Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes
9 Abril, 2019 851 visualizações

Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes

image_pdfimage_print

No passado dia 7 de abril celebrou-se, pelo sétimo ano consecutivo, o “Dia Nacional dos Moinhos” com uma visita guiada aos moinhos do Rio Castelo, em Nelas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que foram mais de uma centena de participantes que, apesar das previsões meteorológicas adversas, aceitaram o desafio de percorrerem cerca de seis quilómetros de trilhos ancestrais, plenos de beleza natural.

Ao longo do trajeto, mais de uma dezena de antigos moinhos foram avistados e quatro deles visitados em pleno funcionamento. Destaque para a inauguração de uma roda de água construída em madeira pela autarquia, para relembrar a existência de um antigo pisão no local.

O Técnico de Património Cultural do Município que acompanhou a visita foi tirando dúvidas sobre o património molinológico e, no final, João Carlos, professor de História, fez o enquadramento histórico desta temática. A visita contou ainda com uma recriação etnográfica apresentada pelo Rancho Folclórico de Vilar Seco.

Com a organização deste evento, o Município de Nelas e a Junta de Freguesia de Senhorim agradecem a todos os participantes e aos proprietários dos moinhos, sempre disponíveis a mostrar os seus engenhos.

O Município de Nelas está comprometido em dinamizar cada vez mais este produto turístico e, ao longo do ano, terá mais ações didáticas como esta.

Anterior Incêndio em habitação desalojou família em Santa Comba Dão
Seguinte João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente

Notícias Relacionadas

Última Hora

GNR salvou 297 vidas em 2019 a transportar órgãos

Guarda Nacional Republicana (GNR) é, há 26 anos, “uma das peças que integram a importante missão de salvar vidas”. No ano passado, os 600 militares percorreram 82 mil quilómetros, “o

Última Hora

Idoso morre em incêndio no Sabugal

Um homem foi hoje encontrado morto na zona onde deflagrou um incêndio florestal, na área da freguesia de Santo Estevão e Moita, no concelho do Sabugal, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil e da GNR.

Destaque

“Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Os trabalhos de retirada das placas de fibrocimento na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) estão suspensos devido a “dificuldades “ da empresa CIP – Construções

Destaque

Prospeção de minerais, como lítio e outros, preocupam população de Seixo da Beira

A presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Margarida Claro, manifestou na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH), …

Região

CIM da Região Centro reuniram com Comissário Europeu 

As Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo reuniram esta terça-feira, em Bruxelas,…

Última Hora

Grupo IG aposta em hotel na zona histórica de Oliveira do Hospital

O Grupo IG, de quem são responsáveis os irmãos Rui e Carlos Gonçalves, vai abrir um novo hotel em Oliveira do Hospital, mais concretamente na zona histórica da cidade.

Informação

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Informação

Homem detido em Mangualde por suspeita de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro,  com a colaboração da GNR de Mangualde, deteve um homem, pela presumível autoria de um crime de violação, de que foi vítima

Informação

Derrocada cortou estrada em Arouca. Desconhece-se a existência de vítimas

Um deslizamento de terras em Arouca, na segunda-feira à noite, deixou a EN326 cortada ao trânsito e, dada a acumulação de material derrocado,…

Informação

Borgstena expande unidade localizada em Nelas

A unidade sueca Borgstena Textile Portugal, localizada em Nelas vai expandir a sua área de produção. A empresa adquiriu 35 mil metros quadrados de terrenos à Câmara Municipal.

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Última Hora

“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho

Nas últimas semanas, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, no âmbito do Programa Bandeira Azul, várias ações de recolha de resíduos nas praias fluviais do concelho.