Música: Morreu José Mário Branco. Tinha 77 anos
19 Novembro, 2019 1533 visualizações

Música: Morreu José Mário Branco. Tinha 77 anos

image_pdfimage_print

O cantautor José Mário Branco morreu, esta terça-feira, aos 77 anos.

A causa da morte ainda não é conhecida, nem o local onde morreu, mas tudo leva a crer que se tenha tratado de algo inesperado, uma vez que não lhe era conhecida doença grave.

O Presidente da República lamentou a morte do cantautor e recordou que, em vida, José Mário Branco nunca aceitou ser condecorado e, por isso, a condecoração a título póstumo dependerá “da família”.

Nascido no Porto, em maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa, em particular no período da Revolução de Abril de 1974, cujo trabalho se estende também ao cinema, ao teatro e à ação cultural.

Foi fundador do Grupo de Ação Cultural (GAC), fez parte da companhia de teatro A Comuna, fundou o Teatro do Mundo, a União Portuguesa de Artistas e Variedades e colaborou na produção musical para outros artistas, nomeadamente Camané, Amélia Muge, Samuel e Nathalie.

Em 2018, José Mário Branco cumpriu meio século de carreira, tendo editado um duplo álbum com inéditos e raridades, gravados entre 1967 e 1999. A edição sucede à reedição, no ano anterior, de sete álbuns de originais e um ao vivo, de um período que vai de 1971 e 2004.

Anterior Mulher vendia pescado impróprio para consumo na Costa Nova
Seguinte Chuva regressa hoje. Dez distritos sob aviso devido à agitação marítima

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…

Última Hora

Meio Mundo é ponto de venda do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova

O livro “Dia 15”, lançado e editado pela Rádio Boa Nova, está disponível para compra, pelo valor de 10 Euros, na papelaria e livraria Meio Mundo, na cidade de Oliveira

Informação

Desaparecimento e homicídio de Valentina: Crime desvendado em três dias

O país ficou em choque com o desfecho do desaparecimento de Valentina, a menina de nove anos que andava a ser procurada pelas autoridades e populares em Atouguia da Baleia, em Peniche, desde quinta-feira passada. 

Região

Assunção Cristas defendeu unidade de missão para reconstrução na visita a empresas devastadas pelo fogo em Oliveira do Hospital

Depois de visitar a corporação de bombeiros na cidade de Oliveira do Hospital, Assunção Cristas testemunhou, esta manhã,..

Última Hora

Detetado caso positivo de Covid-19 no concelho de Gouveia

O Município de Gouveia confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus (covid-19) no concelho através de um comunicado na sua página oficial do Facebook.

Informação

Município de Tábua cede equipamento informático a alunos do Agrupamento de Escolas de Tábua

No seguimento do investimento do Município de Tábua na aquisição de computadores portáteis e acessos à internet, para disponibilizar a título de empréstimo aos alunos do 1º, 2º e 3º

Última Hora

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Informação

AEOH implementa instrumento de certificação do ensino profissional (com vídeo)

Cristina Borges, sub-diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital esteve, esta manhã, no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova. A responsável abordou a implementação…

Última Hora

Ludoteca Municipal de Seia com novos cenários inspirados no Universo

O dia do Pai, que se comemorou no sábado passado (dia 19), foi a data eleita para a apresentação dos novos cenários da Ludoteca Municipal de Seia, espaço dedicado aos

Região

Mulher morreu atropelada em Viseu

Uma mulher de 64 anos morreu esta manhã vítima de um atropelamento junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu.

Última Hora

Mário Patrão soma vitória no Morocco Desert Challenge

Campeão nacional por sete vezes, Mário Patrão alcançou, hoje, a sua primeira grande vitória internacional ao triunfar no Morocco Desert Challenge uma das maiores maratonas africanas de todo-o-terreno, que se desenrolou ao longo de

Educação

AEOH reabre portas a 300 alunos “de forma consciente” (com vídeo)

A escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) abriu hoje as suas portas para receber os alunos do 11º e 12º anos, no dia em que