Município de Seia promove ExpoSocial de 28 de setembro a 1 de outubro
13 Setembro, 2019 479 visualizações

Município de Seia promove ExpoSocial de 28 de setembro a 1 de outubro

image_pdfimage_print

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração dos parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro a 1 de outubro, a 14ª ExpoSocial.

De volta a edições anteriores, a organização visa promover, com esta iniciativa, o intercâmbio de experiências entre instituições, técnicos e a comunidade em geral. Neste sentido, o programa contempla espaços de reflexão, debate, exposições e oficinas, a que se associam caminhadas, visitas culturais e momentos de convívio, integradas em datas comemorativas.

Assim, no dia 28 de setembro, sob o chapéu das Jornadas Europeias do Património, o Museu Natural da Electricidade apresenta ao público uma nova exposição temporária: “Ex-votos, Manifestações de Fé”, com abertura agendada para as 15h. À noite, às 21h30, sobe ao placo da Casa Municipal da Cultura a peça “Le Fumiste”, uma homenagem à memória, contada a partir do teatro de objetos, com humor, magia e poesia.

No dia seguinte (29 de setembro), no mesmo espaço e em associação ao Dia Mundial do Coração, será formado um coração humano junto ao museu, atividade que antecipa o percurso pedestre orientado que se vai realizar na Senhora do Desterro, com a colaboração da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Seia e a Casa de Santa Isabel. Este é um convite para caminhar ao ar livre e desfrutar da natureza.

Finalizada a atividade física, a organização propõe posteriormente, integrado também nas Jornadas Europeias do Património, uma visita guiada ao Museu Natural da Electricidade, uma oportunidade de conhecer e revisitar a centenária Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro e a história da indústria elétrica em Seia.

Mais tarde, pelas 15h30, Mag Rodrigues fará uma visita guiada à exposição da sua autoria: “As Senhoras – ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental”. Patente na Casa Municipal da Cultura, de 6 de setembro a 6 de outubro, a exposição retrata a rotina de mulheres entre os 30 e 60 anos com doenças psiquiátricas de cariz agudo ao crónico. A mostra centra-se no dia-a-dia destas mulheres, todas elas residentes numa instituição psiquiátrica, pretendendo a autora tornar visível a saúde mental – tornar o invisível visível.

O dia 30 de setembro é reservado às Conversas InterMunicipais “Pelos Territórios das Famílias”, um espaço de debate e reflexão sobre as vivências familiares, mudanças na vida das famílias e nas relações pessoais. O encontro é dirigido a técnicos, dirigentes, mas também aos cidadãos de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

O programa de atividades encerra no dia 1 de outubro, numa festa dedicada ao idoso, com ritmos musicais, em associação ao Dia Internacional do Idoso, Dia Mundial da Música e Dia Mundial do Coração. O “Chá Dançante” decorre durante a tarde, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal 1, e visa proporcionar momentos de convívio entre a comunidade sénior do concelho – utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social e cidadãos com mais de 65 anos de idade, reformados e pensionistas.

Anterior Santa Ovaia promove Festival das Sopas – Festas de Verão 2019
Seguinte Região: Jovem de 17 anos detido por suspeita de crime de incêndio florestal

Notícias Relacionadas

Informação

Protocolo entre IP e ANCOSE “reconhece o interesse que a Associação tem para a agricultura da região”

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, e a Infraestruturas de Portugal (IP), celebraram, esta terça-feira, um protocolo de cooperação que consiste na reconstrução de vedações

Desporto

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 28ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou derrotas para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense.

Região

Região: GNR deteve dois homens e uma mulher por vários furtos

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Mira, deteve, ontem dia 16 de fevereiro, dois homens e uma mulher, com idades entre os 17 e os 62

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense disputam, em casa, no próximo domingo, 16 de dezembro, pelas 15h00, a 15ª jornada da Série C

Informação

Cantanhede: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, deteve ontem, dia 9 de março, em flagrante delito, um homem de 30 anos, pelo crime de

Informação

Tensão entre presidente de Junta e presidente da Associação de Vítimas agudiza-se nas redes sociais 

O mal-estar entre o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, Nuno Oliveira, e o presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio

Última Hora

Fogo em Monchique atingiu 74 casas, 30 de primeira habitação

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantifica em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo incêndio que lavrou durante uma semana no concelho, num universo de 74

Informação

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Sociedade

Fibra Óptica chega a Oliveira do Hospital, mas está longe de servir todo o concelho

A Meo está a proceder à instalação de uma rede de fibra ótica no concelho de Oliveira do Hospital, ficando limitada numa primeira fase à cidade e freguesias limítrofes, num

Última Hora

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Região

Mulher morreu atropelada em Viseu

Uma mulher de 64 anos morreu esta manhã vítima de um atropelamento junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu.

Última Hora

GNR deteve quatro pessoas por fraude fiscal de cinco milhões de Euros

A GNR anunciou hoje, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que a Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, realizou no dia 19 de