Município de Seia promove “Saúde em Movimento” junto de seniores
17 Outubro, 2018 1328 visualizações

Município de Seia promove “Saúde em Movimento” junto de seniores

image_pdfimage_print

Seia tem um projeto de promoção da atividade física direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, que este ano completa a sua 10ª edição.

Designado por “Saúde em Movimento”, o programa municipal foi implementado em 2008 com o principal objetivo de incutir um estilo de vida mais ativo na população sénior do concelho e contribuir, por sua vez, para a melhoria da qualidade de vida, quer através da prática regular de atividade física, quer pelo acompanhamento de saúde que proporciona.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que o programa “Saúde em Movimento” é desenvolvido pelo serviço de desporto do Município e consiste na prática de atividade física, de forma orientada, através de duas sessões semanais de atividade física para cada inscrito, nomeadamente uma sessão de gerontomotricidade nos Gimnodesportivos e uma sessão de hidroginástica na Piscina.

Paralelamente, em parceria com o Centro de Saúde de Seia – ULS Guarda são feitos controlos mensais dos parâmetros básicos de saúde e, em parceria com a Ótica Lince, rastreios visuais e auditivos anuais.

A atividade é regular de acordo com o calendário escolar, sendo que as aulas de gerontomotricidade funcionam de uma forma descentralizada, em cinco locais distintos, designadamente em Seia (Gimnodesportivo Municipal 1), à segunda-feira (09h30/10h30) e quinta-feira (15h00/16h00), em São Romão (Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho), à terça-feira (09h15/10h15), em Loriga (Pavilhão EB Dr. Reis Leitão), à quarta-feira (15h00/16h00), em Arrifana (Pavilhão EB Dr. Abranches Ferrão), à quinta-feira (10h45/11h45), e em Tourais/Paranhos (Pavilhão EB Tourais/Paranhos), à sexta-feira (14h30/15h30). Por sua vez, devido ao condicionamento de espaço, as aulas na piscina municipal carecem de marcação prévia com os professores.

Para além dos benefícios da prática desportiva regular, o “Saúde em Movimento” tem subjacente uma componente de sociabilização das pessoas, constituindo uma oportunidade de convívio e partilha de novas experiências, nomeadamente através dos encontros intermunicipais, que se traduzem como um contributo para o aumento do equilíbrio pessoal e melhoria do ânimo e da saúde.

Anterior Município de Arganil e Águas do Centro Litoral comemoram Dia Nacional da Água nas Escolas
Seguinte Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Notícias Relacionadas

Última Hora

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Nacional

Proteção Civil decretou alerta vermelho. Coimbra entre os dez distritos em risco

Mais de 100 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Aveiro: Fogos mobilizam mais de 700 bombeiros e cortam A1, A25 e IC2

A situação dos fogos no distrito de Aveiro agravou durante a última madrugada.

Região

Região: Colisão na EN17 entre ambulância e pesado provoca três feridos graves. Uma mulher não resistiu aos ferimentos (notícia atualizada)

Uma colisão entre uma ambulância e um veículo pesado, ocorrida hoje na Estrada Nacional (EN) 17, no concelho de Celorico da Beira, provocou três feridos graves e um ligeiro.

Politica

Vereador do PSD alerta para autocarro escolar em ‘fim de vida’

João Brito, vereador do PSD, alertou o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital para a utilização de um transporte escolar em alegada situação irregular, por ter ultrapassado o período

Informação

Cinfães: Acidente com fogo-de-artifício faz um morto

Um acidente com fogo-de-artifício, que estava a ser lançado junto a uma igreja em São Cristóvão da Nogueira, em Cinfães, fez uma vítima mortal esta manhã.

Região

Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Acidente em Miranda do Corvo causa um morto e três feridos ligeiros. Segundo fonte dos bombeiros locais, as vitimas são jovens que vieram da Madeira para assistir ao Rally de

Informação

Detidos dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de TV

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira, em Arganil, distrito de Coimbra, dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de televisão e constituiu ainda seis clientes como arguidos, informou hoje

Região

Nogueirense empata, FCOH vence fora e Lagares mantém liderança. Sampaense cilindrado pelo FC Porto.

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense empatou em casa 1-1 frente à Académica SF, numa partida morna, com muitos toques no meio campo, pouca progressão e sem grande objectividade.

Nacional

GNR realiza Operação Floresta Segura 2019 até 6 de dezembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o território nacional, a operação “Floresta Segura 2019”, através do Serviço de Proteção da

Destaque

Sinistralidade: 3 detenções, 786 infrações e 78 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do