícias Relacionadas

Última Hora

Praia fluvial de Alvôco das Várzeas renova galardão de praia com Bandeira Azul

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas renova, este ano e pelo 6º ano consecutivo, o galardão Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Última Hora

Góis entre as Autarquias + Familiarmente Responsáveis

O Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis considera o município de Góis, pelo segundo ano consecutivo, como uma …

Última Hora

Seia: Biblioteca Municipal retoma ensino de português a residentes estrangeiros

O Município de Seia vai dar continuidade ao curso de língua portuguesa para estrangeiros residentes no concelho, que iniciou no ano passado na Biblioteca Municipal. As inscrições estão abertas até

Região

Vote na “Mesa da Beira Serra” até ao dia 12 de agosto

A “Mesa da Beira Serra” encontra-se em votação, através do número 760 10 70 24, até ao dia 12 de agosto, no concurso “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”, uma

Informação

Rali Castelo Branco: Daniel Nunes mantém liderança no calor albicastrense

O Rali de Castelo Branco marcou o regresso do Campeonato Portugal de Ralis, depois de mais de quatro meses de paragem obrigatória nos ralis nacionais devido à pandemia do Covid-19.

Última Hora

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua com a dificuldade em somar pontos no seu trajeto pela Série C do Campeonato Nacional.

Região

Acidente no IC2 causa sete feridos

Sete pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros, no IC2, perto de Pombal.

Informação

Autarca de Ervedal da Beira garante que “alguém vai ser responsabilizado” pela falta de médico na extensão de saúde local

O presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, Carlos Maia, mostrou o seu descontentamento pela falta de médico…

Região

GNR apreende artigos contrafeitos e identifica três suspeitos em Trancoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a apreensão de 856 artigos alegadamente contrafeitos, avaliados em 12.400 euros, e…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Sociedade

Viseu investe 700 mil euros na manutenção de estradas

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), anunciou hoje um investimento municipal superior a 700 mil euros …

Última Hora

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…