Nelas aprova orçamento municipal para 2020 no montante de 17,9 milhões de euros
6 Novembro, 2019 2032 visualizações

Nelas aprova orçamento municipal para 2020 no montante de 17,9 milhões de euros

image_pdfimage_print

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2020 foram aprovados por maioria na reunião de Câmara que teve lugar no dia 31 de outubro, com os votos favoráveis do Presidente da Câmara e dos vereadores eleitos pelo PS.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que, com um total de 17,9 milhões de euros, quer do lado da receita (10,5 milhões de correntes e 7,3 milhões de capital) quer do lado da despesa (9,4 milhões de correntes e 8,5 milhões de capital ou investimento), no Orçamento Municipal é bastante significativo o montante destinado a investimentos de mais de 8,5 milhões de euros, ou seja 47,4% do total das despesas previstas.

“Este nível de investimento é possível com base nas obras já financiadas pela Câmara Municipal nos fundos comunitários do PT2020, fundos estes de montante total já superior a 22 milhões de euros e que continuam a ter expressão em 2020”, refere o Município.

O Município de Nelas tem, neste momento, diversas empreitadas que se concluem em 2019 ou prosseguem em 2020, das quais se destacam ETARs, Escolas do 1o Ciclo e Reabilitação Urbana, a que prevê juntar empreitadas de novas ETARs (como a da Ribeirinha em Canas de Senhorim num investimento superior a 500 mil euros), um novo sistema de armazenamento e abastecimento de água (já consignado e em construção no valor de mais de 1,5 milhões de euros), e requalificação de infraestruturas culturais e áreas de acolhimento empresarial, rede viária, ampliação de cemitérios, entre outras.

Estes projetos com financiamento comunitário, com uma comparticipação municipal que tem financiamento bancário aprovado, implicarão um endividamento total do município no final de 2020 de 11,8 milhões de euros, se o investimento previsto for totalmente realizado.

O investimento a realizar não prejudicará a manutenção da qualidade do serviço municipal em todas as suas áreas de intervenção, razão pela qual o orçamento comporta a despesa de integração no quadro de pessoal dos 60 trabalhadores precários admitidos em 2018 e em 2019, os encargos daí decorrentes, bem como os resultantes dos aumentos salários e descongelamento de carreiras.

Este Orçamento Municipal, não obstante um grande esforço de investimento e de despesa para manter a qualidade dos serviços municipais (na educação, no desporto, no apoio associativo, no apoio sénior, entre muitos outros), continua a manter a taxa mínima de IMI de 0,30%, aliviando a carga fiscal que incide sobre as pessoas e as empresas.

Anterior Sinistralidade: 253 infrações, 90 acidentes e um morto no distrito de Coimbra
Seguinte Celorico da Beira: Homem que estava desaparecido encontrado sem vida

Notícias Relacionadas

Destaque

Sinistralidade: 18 detenções, 536 infrações e 58 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de abril a 6 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Politica

PSD vai tirar “conclusões” da derrota em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital escusou-se, ontem. a confirmar a sua demissão daquele cargo.

Última Hora

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.

Última Hora

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Última Hora

Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu hoje vítima de afogamento após cair para um poço no concelho de Montemor-o-Velho.

Destaque

Ministro da Agricultura veio à ANCOSE entregar borregas a produtores lesados pelo incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

O Ministro  da Agricultura, Capoulas Santos, participou esta tarde, nas instalações da Ancose – Associação Nacional…

Última Hora

Penacova: Comissão de Utentes do Centro de Saúde exige mais médicos de família

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Penacova vai organizar uma conferência de imprensa junto ao Centro de Saúde de Penacova, amanhã, 5 de março, pelas 11h30 horas,

Informação

PJ deteve suspeito de fogo posto em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, procedeu à detenção de um homem de 43 anos, …

Última Hora

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Última Hora

Produtores pecuários afetados pelos fogos isentos de pagar registo animal

Os produtores pecuários cujas explorações se situam nos concelhos afetados pelos incêndios ficam isentos de pagar os serviços relativos à identificação e registo animal,…

Destaque

Alexandrino esclarece demora na entrega de tratores e valor de conta solidária

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje que a demora na entrega dos tratores oferecidos pela Cáritas e…

Informação

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Neste fim-de-semana, o Campeonato Nacional está interrompido devido à realização de jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital regressa