Nelas: Cerca de 25 pessoas de quarentena, incluindo presidentes de Junta e da Câmara
26 Março, 2020 614 visualizações

Nelas: Cerca de 25 pessoas de quarentena, incluindo presidentes de Junta e da Câmara

image_pdfimage_print

Cerca de 25 pessoas de Nelas, incluindo os presidentes de Junta e da Câmara, encontram-se em quarentena devido ao risco de propagação do novo coronavírus.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa pelo presidente da Câmara, Borges da Silva, que justificou a medida com o facto de o teste realizado ao seu chefe de gabinete, Luís Pinheiro, ter sido positivo.

Segundo Borges da Silva, no concelho de Nelas há cinco pessoas infetadas, todas na freguesia de Canas de Senhorim. Aos três casos que já estavam identificados, de um homem e de uma mulher residentes em Vale de Madeiros que se deslocaram a França entre os dias 04 e 14 e de um homem que esteve em Ovar, juntam-se o de uma filha daquele casal e o de Luís Pinheiro.

Contactado pela Lusa, Luís Pinheiro, que é também presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, explicou que chegou a Madrid no dia 05 e regressou a Portugal no dia 09, sem qualquer sintoma.

Regressado a Portugal, Luís Pinheiro retomou o seu trabalho e nunca teve sintomas de estar com a covid-19.

Segundo Luís Pinheiro, as suas análises ao sangue e o exame ao tórax não acusaram nada, mas, na terça-feira, foi surpreendido por um telefonema a informar que o teste ao novo coronavírus tinha dado positivo, até contra-análise, e pediram-lhe para ficar isolado.

Desde o regresso de Madrid, Luís Pinheiro reuniu com os presidentes de Junta, no final da semana passada, e com Borges da Silva e os coordenadores dos vários setores da Câmara, na segunda-feira de manhã (o teste foi feito à tarde).

Borges da Silva contou à Lusa que “houve uma reunião com os presidentes de Junta para lhes dar conta do acionamento do plano de emergência municipal e do conjunto de medidas que estavam a ser tomadas” e que Luís Pinheiro “estava a preparar a resposta que a Câmara tinha que dar, de retaguarda social, aos casos de diagnóstico positivo”.

Segundo o autarca, no que respeita aos coordenadores, na segunda-feira houve três reuniões do plano de contingência “com vista a definir as medidas que estavam pedidas relativamente a cada um dos setores da Câmara”, mas “com as mesmas pessoas”.

As cerca de 25 pessoas que participaram nas reuniões em que esteve Luís Pinheiro encontram-se em quarentena, incluindo ele próprio, os sete presidentes de Junta, os coordenadores e os adjuntos, acrescentou.

Borges da Silva sublinhou que, “nos últimos 15 dias, a Câmara tem estado praticamente a trabalhar em teletrabalho e, portanto, no edifício multiúsos não estava praticamente ninguém e no edifício da Câmara estavam seis a oito pessoas”.

Apesar disso, e “para dar confiança aos restantes trabalhadores e aos munícipes”, hoje será feita “uma desinfeção profunda da Câmara e do pavilhão multiúsos”, acrescentou.

Anterior Arganil avança com desinfeção de espaços públicos quando as autoridades de saúde o determinarem
Seguinte Câmara de Penacova quer reduzir ou isentar pagamento de água durante período de Estado de Emergência

Notícias Relacionadas

Última Hora

CCPOH realiza 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital vai levar a efeito, no próximo dia 6 de agosto, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira

Cultura

Teatro “A Lã e a Neve” este sábado na Casa da Cultura de Seia

A peça de teatro Lano Kaj Neĝo (A Lã e a Neve, na língua esperanto), uma adaptação da companhia ASTA ao romance de Ferreira de Castro, sobe ao palco da

Informação

“A aposta no empreendedorismo tem dado grande visibilidade à Eptoliva”

A Escola Profissional – Eptoliva esteve, ontem, em destaque na emissão da Rádio Boa Nova a partir da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Região

Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão

O Tribunal da Guarda condenou, esta tarde, Pedro Dias a 25 anos de cadeia, com a justiça a dar como parcialmente provada toda a acusação.

Informação

Confraria do Queijo Serra da Estrela encara morte de Grão Mestre com “profunda tristeza”

O momento é de pesar no seio da Confraria do Queijo Serra da Estrela, diante da perda de Manuel Leal Freire, fundador e único grão mestre da história da confraria.

Última Hora

Proteção Civil alerta para fenómenos extremos de vento e cheias rápidas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou esta sexta-feira para a possibilidade de queda de árvores, cheias rápidas e acidentes na orla costeira devido às previsões de chuva, vento e

Sociedade

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …

Última Hora

Crianças sensibilizadas para a Igualdade de Género

A sensibilização da população para as questões da Igualdade de Género, em diferentes momentos da agenda pública, tem dominado o arranque das comemorações da Semana Municipal…

Cultura

Oliveira do Hospital acolhe “A Viagem”

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, no sábado, dia 19 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo «A Viagem» de Filipa Francisco.  O espetáculo coloca também em palco o Rancho

Região

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Destaque

Incêndio destrói casa devoluta na cidade de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Um incêndio destruiu, ao início da tarde de hoje, uma casa devoluta, junto ao Museu da Fundação Maria Emília Vasconcelos Cabral Metello, na zona histórica de Oliveira do Hospital. O

Última Hora

Aldeia das Dez foi palco de prova internacional de ciclismo

A Freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, recebeu no domingo a chegada da prova internacional Clássica Aldeias do Xisto, na etapa que decidiu os vencedores