Nelas: Cerca de 25 pessoas de quarentena, incluindo presidentes de Junta e da Câmara
26 Março, 2020 748 visualizações

Nelas: Cerca de 25 pessoas de quarentena, incluindo presidentes de Junta e da Câmara

image_pdfimage_print

Cerca de 25 pessoas de Nelas, incluindo os presidentes de Junta e da Câmara, encontram-se em quarentena devido ao risco de propagação do novo coronavírus.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa pelo presidente da Câmara, Borges da Silva, que justificou a medida com o facto de o teste realizado ao seu chefe de gabinete, Luís Pinheiro, ter sido positivo.

Segundo Borges da Silva, no concelho de Nelas há cinco pessoas infetadas, todas na freguesia de Canas de Senhorim. Aos três casos que já estavam identificados, de um homem e de uma mulher residentes em Vale de Madeiros que se deslocaram a França entre os dias 04 e 14 e de um homem que esteve em Ovar, juntam-se o de uma filha daquele casal e o de Luís Pinheiro.

Contactado pela Lusa, Luís Pinheiro, que é também presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, explicou que chegou a Madrid no dia 05 e regressou a Portugal no dia 09, sem qualquer sintoma.

Regressado a Portugal, Luís Pinheiro retomou o seu trabalho e nunca teve sintomas de estar com a covid-19.

Segundo Luís Pinheiro, as suas análises ao sangue e o exame ao tórax não acusaram nada, mas, na terça-feira, foi surpreendido por um telefonema a informar que o teste ao novo coronavírus tinha dado positivo, até contra-análise, e pediram-lhe para ficar isolado.

Desde o regresso de Madrid, Luís Pinheiro reuniu com os presidentes de Junta, no final da semana passada, e com Borges da Silva e os coordenadores dos vários setores da Câmara, na segunda-feira de manhã (o teste foi feito à tarde).

Borges da Silva contou à Lusa que “houve uma reunião com os presidentes de Junta para lhes dar conta do acionamento do plano de emergência municipal e do conjunto de medidas que estavam a ser tomadas” e que Luís Pinheiro “estava a preparar a resposta que a Câmara tinha que dar, de retaguarda social, aos casos de diagnóstico positivo”.

Segundo o autarca, no que respeita aos coordenadores, na segunda-feira houve três reuniões do plano de contingência “com vista a definir as medidas que estavam pedidas relativamente a cada um dos setores da Câmara”, mas “com as mesmas pessoas”.

As cerca de 25 pessoas que participaram nas reuniões em que esteve Luís Pinheiro encontram-se em quarentena, incluindo ele próprio, os sete presidentes de Junta, os coordenadores e os adjuntos, acrescentou.

Borges da Silva sublinhou que, “nos últimos 15 dias, a Câmara tem estado praticamente a trabalhar em teletrabalho e, portanto, no edifício multiúsos não estava praticamente ninguém e no edifício da Câmara estavam seis a oito pessoas”.

Apesar disso, e “para dar confiança aos restantes trabalhadores e aos munícipes”, hoje será feita “uma desinfeção profunda da Câmara e do pavilhão multiúsos”, acrescentou.

Anterior Arganil avança com desinfeção de espaços públicos quando as autoridades de saúde o determinarem
Seguinte Câmara de Penacova quer reduzir ou isentar pagamento de água durante período de Estado de Emergência

Notícias Relacionadas

Informação

Polícia Judiciária deteve homem por crimes de homicídio e de incêndio em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada e de um crime de

Informação

“Normalmente seguimos a Nossa Senhora. É ela que nos orienta. Desta vez, foi ela que visitou as nossas casas” (com vídeo)

Arrancou, ontem à noite, a Procissão das Velas na cidade de Oliveira do Hospital, este ano designada “Procissão do Coração” pelo facto de as pessoas participarem apenas com o coração.

Última Hora

Município de Seia promove ação de reflorestação em área ardida

O Município de Seia, através do serviço Municipal de Proteção Civil, e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), enquadrada na iniciativa “Verde Puro”, promovem uma ação

Informação

Chuva (por vezes forte) e neve colocam país sob aviso amarelo

Sete distritos de Portugal continental estão hoje, primeiro dia da primavera, sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Região

Cáritas de Coimbra participa em encontro europeu sobre Ambientes Amigáveis

A Cáritas Diocesana de Coimbra participa hoje, dia 9 de maio, e manhã, dia 10, no LifeScience Park, na Cracóvia – Polónia, para participar Encontro do Grupo de Ação D4

Última Hora

Operação Todos os Santos termina com 1 157 acidentes e cinco mortos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.157 acidentes que provocaram cinco mortos e 18 feridos graves durante os cinco dias da operação Todos os Santos, em que foram detidos 147

Região

Região: Incêndio em fábrica de transformação de madeiras dominado. Não há feridos

Um incêndio deflagrou na noite de segunda-feira numa fábrica de transformação de madeiras em Montemor-o-Velho, Coimbra, com as chamas a serem dominadas mais de duas horas depois do alerta.

Cultura

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei, este fim de semana em Alvôco das Várzeas

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei É já este sábado 10 de junho que Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, irá receber o 3.º Campeonato

Sociedade

Câmara Municipal e Randstad assinam protocolo para arranque do novo “Call Center” da Altice em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal e a empresa Randstad vão assinar no Dia do Município, 7 de outubro, o protocolo para a instalação do novo centro de apoio telefónico da Altice …

Última Hora

Festa do Queijo premiou iguarias doces e salgadas

O Concurso de Gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” foi um dos momentos mais aguardados da 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O concurso, aberto a

Destaque

Covid-19: Alexandrino vai reunir com responsáveis locais para definir “plano de ação”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital vai reunir manhã, terça-feira, com responsáveis do concelho na área da saúde e da segurança…

Informação

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …