Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)
5 Junho, 2017 1671 visualizações

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

image_pdfimage_print

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

… de sensibilização junto do comércio local sobre a eficiência energética e gestão de resíduos.


Várias equipas compostas por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Escola Profissional Eptoliva e ESTGOH, professores e técnicos da autarquia e da ADI visitaram vários espaços comerciais da cidade com a missão de sensibilizar os lojas para a adoção de práticas sustentáveis.

 

dia ambiente2

O arranque da ação teve lugar no Salão Nobre da Câmara de Oliveira do Hospital, Município Eco XXI. José Francisco Rolo, vice presidente e vereador responsável pelo pelouro do Ambiente explicou os objetivos da ação que envolve as escolas e pretende sensibilizar os comerciantes para as boas práticas ambientais. Enquadrou a ação nas “obrigações” do município com galardão Eco XXI.”Termos o galardão é uma parte, mas para lá chegarmos temos que dar a cara e fazer ações”, explicou.

Atento às notícias que marcam este dia e que dão conta do aumento da pegada ecológica, o presidente da Câmara Municipal destacou a importância da “educação ambiental” e de as pessoas tomarem consciência da necessidade de adotarem comportamentos amigos do ambiente, nomeadamente a reciclagem. “A terra tem recursos, mas não tem recursos ilimitados”, observou José Carlos Alexandrino.

A ação hoje realizada junto dos lojistas passou também pela distribuição de dispositivos informativos sobre medidas para a promoção da eficiência energética, com sugestões de poupança de energia, fornecendo ferramentas aos comerciantes para a redução de consumo de energia e consequentemente redução dos custos de funcionamento. Em simultâneo foi promovido o preenchimento de um breve questionário sobre a performance energética do estabelecimento. Também foi entregue um pilhão.

O Município de Oliveira do Hospital lembra que, dentro do que é a sua política de responsabilidade ambiental, tem desenvolvido várias e sucessivas iniciativas a nível cívico e de intervenção no âmbito da educação ambiental junto da população, envolvendo crianças e adultos na proteção e defesa do ambiente, tendo vindo a obter vários prémios e galardões que reconhecem um conjunto de boas práticas como é o caso do Prémio ECOXXI – Municípios Sustentáveis.

Anterior Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire
Seguinte Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

Notícias Relacionadas

Nacional

Chuva regressa a Portugal continental a partir de amanhã

O estado do tempo em Portugal continental vai mudar a partir de quarta-feira, dia em que se prevê períodos de chuva a partir do final da tarde em todo o

Informação

PIDS realiza “V Torneio 24 Horas” este fim-de-semana

A Associação Juvenil PIDS-  Partilha Inspiração, Associação Juvenil de Dinamização Social, promove, este fim-de-semana, a quinta edição do torneio de futsal “24 Horas”, que terá lugar no Polidesportivo do Seixo

Última Hora

Incêndios: Município de Góis mostra-se grato por solidariedade manifestada

Em comunicado, o executivo Municipal de Góis, que reuniu esta manhã, expressa  “o mais profundo agradecimento e reconhecimento a todas as corporações de bombeiros, …

Última Hora

Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

O mês de abril  “foi muito positivo” para o turismo no Centro de Portugal. “Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região

Informação

Coimbra: Detidas doze pessoas suspeitas da autoria do crime de tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, desencadeou, nos últimos dias, duas ações operacionais, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, na cidade de Coimbra.

Informação

Dois feridos em colisão frontal entre Ponte de Sor e Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, numa colisão frontal hoje de manhã entre Ponte de Sor e Gavião, disse fonte do Centro…

Informação

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro

Informação

Tondela: GNR identifica três suspeitos de furtos

A GNR anunciou hoje ter identificado três homens, com idades entre os 19 e 58 anos, suspeitos de furtos em estabelecimentos de restauração e bebidas, no concelho de Tondela.

Região

Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, com início pelas 11h00, no edifício dos Serviços Comuns, uma cerimónia de homenagem a

Destaque

Volta a Portugal do Futuro vai ter subida ao Monte do Colcurinho no dia 6 de setembro

A Volta a Portugal do Futuro, uma competição carismática desde 1992, conta, este ano, com uma chegada ao Monte do Colcurinho, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Utentes da A25, A23 e A24 defendem “fim das portagens” em vez de descontos

A Comissão de Utentes da A25, da A23 e da A24 classificou hoje como “francamente insuficiente” o desconto de 15 por cento em algumas autoestradas, …

Última Hora

Praias Fluviais do concelho de Arganil com distinções balneares

As Praias Fluviais do concelho de Arganil distinguidas com “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Qualidade de Ouro” e “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” já se encontram ‘vestidas’ a rigor.