“Normalmente seguimos a Nossa Senhora. É ela que nos orienta. Desta vez, foi ela que visitou as nossas casas” (com vídeo)
13 Maio, 2020 589 visualizações

“Normalmente seguimos a Nossa Senhora. É ela que nos orienta. Desta vez, foi ela que visitou as nossas casas” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Arrancou, ontem à noite, a Procissão das Velas na cidade de Oliveira do Hospital, este ano designada “Procissão do Coração” pelo facto de as pessoas participarem apenas com o coração.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima passou pelas ruas da cidade, onde foi presenteada com pétalas, velas acesas nas janelas e com olhares de “amor e carinho” de quem queria “acolher a bênção do céu”.

À Rádio Boa Nova, Padre António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, referiu que, este ano, “foi uma procissão diferente das outras”, ainda assim proporcionou “um momento muito belo, que as pessoas aderiram muito”, em que se sentiu que, “apesar das dificuldades, Maria está connosco e que Deus não nos abandona”.

“São tempos estranhos mas o mesmo amor de Deus. Acabou por ser uma manifestação de amor que fomos vendo através de cada casa”, afirmou António Loureiro.

As celebrações e respetiva procissão prosseguem nos próximos dias pelas restantes freguesias do concelho oliveirense. Hoje, dia 13, a imagem de Nossa Senhora de Fátima passará por Gramaços, Catraia de S. Paio, S. Paio de Gramaços, Chamusca da Beira e Póvoa das Quartas. Amanhã, dia 14, será a população da Bobadela e Gavinhos de Baixo e Cima a serem presenteados com este momento religioso. Lagos da Beira, Nogueirinha e Meruge fazem parte do itinerário no dia 15. Por fim, no dia 16, Nossa Senhora passará por Travanca de Lagos, Andorinha e Negrelos.

De acordo com o pároco de Oliveira do Hospital, o Padre Paulo está a fazer o mesmo pelas restantes paróquias como Lagares da Beira, Ervedal da Beira, Seixo da Beira e Lajeosa.

“Acaba por ser uma semana que queremos associar à peregrinação de Fátima e fazendo que Nossa Senhora peregrine nas ruas do nosso concelho”, referiu António Loureiro, adiantando que as celebrações ficam concluídas com a “oração do terço com todas as catequistas das paróquias”, no domingo, dia 17 de maio.

Apesar de a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital transmitir as celebrações via rádio e facebook, o pároco defende que as mesmas “não substituem a presença na Eucaristia mas é uma aproximação”.

Na Rádio Boa Nova, o pároco referiu que a igreja estará aberta de novo no próximo dia 31 de maio, de acordo com a previsão do Governo.

Anterior Valentina terá sido agredida durante quatro dias antes de morrer. Pai e madrasta ficam em prisão preventiva
Seguinte Covid-19: Portugal regista 28.132 infetados (+219) e 1.175 mortes (+12)

Notícias Relacionadas

Região

Região: Duas meninas atropeladas em frente a escola

Duas meninas, com de 10 anos, foram atropeladas esta manhã , em Vale de Cambra, em frente à escola por um veículo ligeiro.

Informação

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Última Hora

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Região

“Quase dois terços” de casas destruídas pelos incêndios estão “em obra ou já concluídas”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse hoje que “quase dois terços” das casas destruídas pelos incêndios de junho e de outubro de 2017 na região Centro

Região

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Última Hora

Receita de Arganil representa região de Coimbra em concurso europeu de jovens chefs

É pelas mãos do jovem Bernardo Calvo, de 18 anos, que os sabores do Natal de Arganil chegam à Grécia já nesta terça-feira, 22 de outubro.

Última Hora

Município de Góis aposta na recuperação de estradas municipais danificadas pelos incêndios

O Município de Góis continua empenhado na recuperação de estradas e caminhos municipais danificados pelos incêndios.

Informação

Pedrógão: Sobe para dez o número de arguidos em caso de apoios a casas destruídas pelo incêndio

O número de arguidos envolvidos no inquérito sobre a reconstrução de casas em Pedrógão Grande subiu de quatro para dez, todos eles requerentes de apoio.

Última Hora

Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, entre os dias 3 e 5 de abril a iniciativa AEOH a Florir – Festa da

Informação

Ermelinda da Silva, com 94 anos, reedita livro em Vila Franca da Beira

Este sábado, pelas 15h00, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, em Vila Franca da Beira, terá lugar o lançamento da…

Informação

A partir de sábado há chuva e descida das temperaturas

A chuva regressa no sábado às regiões do Norte e Centro e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das …

Última Hora

Oliveira do Hospital formou “laço azul humano” contra os maus tratos na infância

Cerca de 500 crianças e utentes de instituições do concelho de Oliveira do Hospital participaram numa caminha urbana que culminou com…