Município de Seia confirma dois casos de COVID-19 e declara estado de alerta
28 Março, 2020 3720 visualizações

Município de Seia confirma dois casos de COVID-19 e declara estado de alerta

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal confirmou, hoje, a existência de dois casos de infeção por Covid-19, e determinou a “Situação de Alerta de Âmbito Municipal”…

… para o território do concelho de Seia.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que “o estado de alerta foi decretado até ao dia 5 de abril, sem prejuízo de prorrogação na medida de acordo com a evolução da situação, e é justificado pelo agravamento da evolução da situação epidemiológica no concelho de Seia”.

“Até então, há registo, de dois casos de infeção no território, constituindo este facto, pela rápida evolução que esta doença tem tido, um risco acrescido do aumento do número de infetados pelo SARS-CoV2, agente causador da COVID-19, podendo colocar sobre pressão ou mesmo esgotar a capacidade de resposta dos serviços de saúde, com previsíveis consequências graves em termos de risco para a vida dos doentes com esta patologia”, refere em comunicado o Município presidido por Carlos Filipe Camelo.

Adianta que “convocada a Comissão Municipal de Proteção Civil de Seia, esta procedeu à coordenação política e institucional das ações a desenvolver e decidiu pela não ativação, por enquanto, do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil”.

“Sem prejuízo do disposto no plano de emergência, a situação de alerta impõe a adoção de medidas preventivas e/ou especiais de reação, concretamente na promoção do cumprimento de todas as medidas determinadas no âmbito da execução da declaração do estado de emergência efetuada Presidente da República Portuguesa e descritas pelo Decreto n.º 2-A/2020 de 20 de março, da Presidência do Conselho de Ministros. Preconiza também a implementação das ações de coordenação e intervenção operacional no âmbito do Plano de Operações Distrital n.º 1/2020 da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e no âmbito do Plano de Operações Municipal n.º 1/2020”, informa.

No território do Município de Seia “manter-se-ão, igualmente, os avisos à população, que se encontram a ser difundidos pelos meios dos vários agentes de proteção civil, em particular viaturas equipadas com altifalantes da GNR e do Serviço Municipal de Proteção Civil”. “Os veículos encontram-se a circular prioritariamente nas localidades mais interiores do concelho, onde se regista uma população mais envelhecida, com mensagens relativas aos comportamentos exigidos e adequados às medidas em vigor no âmbito do estado de emergência e outras mensagens com recomendações da Direção Geral de Saúde, em especial as relacionadas com o isolamento social, meio essencial para travar o contágio”, acrescenta.

A Estrutura de Coordenação e Controlo na situação de alerta declarada é a Comissão Municipal de Proteção Civil de Seia, a qual recorrerá aos meios disponíveis e previstos no Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil.

Anterior Confirmada Covid-19 a utente de lar de Oliveira do Hospital internada em Coimbra
Seguinte Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e extensões com novas regras de funcionamento devido ao COVID-19

Notícias Relacionadas

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã distinguiu atletas em dia de aniversário

O Maratona Clube Vila Chã comemorou o seu 7º aniversário na Quinta do Crestelo, em Seia, na presença de atletas, sócios, apoiantes, patrocinadores e amigos.

Última Hora

Fim de semana vai ser de temperaturas baixas, mas sem chuva

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas mínimas baixas, céu pouco nublado, mas sem precipitação.

Informação

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) regressou às vitórias na 24ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

São Silvestre de Oliveira do Hospital junta este sábado centenas de participantes

Várias centenas de pessoas vão participar, este sábado, dia 22 de dezembro, na  “Corrida e Caminhada de São Silvestre”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o

Última Hora

Orquestra Clássica do Centro junta-se a Bandas Filarmónicas de Penela

No dia 26 de janeiro, sábado, às 21h30, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) convida músicos de várias Bandas Filarmónicas do município de Penela para um Concerto Sinfónico a realizar-se

Informação

Quem regressar a Oliveira do Hospital e não cumprir quarentena “será identificado para responder em tribunal”, garante José Carlos Alexandrino

Como medida de prevenção face à propagação do Covid-19 no concelho de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino já tinha anunciado que o Município exigia a quarentena para quem regressasse

Informação

BLC3 acolheu “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” da ANI

No passado dia 20 de novembro, a BLC3, Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, …

Nacional

GNR reforça patrulhamento nas florestas e apela à sensibilização

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, a partir de hoje, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios,….

Última Hora

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Região

Incêndios: Abertos 40 estágios em municípios afetados no ano passado

O Governo anunciou hoje a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.

Região

COVID-19: Câmara de Seia associa-se a empresa local na produção de máscaras

A Câmara Municipal de Seia vai associar-se a uma empresa de confeções, com sede no Concelho, que está prestes a iniciar a produção de máscaras…

Destaque

Greve de funcionários fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve dos trabalhadores não docentes em protesto contra condições de trabalho, prevista para hoje, a nível nacional, levou ao fecho das escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do