Município de Penacova realiza intervenção de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego
21 Novembro, 2019 658 visualizações

Município de Penacova realiza intervenção de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego

image_pdfimage_print

O Município de Penacova encontra-se a realizar intervenções de regularização fluvial nos rios Alva e Mondego, uma acção no âmbito da transição dos saldos de gerência do Fundo Ambiental e do protocolo celebrado entre este e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que as intervenções foram financiadas ao abrigo do acordo referido num montante de cerca de 140 000 euros, destinados à realização de acções “urgentes e inadiáveis de regularização fluvial”.

Bastante afetado pelos incêndios de 2017, o concelho de Penacova, com uma área afetada de 59,00 Km2 e nefastas consequências para a população, infraestruturas e, nomeadamente, para a Bacia do Rio Alva, elaborou em estreita colaboração com a APA – ARH do Centro, um projeto em que foram identificadas as medidas de proteção dos recursos hídricos a implementar e a identificação dos locais/áreas de intervenção prioritária, de forma a garantir o escoamento das linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos, assegurando, simultaneamente, o uso genérico da linha de água, quer seja em termos de uso agrícola ou balnear.

Cardal, Lapa, Vimieiro, Vale da Chã e Cornicovo, foram os açudes alvo de reabilitação, na área geográfica do Concelho, tendo sofrido intervenções ao nível das condições biofísicas de suporte, procedendo-se à reparação dos rombos e fissuras existentes, incluindo juntas ou revestimentos no corpo dos açudes. Tendo como premissa base a missão do Fundo Ambiental, cujo objetivo é apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, as intervenções foram realizadas com o objetivo de efetuar correções torrenciais, tendo como base a construção de pequenas obras de estabilização e correção das mesmas através do preenchimento de espaços com pedra de menor dimensão e cascalho, proveniente da regularização do leito do rio, materiais idênticos aos já existentes nos locais, sendo igualmente utilizada estacaria de madeira para travamento de forma organizada e bem compactada da bacia de dissipação.

A autarquia destaca, como uma das intervenções de maior relevo, a limpeza marginal dos locais, tendo-se efetuado a poda e desbaste de árvores ou arbustos das galerias ripícolas marginais e a remoção de vegetação e lenhas existentes no leito e margens. A limpeza da zona de banhos e da área envolvente e a reabilitação das condições biofísicas de suporte que garantem o escoamento das linhas de água, asseguram desta forma as melhores condições para quem usufrui destes locais como espaços de lazer.

Ambas as margens do Mondego, na zona envolvente à Pista de Pesca de Penacova, sofreram igualmente, intervenções de corte e remoção de material arbóreo e arbustivo, nomeadamente, de espécies exóticas e invasoras como a acácia, de vegetação espontânea como os silvados e de reposição/reabilitação da galeria ripícola através da plantação ou sementeira de espécies autóctones.

Anterior Município de Tábua promove VII Gala do Desporto
Seguinte Bebé nasceu esta manhã nas Urgências da FAAD, em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

Gouveia: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve ontem, dia 20 de janeiro, um homem com 45 anos, por violência doméstica, no

Região

Figueira da Foz: Reincidente de tráfico de droga detido pela PSP

A PSP anunciou, ontem, a detenção, na Figueira da Foz, de um homem de 56 anos, por tráfico de droga, revelando que o arguido já estava sujeito a apresentações periódicas

Informação

Figueira da Foz: Homem detido com 57 doses de cocaína

Um homem de 27 anos foi detido, esta terça-feira, na zona de Tavarede, na Figueira da Foz, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Acidente com veículo pesado provoca um ferido ligeiro no concelho de Oliveira do Hospital

Um acidente ocorrido ao início desta tarde, na Estrada Nacional 230, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, provocou um ferido ligeiro.

Destaque

IC6: “Vamos ser sérios. Uma coisa é não haver nada. Outra coisa é haver um plano de intenções”

A visita do Primeiro Ministro ao concelho e o IC6 marcaram hoje o debate político na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospita. O presidente da Câmara …

Informação

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana, há interrupção no Campeonato Nacional, uma vez que se realizam jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital

Última Hora

Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios

O Comandante Distrital das Operações de Socorro de Coimbra defendeu, esta manhã, que o objetivo em mais uma época de incêndios é de “baixas zero”.

Última Hora

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Região

PJ deteve quatro suspeitos de tráfico em Coimbra e Lousã

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens e uma mulher pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes, sendo ainda imputado a um

Informação

Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso

Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Região

Serra da Estrela: Estradas encerradas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso à serra da Estrela estão hoje encerradas devido à queda de neve, formação de gelo e vento forte.