Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros
4 Agosto, 2016 1222 visualizações

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

… tendo em vista ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho e a consequente melhoria do serviço prestado às populações.

Os projetos, que se irão desenvolver num espaço temporal de 2 anos, incidem nas freguesias rurais e pequenas localidades que ainda não integram a rede, representando um investimento total de 2 005 882€ e uma comparticipação comunitária de 85%.

Entre os projetos apresentados está a criação de um emissário de águas residuais entre a Vila Chã e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Seia, a construção de ETAR’s nas localidades de Folgosa da Madalena e Folgosa do Salvador e a melhoria das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais nas localidades de Valezim, Vales e Teixeira de Baixo.

A concretização das empreitadas de saneamento básico representam o culminar de um longo caminho que o Município tem vindo a percorrer nos últimos anos, marcado pelo investimento de milhões de euros na construção de novas ETARS e emissários e redes de drenagem, que permitem uma taxa de cobertura do Concelho acima dos 90%.

As obras que integram as presentes candidaturas permitirão, através da construção das respetivas redes de drenagem, o tratamento de águas residuais nas localidades de Vila Chã, Folgosa do Salvador, Folgosa da Madalena, Teixeira de Baixo e Vales.

Esta última verá, ainda, melhorada a qualidade da água e a redução do número de falhas no abastecimento, através da sua integração no sistema de abastecimento em alta.

Por sua vez, a remodelação das redes de águas e saneamento e ampliação da capacidade de armazenamento de água em Valezim permitirá solucionar os problemas de falhas de pressão e roturas constantes na distribuição da água e em infiltrações na rede de recolha de águas residuais, que comprometem a eficiência do tratamento feito na ETAR desta localidade.

Para além da redução da despoluição dos cursos de água, os investimentos anunciados visam obter ganhos na eficiência da gestão dos recursos e das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, nomeadamente na diminuição de perdas de água tratada, melhor cobertura e funcionamento dos sistemas por forma a assegurar mais qualidade dos serviços prestados às populações.

Anterior Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal
Seguinte Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

Notícias Relacionadas

Informação

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabre no dia 1 de junho

O Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d´ Égua, Piódão, reabre este Verão e vai funcionar nos primeiros sábados de cada mês,…

Última Hora

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia

Informação

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.

Região

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a

Região

Resgate em Montanha de 17 turistas (Serra da Estrela), terminou da melhor maneira

Este sábado 9 de novembro, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Loriga (Brigada de Montanha),  foi solicitado para um resgate de 17 turistas no sítio do Ribeiro da Talada e

Informação

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Última Hora

Seia promove 2º Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia são novamente convidados a participar no Orçamento Participativo Escolar,…

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2020

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 27 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Programas

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 22 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Viseu: PJ deteve suspeitos da autoria do crime de rapto e roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Viseu, identificou e deteve três homens pela presumível autoria dos crimes

Última Hora

Meninos da “sala verde” da FAAD visitaram a Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova recebeu, esta manhã, a visita do grupo de meninos da “Sala Verde” do infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Informação

Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de outubro a 5 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta