Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros
4 Agosto, 2016 1224 visualizações

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

… tendo em vista ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho e a consequente melhoria do serviço prestado às populações.

Os projetos, que se irão desenvolver num espaço temporal de 2 anos, incidem nas freguesias rurais e pequenas localidades que ainda não integram a rede, representando um investimento total de 2 005 882€ e uma comparticipação comunitária de 85%.

Entre os projetos apresentados está a criação de um emissário de águas residuais entre a Vila Chã e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Seia, a construção de ETAR’s nas localidades de Folgosa da Madalena e Folgosa do Salvador e a melhoria das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais nas localidades de Valezim, Vales e Teixeira de Baixo.

A concretização das empreitadas de saneamento básico representam o culminar de um longo caminho que o Município tem vindo a percorrer nos últimos anos, marcado pelo investimento de milhões de euros na construção de novas ETARS e emissários e redes de drenagem, que permitem uma taxa de cobertura do Concelho acima dos 90%.

As obras que integram as presentes candidaturas permitirão, através da construção das respetivas redes de drenagem, o tratamento de águas residuais nas localidades de Vila Chã, Folgosa do Salvador, Folgosa da Madalena, Teixeira de Baixo e Vales.

Esta última verá, ainda, melhorada a qualidade da água e a redução do número de falhas no abastecimento, através da sua integração no sistema de abastecimento em alta.

Por sua vez, a remodelação das redes de águas e saneamento e ampliação da capacidade de armazenamento de água em Valezim permitirá solucionar os problemas de falhas de pressão e roturas constantes na distribuição da água e em infiltrações na rede de recolha de águas residuais, que comprometem a eficiência do tratamento feito na ETAR desta localidade.

Para além da redução da despoluição dos cursos de água, os investimentos anunciados visam obter ganhos na eficiência da gestão dos recursos e das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, nomeadamente na diminuição de perdas de água tratada, melhor cobertura e funcionamento dos sistemas por forma a assegurar mais qualidade dos serviços prestados às populações.

Anterior Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal
Seguinte Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

Notícias Relacionadas

Informação

Guarda: homem ferido com gravidade após ter sido eletrocutado em posto de energia

Um homem ficou gravemente ferido após ter sido eletrocutado em posto de transformação de eletricidade que serve o Instituto Politécnico da Guarda.

Última Hora

Coimbra: Museu Machado de Castro integrado no Património Mundial

O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foi integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

Informação

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) regressou aos empates na 9ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Nacional

Termómetros vão atingir valores anormais para a época este fim-de-semana

Neste fim-de-semana, os termómetros vão atingir valores anormais para a época, contudo as noites vão continuar frias.

Última Hora

Empresários do território das Aldeias de Montanha reclamam “discriminação positiva” nos apoios à hotelaria e restauração

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), em parceria com a consultora Blue Earth, organizou no passado dia 20 de maio uma videoconferência sobre as novas

Última Hora

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Última Hora

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Última Hora

Marchas Populares animaram noite de S. João em Seia

O ambiente festivo dos santos populares invadiu a cidade de Seia, no passado sábado, dia 23 de junho.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital incentiva desporto ao ar livre

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a desafiar os ginásios e associações do concelho para dinamizarem algumas das suas atividades nos diversos espaços ao ar livre do município.

Educação

Oliveira do Hospital vive mais uma Semana Académica

Está por aí mais uma Semana Académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Hoje, às 00h00 acontece a “Serenata Monumental”. Até domingo, dia 22, …

Informação

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.