Município de Penacova reforça combate à vespa velutina
25 Outubro, 2019 348 visualizações

Município de Penacova reforça combate à vespa velutina

image_pdfimage_print

O Município de Penacova tem, ao longo do ano de 2019, prosseguido a sua estratégia de desativação de ninhos de vespa velutina detetados na área geográfica do concelho, com o objetivo de controlar a proliferação desta espécie, vulgarmente conhecida como vespa asiática e que afetou sobretudo a produção apícola do concelho. 

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o município dedica especial atenção a este tema e, dos 246 ninhos desativados no concelho de Penacova, 103 foram já resultado da intervenção da equipa criada no seio do Serviço Municipal de Proteção Civil no passado mês de setembro. Esta equipa, constituída por dois colaboradores, tem de forma célere e eficaz eliminado os ninhos, de forma concertada, através da aplicação de inseticida em flecha com recurso a uma vara de carbono para trabalhar em altura.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, destaca o trabalho desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, junto da população do concelho, alertando para as caraterísticas desta espécie e dos seus ninhos, dos riscos inerentes à sua proliferação, bem como à divulgação de como devem ser notificadas as suas localizações.

“As ações desenvolvidas, bem como a criação desta equipa de intervenção, permitiu que os serviços camarários conseguissem intervir num maior número de ninhos, de uma forma mais célere e com menos custos para a autarquia”, reforça Humberto Oliveira, destacando igualmente “o apoio fundamental das juntas de freguesia e a parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova” que, no âmbito da sua ação como agente da Proteção Civil, cede, em alguns casos,  o seu veículo com plataforma elevatória e respetivo manobrador, para que os colaboradores da Câmara possam intervir na desativação dos ninhos que se localizam em altura superior a 35 metros.

O autarca sublinha também “a importância da população estar mais atenta ao fenómeno, contribuindo para debelar o mesmo”. Humberto Oliveira alerta ainda para que sempre que seja avistado um ninho, os munícipes evitem o contacto com a espécie e informem o município da sua localização, através dos números 239 470 000 (Gabinete Técnico Florestal/Serviço Municipal de Proteção Civil) e 239 470 300 (Balcão de Atendimento) ou as juntas/uniões de freguesia da área em que o mesmo se localiza.

Anterior Oliveira do Hospital investe 17 mil euros no apoio ao funcionamento do 1.º CEB e Jardins de Infância
Seguinte Fim-de-semana com subida da temperatura mas chuva regressa no domingo

Notícias Relacionadas

Politica

Alexandrino analisa “prós e contras”  para o concelho antes de avançar com candidatura à CIM da região de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que exerce funções de presidente interino da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra …

Última Hora

Bobadela vence final da Liga INATEL

O GD Bobadela venceu por 1-0 o GDR Chã na final da Liga INATEL, que foi disputada, ontem, no Estádio Sérgio Conceição. A equipa do concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

FCOH: “Queríamos e devíamos estar melhor, mas temos que trabalhar mais. Temos qualidade mas a qualidade não chega”

Concluída a primeira volta da Série C do Campeonato Nacional, a posição do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) na tabela classificativa não é mais confortável. A equipa oliveirense

Cultura

Oliveira do Hospital acolhe sessão de esclarecimento sobre Programa de Apoio à Ação Cultural

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, amanhã, dia 22 de fevereiro, uma sessão informativa do Programa de Apoio à Ação Cultural da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Sociedade

Cantinas sociais apoiam cerca de uma centena de pessoas em Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital há perto de uma centena de pessoas beneficiárias do projeto das “Cantinas Sociais” que, hoje,…

Região

Festas do Concelho animam Seia durante cinco dias

Seia está em festa entre 11 e 15 de agosto. Durante cinco dias, o centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município, ganha mais vida…

Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa  foi internado para fazer um cateterismo

O Presidente da República vai ser sujeito a uma intervenção cirúrgica esta tarde.

Última Hora

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje

Começa hoje a 626.ª edição da Feira de S. Mateus, a feira franca anual que se realiza todos os anos na cidade de Viseu e que se prolonga até ao dia

Informação

Fim de semana com chuva intensa e vento forte no centro e sul

O fim de semana vai ser marcado por chuva intensa e persistente, em especial a sul do sistema Montejunto/Estrela e que pode causar inundações, e vento forte.

Última Hora

Região: SEF deteta 16 estrangeiros em situação irregular

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 16 cidadãos estrangeiros em situação irregular no país, na sequência de várias ações de fiscalização…

Região

Região: Colisão entre bicicleta e viatura ligeira causou um morto

Uma colisão entre uma bicicleta e uma viatura ligeira provocou, ontem, um morto em Alfafar, concelho de Penela, distrito de Coimbra, afirmou à Lusa fonte da GNR.

Informação

IP3: CIM de Coimbra pede reunião com urgência ao Governo

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra pediu ontem uma reunião com “caráter de urgência” ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, face à demora no restabelecimento da circulação