Natal Sénior juntou cerca de 400 idosos das IPSS do concelho de Oliveira do Hospital
4 Dezembro, 2019 1354 visualizações

Natal Sénior juntou cerca de 400 idosos das IPSS do concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Encontro Natal Sénior, organizado pela Rede Social Concelhia e pela Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, juntou cerca de 400 idosos das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho oliveirense, numa “antecipação ao Natal”.

Foi no Pavilhão Municipal da cidade que, durante o dia de hoje, os idosos do concelho foram presenteados com várias iniciativas.

Presente na iniciativa, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, referiu, em declarações à Rádio Boa Nova, que o Natal Sénior é uma forma de “reunir os idosos que estão nas IPSS” e fez questão de dar os parabéns aos funcionários das instituições pelo “trabalho coletivo”.

“É uma rede que me orgulha como presidente do Município, em defesa destas pessoas idosas”, disse.

Na ocasião, o autarca lembrou a medida que o Município vai adotar já no próximo ano: a oferta de medicamentos aos idosos do concelho. “A partir de janeiro, vamos pagar os medicamentos a estas pessoas que têm reformas de miséria. A Câmara Municipal pagará todos os medicamentos para que estas pessoas tenham dinheiro para comer”, justificou José Carlos Alexandrino.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Ação Social da Câmara Municipal, o Natal Sénior “é uma forma de juntar os idosos que estão nas instituições do concelho para celebrar o Natal em conjunto, com animação, num ambiente de convivência”.

Desta iniciativa, o vereador destaca a Sessão de Risoterapia, “um espetáculo de animação para as pessoas rirem e ficarem bem-dispostas”.

À Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo fez questão de evidenciar, uma vez mais, a importância deste tipo de iniciativas com os mais velhos. “Temos hoje um programa no concelho que é o “Ativos e Saudáveis: Agenda Sénior de Oliveira do Hospital”, que tem como objetivo promover estes encontros.

Agora é altura de “lançar um novo projeto” que, segundo o responsável, “pretende promover a estimulação cognitiva sensorial para combater o envelhecimento cognitivo”.

Para além disso, defende que “juntar cada vez mais as crianças com os idosos, num ambiente intergeracional faz muito bem”. “Faz muito bem aos idosos. Dá-lhes vida, alegria, anos de vida e bem-estar”, concluiu.

Anterior Município de Penacova constrói nova EB1 em Figueira de Lorvão
Seguinte Tondela: Incêndio desalojou e provocou ferimentos a casal de idosos

Notícias Relacionadas

Última Hora

GNR  deteve mulher de 41 anos suspeita de tráfico de estupefacientes em Seia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve no dia 16 de fevereiro, uma mulher com 41 anos,…

Politica

Paulo Leitão é candidato a líder da distrital de Coimbra do PSD

O vereador da Câmara de Coimbra, Paulo Leitão, apresentou ontem a candidatura à liderança da comissão política distrital do PSD, da qual é vice-presidente, para renovar os atores políticos e

Informação

Homem encontrado morto em levada de água em Soure

O cadáver de um homem de idade indefinida foi encontrado, ontem à tarde, numa levada de água na vila de Soure, Coimbra.

Última Hora

IPC dinamizou semana dedicada à promoção da correta gestão de resíduos

Decorreu, nas Residências do Politécnico de Coimbra (IPC), uma semana dedicada à promoção da correta gestão de resíduos.

Região

Campeonato de elite do futebol de praia começa na Figueira da Foz

A praia de Buarcos, na Figueira da Foz, recebe no próximo sábado a jornada inaugural do Campeonato de Elite de Futebol de Praia. Este evento é organizado…

Informação

CIM Região de Coimbra promoveu plantação simbólica em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital recebeu, hoje, uma ação simbólica da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra de plantação de árvores no âmbito do programa Floresta Comum.

Destaque

População de Seixo da Beira assistiu à inauguração da Sede Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama

A sede do Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama, no Seixo da Beira, sofreu obras de requalificação e foi inaugurada no passado sábado, dia 29 de dezembro.

Informação

Incêndios: Um morto em queda de helicóptero em Valongo. A25, IC2 e linha do Vouga cortadas. Chamas atingem edificações em Lisboa

Um helicóptero de combate a incêndios caiu, esta quinta-feira à tarde, na zona de Sobrado, Valongo, causando a morte ao piloto, que seria o único ocupante da aeronave.

Sociedade

Neve no Norte e agitação marítima na costa põem país sob aviso amarelo

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, …

Sociedade

Exposição de tesouros nacionais marca segundo domingo jubilar

No próximo domingo 2 de fevereiro, o Mosteiro de Santa Cruz acolhe um vibrante programa integrado no Jubileu…

Região

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Última Hora

Projeto Reflorestar: Oliveira do Hospital já distribuiu 84 mil árvores à população

O município de Oliveira do Hospital distribuiu 84 mil árvores para reflorestar áreas ardidas em 2017, mas pretende atingir meio milhão de exemplares doados à população.