Nadador Salvador retirou homem em paragem cardiorrespiratória na praia de S. Sebastião da Feira
16 Julho, 2020 4192 visualizações

Nadador Salvador retirou homem em paragem cardiorrespiratória na praia de S. Sebastião da Feira

image_pdfimage_print

O nadador salvador destacado na praia fluvial de S. Sebastião da Feira, concelho de Oliveira do Hospital, socorreu, ao final da tarde de ontem, um homem que entrou em paragem cardiorrespiratória dentro de água.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, referiu que “o nadador salvador apercebeu-se de que um indivíduo estaria com dificuldades, socorreu-o e percebeu imediatamente que estava a fazer paragem cardiorrespiratória”. A vítima foi socorrida na praia e “o nadador conseguiu mantê-lo com pulso até à chegada do socorro”.

De acordo com Rui Coelho, ao local deslocaram-se os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e a SIV de Seia e o indivíduo “foi transportado até às Vendas de Galizes, onde foi socorrido e estabilizado pela VMER de Coimbra”. Apesar de ter começado a “respirar por meios próprios, seguiu para os Hospitais de Coimbra”.

À Rádio Boa Nova, o presidente referiu que “ainda não se percebeu ao certo o que terá provocado a situação”. Adiantou que o indivíduo tem cerca de 36 anos, “é reconhecido na região mas tem residência temporária em França e é de nacionalidade cabo-verdiana”.

Face a esta situação, Rui Coelho reconhece a relevância da presença de nadadores salvadores nas praias fluviais, contudo, considera que seria “importante” haver vigilância também “em espaços fluviais que não estão vigiados”. “Há muita gente a procurar a zona ribeirinha do Vale do Alva. Estamos preocupados com essa situação. Reconheço que se esta ocorrência se desse num desses espaços sem vigilância, sem nadador salvador, provavelmente teríamos um desfecho diferente”, concluiu.

A época balnear iniciou no dia 1 de julho nas praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital. Em S. Sebastião da Feira, devido à pandemia da Covid-19, a praia fluvial, que este ano viu renovado o galardão de Praia Acessível, pode ser frequentada por 120 pessoas.

 

Fotos: Arquivo RBN

Anterior Portugal Continental em situação de Alerta a partir da meia-noite
Seguinte Cerca de 150 concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Notícias Relacionadas

Informação

Mais de 30 concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Coimbra e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

Mau tempo: Câmara de Seia decreta Situação de Alerta

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, decidiu decretar Situação de Alerta para a área do concelho de Seia, para o período entre as 18h00…

Informação

Habitação ardeu parcialmente no concelho de Tabuaço

Uma casa ardeu parcialmente esta quinta-feira, 17 de janeiro, e três pessoas foram transportadas ao hospital por inalação de fumos, na localidade de Santa Leocádia, concelho de Tabuaço.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Sampaense Basket inicia, este fim-de-semana, o seu percurso no Campeonato da Proliga. A equipa de São Paio de Gramaços disputa a 1ª jornada da Zona Norte frente ao Maia,

Última Hora

Associação sem queixas sobre indemnizações a familiares das vítimas

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal não recebeu queixas sobre os processos de indemnização e apenas dois casos não foram resolvidos.

Região

Distritais do Bloco exigem conclusão do IC6

As coordenadoras distritais bloquistas de Castelo Branco, Coimbra e Guarda dizem que a conclusão do itinerário complementar para ligar…

Informação

Google deu 100 mil para equipamentos de Teleassistência em concelhos afetados pelos fogos

A Google.org, o projeto de filantropia da Google doou 100 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa para a compra e instalação de equipamentos de teleassistências nos concelhos de Oliveira do

Informação

GNR realiza operação “Viajar sem pressa”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 10 a 16 de março, intensifica a fiscalização rodoviária, designadamente o controlo da velocidade, com o objetivo de promover comportamentos mais seguros

Última Hora

Fogos de outubro: Relatório de comissão será entregue a 20 de março

A comissão técnica independente para analisar os incêndios de outubro de 2017 vai entregar o seu relatório ao parlamento em 20 de março, foi hoje anunciado.

Última Hora

Aguaceiros e trovoada nos próximos dias

A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira.

Região

Camião despistou-se e espalhou centenas de garrafas de cerveja no IC2 (com vídeo)

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se, na manhã desta quarta-feira, no IC2, em Coimbra. Apesar de não ter provocado feridos, …

Região

Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família

O Município de Gouveia, em colaboração com vários parceiros, organiza a Semana da Família que vai decorrer entre os dias 14 a 20 de maio, em Gouveia.