Música: Morreu José Mário Branco. Tinha 77 anos
19 Novembro, 2019 1553 visualizações

Música: Morreu José Mário Branco. Tinha 77 anos

image_pdfimage_print

O cantautor José Mário Branco morreu, esta terça-feira, aos 77 anos.

A causa da morte ainda não é conhecida, nem o local onde morreu, mas tudo leva a crer que se tenha tratado de algo inesperado, uma vez que não lhe era conhecida doença grave.

O Presidente da República lamentou a morte do cantautor e recordou que, em vida, José Mário Branco nunca aceitou ser condecorado e, por isso, a condecoração a título póstumo dependerá “da família”.

Nascido no Porto, em maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa, em particular no período da Revolução de Abril de 1974, cujo trabalho se estende também ao cinema, ao teatro e à ação cultural.

Foi fundador do Grupo de Ação Cultural (GAC), fez parte da companhia de teatro A Comuna, fundou o Teatro do Mundo, a União Portuguesa de Artistas e Variedades e colaborou na produção musical para outros artistas, nomeadamente Camané, Amélia Muge, Samuel e Nathalie.

Em 2018, José Mário Branco cumpriu meio século de carreira, tendo editado um duplo álbum com inéditos e raridades, gravados entre 1967 e 1999. A edição sucede à reedição, no ano anterior, de sete álbuns de originais e um ao vivo, de um período que vai de 1971 e 2004.

Anterior Mulher vendia pescado impróprio para consumo na Costa Nova
Seguinte Chuva regressa hoje. Dez distritos sob aviso devido à agitação marítima

Notícias Relacionadas

Última Hora

Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …

Informação

Soltem Talentos 2019: Inscrições decorrem até 23 de junho

Encontra-se a decorrer o prazo para inscrição no concurso “Soltem Talentos 2018”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do Pelouro da Cultura.

Última Hora

Termo de identidade e residência para autor de empurrão a adepto

O alegado autor de um empurrão a um adepto do Benfica, no jogo particular de futebol frente à Académica, ficou hoje…

Última Hora

Oliveira do Hospital realiza sessão evocativa em memória das vítimas do incêndio de 15 de outubro de 2017

Esta segunda-feira, quando se assinala um ano dos trágicos incêndios de 15 de outubro, o Município de Oliveira do Hospital presta homenagem a todas as vítimas através da realização de

Informação

Ordem dos Médicos denuncia carência de equipamentos de radioterapia no Centro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou a falta de equipamentos de radioterapia e,…

Região

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Última Hora

Coro Polifónico Municipal de Tábua comemora X aniversário

O Coro Polifónico Municipal de Tábua comemora o seu 10º aniversário com a realização do seu Concerto Anual.

Última Hora

O Monte do Colcurinho e a falta de um outdoor na cidade em “Ca$h Resto Z€ro”

Os vídeos que se tornaram virais produzidos por uma das maiores produtoras de drones do mundo e por uma dos maiores produtores de skates serviram de mote ao espaço de

Sociedade

Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa hoje a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, …

Última Hora

Monchique: Proteção Civil admite “outras causas que não negligência”

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil admite que, na origem do incêndio que deflagrou no início do mês em Monchique, haja “outras causas que não a negligência

Região

Já foi retomada a circulação no IP3

A circulação automóvel foi retomada às 14h00 no IP3, depois de ter estado cortada cerca de uma hora e meia devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa,

Informação

ADACO quer Feira Digital do Queijo DOP alargada a outros produtos

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) defende a inclusão de outros produtos da região na Feira Digital que foi inaugurada no passado dia 15 de abril pela ministra…