Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos
31 Janeiro, 2019 707 visualizações

Município de Seia associa-se a ações contra o Tráfico de Seres Humanos

image_pdfimage_print

Parceiro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde 2013, o Município de Seia associa-se agora à organização não-governamental “Saúde em Português”,…

…com a exposição “Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos e com um conjunto de sessões de esclarecimento sobre a temática.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o Tráfico de Seres Humanos, nomeadamente para fins de exploração laboral e sexual, são os principais objetivos da exposição de fotografia e artes plásticas “Mercadoria Humana 3”, que vai estar patente no Foyer da Casa Municipal da Cultura de Seia de 7 de fevereiro a 3 de março.

Para o dia da abertura está agendada uma inauguração oficial da exposição, a acontecer às 21h, a que se seguirá a exibição, pelas 21h30, do filme “Carga” (de Bruno Gascon), numa parceria estabelecida com a Associação de Arte e Imagem de Seia – 7.ª Sena – núcleo cinéfilo de Seia.

A exposição “Mercadoria Humana 3” é composta por fotografias da autoria de Pedro Medeiros e intervenções sobre manequins da autoria dos alunos da ARCA EUAC (2010-20118) e procura, através da consciencialização relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno, combater o alheamento da sociedade, bem como responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público.

A grave violação dos Direitos Humanos que é o Tráfico de Seres Humanos será, por sua vez, abordada em diversas ações de sensibilização. Assim, durante a manhã do dia 7 decorrerá a sessão de sensibilização para população vulnerável, desenvolvida em parceria com a Saúde em Português e o IEFP IP – Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia. Neste mesmo dia, mas durante a tarde, será promovida uma outra sessão direcionada a técnicos de diversas áreas (saúde, emprego, educação, autarquia, forças de segurança…).

Já na manhã do dia 14 de fevereiro, Seia acolhe a reunião de trabalho da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, que contará com a presença dos parceiros desta rede. Durante a tarde deste dia, decorrerá uma das ações programadas dirigida a estudantes do ensino secundário, profissional e superior.

O Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno que tem vindo a assumir proporções preocupantes à escala mundial, as quais, cada vez com maior relevo, fazem parte da agenda política nacional e europeia. Embora o número de pessoas que anualmente é vítima do crime de Tráfico Humano varie de acordo com fontes diversas, é consensual que o número de vítimas tem aumentado em todo mundo. À semelhança do que tem acontecido a nível mundial, também em Portugal o número de vítimas tem vindo a aumentar.

Sobre esta matéria e a par das ações programadas, o Município de Seia tem sido um parceiro ativo na sensibilização da comunidade, desenvolvendo com diferentes parcerias um conjunto de sessões de sensibilização/formação para diferentes públicos, e participando regularmente com atividades no Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, no Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e outras campanhas regionais.

Anterior Viseu: Detidos homens suspeitos de 15 furtos em bombas de gasolina
Seguinte Guarda: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de estupefacientes

Notícias Relacionadas

Informação

Câmara de Nelas propõe à Assembleia para que delibere contra a transferência de competências para o município

A Câmara Municipal de Nelas decidiu propor à Assembleia Municipal, a realizar ainda em janeiro, para que delibere no sentido de “não pretender a transferência…

Nacional

Médicos começaram hoje greve nacional de três dias

Os médicos iniciaram hoje às 00:00 três dias de greve nacional, uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

Região

GNR identificou suspeito de burla em Tondela

  A GNR anunciou hoje ter identificado um homem, de 20 anos, suspeito de burlar empresas através de compras na Internet, em Tondela.

Educação

Acompanhe aqui a webinar “Competição e Mundo Automóvel – Impacto e Futuros” promovida pela EPTOLIVA

A Escola Profissional Eptoliva promove, a esta altura, a conferência webinar “Competição e Mundo Automóvel – Impacto e Futuros” no âmbito do ciclo de conferência Epto Futuros.

Última Hora

ADIBER e Municípios da Beira Serra apoiam pequenos produtores agrícolas

A ADIBER e os Municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua reuniram, na passada sexta-feira, para definir estratégias de intervenção para apoio imediato aos pequenos produtores deste território,

Região

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Informação

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

Educação

Município de Oliveira do Hospital atribuiu 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Oliveira do Hospital vai receber a sessão da formação “IX Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, este sábado, dia 15 de fevereiro.

Última Hora

 Posto de Turismo de Seia e Cineteatro reabrem ao público

O Posto de Turismo de Seia está pronto para receber turistas. O edifício foi objeto de algumas melhorias no interior, tendo-se aproveitado o período de confinamento para as realizar, informa

Informação

Região: Uma pessoa ficou ferida em incêndio que deflagrou num apartamento

Um incêndio deflagrou esta manhã num apartamento na cidade de Coimbra. O alerta foi dado pelas 8h44 desta segunda-feira, para um fogo num prédio junto ao Centro Comercial Alma Shopping.

Região

Coimbra: Homem de 50 anos encontrado morto dentro de um poço

Um homem de 50 anos foi encontrado já sem vida, na noite de sábado, na localidade de Vilarinho, Lousã, em Coimbra.