Município de Seia espera por António Costa na inauguração da Feira do Queijo
18 Fevereiro, 2020 1016 visualizações

Município de Seia espera por António Costa na inauguração da Feira do Queijo

image_pdfimage_print

O Município de Seia inaugura no próximo sábado, dia 22 de fevereiro, a Feira do Queijo Serra da Estrela, pelas 10h00, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa (ainda sujeita a confirmação).

A informação foi avançada pela autarquia senense à Rádio Boa Nova, segundo a qual, às 09h45 acontece a receção na Câmara Municipal, seguindo-se às 10h00, a cerimónia de abertura e visita à Feira do Queijo pelas entidades oficiais.  Às 12h30h, ocorrerá o almoço no conjunto turístico da Quinta do Crestelo, em Seia.

A Feira do Queijo de Seia decorre de 22 a 25 de fevereiro, onde o convite é para degustar o afamado queijo da serra e os produtos locais, conhecer as tradições genuínas e viver o ambiente festivo proporcionado pelo folclore e música tradicional.

O certame, um dos mais antigos da região, conta com a sua 43ª edição e aposta na valorização dos produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela assume maior protagonismo, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região Serra da Estrela, os enchidos, o mel e o azeite.

Aos sabores de montanha, associam-se os valores tradicionais da pastorícia, uma vez mais representados na Quinta do Pastor, mas também na mostra do Cão Serra da Estrela, assegurada pela LICRASE. Na quinta, além da mostra de ovinos, de animais da quinta e da horta com culturas hortícolas e aromáticas, será possível assistir à ordenha da ovelha e realizar-se-á, pela primeira vez, um concurso de ovinos Serra da Estrela do concelho de Seia, promovido em parceria Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.

Numa aliança entre a tradição secular, a criatividade e a inovação, a Feira do Queijo contempla ainda duas masterclass de queijo da serra com vinho, com Cláudio Martins e Tiago Macena, uma prova de azeite comentada pelo azeitólogo Francisco Ataíde Pavão e diversos momentos de cozinha ao vivo, promovidas pelos restaurantes locais.

Paralelamente, num impulso que se pretende incutir na afirmação do setor do Queijo Serra da Estrela, a INOVCLUSTER procederá no decorrer da feira à apresentação do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.

Num ambiente de festa e muita animação, onde não faltará a música tradicional, a feira proporciona igualmente oportunidades de degustação, nas tasquinhas, e de compras num leque diversificado de expositores de artesanato e de produtos da terra. Do vasto programa, destaque ainda para o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal. As produções ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia e do Enchido de Seia são outras das sugestões do programa delineado para os quatro dias.

A Feira do Queijo é promovida pelo Município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (Licrase), a Ancose, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal e o patrocínio do Crédito Agrícola Serra da Estrela e do Continente.

O certame abre todos os dias às 10h e termina às 20h, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h.

Anterior PJ deteve suspeito de abusar sexualmente de raparigas em Viseu
Seguinte Worten e a ERP Portugal oferece árvores para acção de reflorestação em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Montemor-o-Velho: Detidos por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Coimbra, através de militares do Posto Territorial de Montemor-o-Velho, no dia 7 de dezembro, deteve dois homens de 43 e 44 anos, por furto em interior

Última Hora

Incêndios: Autarca de Vila de Rei aponta para 3.700 hectares de floresta ardidos

O presidente da Câmara de Vila de Rei fez hoje um balanço provisório da destruição causada pelo incêndio e disse que, no concelho, …

Educação

Rede de Bibliotecas de Penacova promove iniciativa “Vamos comprar um poeta”

A Rede de Bibliotecas de Penacova presenteou os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Penacova com o espetáculo “Vamos comprar um poeta”, de Adriana Campos.

Região

ADIBER assinou protocolo que beneficia a Beira Serra em mais de 2,1 milhões de Euros

A ADIBER  assinou, em Mangualde, o Protocolo de Articulação Funcional com a Autoridade de Gestão do PDR2020, que permite à região da Beira Serra …

Última Hora

Dominados dois dos três fogos que deflagraram no domingo em Mangualde

Dois dos três incêndios que deflagraram na tarde de domingo em Mangualde, no distrito de Viseu, estão hoje de manhã em resolução, mantendo-se ativo um, de acordo com a Proteção

Última Hora

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Informação

“Bobadela Romana” distinguida em Itália com 2º prémio no Festival Internacional de Cinema Documental

A “Bobadela Romana” foi distinguida a semana passada, em Itália, no Festival Internacional de Cinema Documental, com o filme “Splendidissima Civitas”, que obteve o segundo lugar do “Premio Archeoclub D’Italia”,

Região

Homem de 83 anos encontrado morto na ribeira do Paul na Covilhã

Um homem de 83 anos foi encontrado morto, ontem, na ribeira do Paul, no concelho da Covilhã.

Região

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.

Informação

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Região

GNR deteve dois homens por furto em Oliveira do Mondego

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Penacova, deteve ontem, dia 7, dois homens de 37 anos, pela prática do crime de furto,…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.