Nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai custar 1,5 milhões de Euros e deverá ficar concluída no próximo ano (Com vídeo)
8 Setembro, 2016 7369 visualizações

Nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai custar 1,5 milhões de Euros e deverá ficar concluída no próximo ano (Com vídeo)

image_pdfimage_print

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, hoje, a adjudicação do projeto de arquitetura da requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira.

O futuro espaço vai contar, entre outras áreas, com um auditório com capacidade para 300 pessoas, num investimento estimado em 1,5 milhões de Euros, financiados pelo pacto da CIM da Região de Coimbra e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. 

Esta manhã, em reunião pública do executivo, e diante da maquete daquele virá a ser o novo espaço dedicado à Cultura, o presidente da autarquia disse tratar-se de um projeto com “alguma envergadura”, que liga o atual edifício da Casa da Cultura ao Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e área envolvente.

Coube a Graça Silva, vereadora da cultura, fazer a apresentação do projeto que o “povo oliveirense merce”. Segundo adiantou, o projeto conta com três áreas distintas, com a atual Casa da Cultura a funcionar como espaço “expositivo e de acolhimento”. Num segundo espaço vai nascer o auditório com capacidade para 300 pessoas e o terceiro vai resultar da requalificação do antigo colégio Brás Garcia de Mascarenhas com um conjunto de gabinetes e espaço destinado à Universidade Sénior de Oliveira do Hospital. Pelo meio, há ainda um espaço ao ar livre para “concertos intimistas” e outras iniciativas.

Será, referiu Graça Silva, um novo espaço “provavelmente único na região com potencialidade de ter diferentes e diversificados pacotes e programas culturais”.

A deixar cair o projeto inicial de requalificação do atual edifício e a apostar num projeto maior, que espera ver a funcionar a tempo do feriado municipal de 2017, o presidente da Câmara Municipal nota que atual Casa da Cultura “já não reunia os requisitos”. “A partir de hoje, quando estrear um filme em Lisboa, estreia também em Oliveira do Hospital”, regista o autarca. José Carlos Alexandrino assegura que o edifício da atual Casa da Cultura e fachada do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas não serão desvirtuadas, até porque no caso do Colégio, aquele espaço “diz muito a muita gente” que ali estudou, como foi o seu caso.

Anterior Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança
Seguinte Detido autor do incêndio florestal da Guarda

Notícias Relacionadas

Politica

País: Morreu o antigo ministro Álvaro Barreto

O ex-governante Álvaro Barreto morreu, esta segunda-feira, aos 84 anos.

Informação

Arganil: 21 pessoas em isolamento depois de contactarem com pessoa infetada com o novo coronavírus

Na localidade de Alqueve, no concelho de Arganil, estão 21 pessoas em isolamento profilático depois de terem estado em contacto com uma pessoa assintomática, mas que estava infetada com Covid-19.

Região

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Última Hora

Região: Despiste causou seis feridos, um em estado grave

Seis homens ficaram feridos, esta quarta-feira, no despiste do veículo ligeiro de passageiros em que seguiam, na localidade de Vale do Horto,…

Última Hora

“Sonho? Logo existo” é o novo livro de Lucinda Maria

A oliveirense Lucinda Maria apresenta amanhã, pelas 15h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o seu novo livro. Trata-se de “Sonho? Logo Existo!”, …

Cultura

Escritor João Tordo inicia “Ciclo de Conversas” em Oliveira do Hospital

O escritor João Tordo estará em Oliveira do Hospital, no próximo dia 20 de fevereiro, no âmbito da iniciativa “Ciclo de Conversas: da literatura à ciência” promovida pelo Município de

Politica

Atual liderança do PSD trabalha em lista de “consensos”

A Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital vai a votos no próximo dia 14 de maio. Nuno Vilafanha, ainda líder do partido, assegura que do seio

Desporto

12ª Maratona BTT Lazer espera por 400 participantes e assegura plantação de 400 carvalhos

A Associação Cultural e Recreativa Catraiense, em Oliveira do Hospital, prepara os últimos trilhos para a 12ª Maratona BTT Lazer marcada para o dia 11 de março.

Informação

Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Mêda, deteve ontem, dia 26 de fevereiro, um homem de 83 anos, pelo crime de incêndio florestal, no concelho da

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

No fim-de-semana que antecede o Carnaval, não se realizam jogos de alguns campeonatos, como é o caso da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra e, em hóquei

Última Hora

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Região

Região: Homem encontrado morto numa piscina

Um homem foi encontrado morto numa piscina, esta quarta-feira, em S. Martinho das Chãs, no concelho de Armamar.