Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”
18 Outubro, 2018 1893 visualizações

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Na cerimónia de Assinatura, decorrida esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, mostrou-se confiante no que “estes protocolos poderão proporcionar”.

“É preciso procurar cultura cívica nos nossos territórios. Isso é um desígnio, um desafio. E é aquilo que todos nós temos que fazer: compreender ações para educar, sensibilizar e consciencializar os cidadãos para a mudança de comportamentos em matérias de valorização da floresta, do ordenamento do território, do património ambiental e das alterações climáticas”, afirmou.

O autarca mostra-se positivo quanto aos futuros resultados do Contrato. “É sabermos gastar este dinheiro para que ele atinja determinados objetivos de mudança de comportamentos. São esses os indicadores que queremos, referiu, crente de que será “um forte contributo para Oliveira do Hospital”.

A propósito do tema, o presidente voltou a mostrar o seu desagrado face à regeneração do eucalipto. “Nós hoje temos um exemplo que nos amargura, para o qual as soluções são difíceis que é o problema da regeneração do eucalipto de forma descontrolada”. José Carlos Alexandrino não se conforma com o facto de “onde não havia eucalipto”, agora existir “uma verdadeira praga, que está a invadir os territórios”.

Alexandra Carvalho, diretora do Fundo Ambiental, na sessão explicou em que consiste o programa, realçando o seu contributo para a “área da capacitação e sensibilização ambiental”, “um dos eixos estratégicos da política ambiental”, que é cofinanciado com os parceiros.

“Todos nós acreditamos que a mudança de comportamentos pode impedir que a espécie desapareça deste planeta nos próximos anos devido aos efeitos devastadores das alterações climáticas e de uma economia linear que está a destruir os recursos naturais existentes””; afirmou.

 

No encerramento da cerimónia, Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, evidenciou as estratégias pelas quais o Estado optado em prol do ambiente. “O território está a mudar cada vez mais rápido. Temos que olhar para este nosso território, que é cada vez mais complexo, com uma dinâmica mais rápida, disse, reforçando que o Governo se tem preocupado “com o capital natural”. “Estou certa que, em conjunto, vamos conseguir superar estes desafios”, concluiu.

Para além do Município de Oliveira do Hospital, outras entidades assinaram o Contrato: Pinhais do Zêzere- Associação para o Desenvolvimento; Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova; Quercus- Asociação Nacional de Conservação da Natureza; Lousitânea- Liga de Amigos da Serra da Lousã; Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça; Associação Natureza Portugal; Associação Florestal do Concelho de Ansião; Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta; Câmara Municipal da Lousã; Pinhal Maior- Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sil; FLORESTIS- Associação Florestal de Portugal; Desafio das Letras Unipessoal Lda e Associação Inevitable Journey.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior “Ciclo pelas Igrejas” promove música e património do concelho de Oliveira do Hospital
Seguinte Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Notícias Relacionadas

Nacional

Proteção Civil emite aviso à população pelo agravamento do estado do tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas no norte e centro do país, prevendo-se o período crítico entre o

Informação

EN 17 e IC6 dominam discussão política na Assembleia Municipal (Atualizada)

A falta de intervenção na EN17 e o impasse em torno do IC6 volta a dominar a discussão na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Região

ASAE apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau após ter efetuado uma ação de fiscalização…

Informação

Homem em julgamento no Tribunal de Aveiro por ter levado filho menor para assalto

O Tribunal de Aveiro começou a julgar, hoje, um homem de 39 anos que tentou assaltar duas instalações industriais em Águeda, tendo levado um filho menor de 15 anos para

Última Hora

Foguete italiano surpreendeu em Leiria. Hoje realiza-se a etapa mais distante da Volta

Não se sabe muito bem de onde surgiu, mas no momento mais oportuno foi ele quem apareceu à frente do pelotão a cortar a linha de meta. A surpresa…

Informação

Moradora queixa-se de ruído de bar na cidade de Oliveira do Hospital

Uma moradora na cidade de Oliveira do Hospital foi, esta manhã, à reunião pública do Município queixar-se do ruído…

Última Hora

Pai matou filho com facada durante discussão em Pombal

Um homem de 36 anos morreu vítima de uma facada durante uma discussão com o pai, sábado à noite, numa habitação em Água Formosa, no concelho de Pombal, distrito de

Sociedade

25 de abril: “Foi um ato meramente simbólico. Também quisemos homenagear todos aqueles que estão na frente desta grande luta” (com vídeo)

Este ano, devido à pandemia que o país e o mundo vivem, as comemorações relativas ao Dia da Liberdade, celebrado hoje, dia 25 de abril, foram diferentes. Ainda assim, o

Sociedade

Virgílio Ribeiro & Costa “ganha força” com nova e moderna exposição de mobiliário

A empresa Virgílio Ribeiro & Costa, de Oliveira do Hospital, inaugura no próximo sábado, 18 de junho, o renovado espaço de venda ao público, apostando numa ampla…

Informação

Última Assembleia Municipal antes das Autárquicas 2017. Nuno Vilafanha deputado do PSD, assumiu o apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino que lidera o concelho há oito anos e é candidato a um terceiro mandato. A

Destaque

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Sociedade

“Há Festa…” animou Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A zona antiga da cidade de Oliveira do Hospital já não passa sem o “Há Festa na Zona Histórica”.