Município de Penacova investe 30 mil Euros em testes de rastreio COVID-19
27 Abril, 2020 305 visualizações

Município de Penacova investe 30 mil Euros em testes de rastreio COVID-19

image_pdfimage_print

A autarquia de Penacova adquiriu, numa primeira fase, 1.100 testes de rastreio à pandemia Covdi-19. Esta ação tem um investimento total de cerca de 30 mil Euros,…

… informa o Município em comunicado enviado à Rádio Boa Nova .

A medida “reforça, uma vez mais, a estratégia que a autarquia tem tido no combate à proteção e prevenção dos munícipes perante este inimigo invisível, obtendo uma forte despistagem no grupo de pessoas, garantindo o funcionamento de instituições e serviços públicos com alguma normalidade, dentro do atual contexto”

Os testes serão efetuados em articulação com o Centro de Saúde de Penacova, com as equipas das ERPI em espaço próprio e reservado para o efeito pelas instituições ou conforme protocolo que se venha a estabelecer-se noutros casos. Os resultados são obtidos em 30 minutos, através de um fluxograma onde se permite aferir o grau de imunidade, sendo este mais um instrumento elementar ao combate do novo coronavírus. Caso o teste obtenha um primeiro rastreio positivo, segue-se a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular, nos laboratórios da Universidade de Coimbra, tudo isto num espaço de vinte e quatro horas.

A operacionalização em Penacova começou a ser feita no dia 25 de abril, com a realização de testes aos bombeiros voluntários que vão entrar ao serviço na próxima quinzena. Assim, entendeu o Executivo Municipal que os critérios de execução destes testes devem tomar em conta as obrigações diárias a que as pessoas estão sujeitas, dando prioridade a bombeiros, utentes e funcionários das IPSS’s, GNR e funcionários da autarquia em serviços essenciais, sempre que se verifique essa necessidade.

Para Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, “a população tem respondido assertivamente ao apelo de sair apenas para o estritamente necessário”, enaltecendo ainda que da parte da autarquia “poderão sempre contar com o máximo apoio na defesa e segurança dos munícipes”. Afirmando ainda que “diariamente fazemos o ponto de situação e estudamos novas ferramentas que possam amenizar e ajudar a vida de quem por estes dias sofre com esta pandemia nas mais variadas situações”.

A aquisição dos testes encontra-se concertada através da parceria existente entre vários municípios, a ARS Centro e a Universidade de Coimbra.

Anterior Oliveira do Hospital: Quatro pessoas curadas. Autarca acredita que “em Oliveira do Hospital ainda não houve o pico”
Seguinte Autarca de Avô anuncia reabertura gradual de serviços

Notícias Relacionadas

Última Hora

Covilhã: Detido em flagrante por violência doméstica

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Covilhã, deteve em flagrante delito, na passada quinta-feira, um homem de 46 anos, pelo crime de violência doméstica, no

Última Hora

“A Floresta- Presente e Futuro” em debate no auditório Crédito Agrícola

Amanhã, dia 20 de março, pelas 18h30, o auditório do Crédito Agrícola, em Oliveira do Hospital, acolhe o debate “ A Floresta – Presente e Futuro”. 

Desporto

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Sampaense Basket venceu o Eléctrico FC por 83-78 na 8ª jornada da Proliga. A equipa de S. Paio de Gramaços segue em 8º lugar, com 8 pontos.

Região

Campeão Nacional de Juvenis de Voleibol decide-se em Seia

A Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos disputa-se no concelho de Seia, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho, em São Romão,…

Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa  foi internado para fazer um cateterismo

O Presidente da República vai ser sujeito a uma intervenção cirúrgica esta tarde.

Desporto

Hóquei Patins: “Temos um projeto que vai ser extremamente produtivo para a modalidade” (com vídeo)

A marcar o início da nova época desportiva na secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), está o “espírito de família” e a ambição para

Informação

Associação de Jovens de Lagares da Beira presta auxílio à população de risco face ao Covid-19

A Associação de Jovens de Lagares da Beira informa que se encontra disponível para atender às necessidades da população com idade igual ou superior a 65 anos ou grupo de

Última Hora

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Sociedade

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital está, esta tarde, reunida em sessão ordinária. Na reunião, que teve início às 14h30, dominam matérias como as acessibilidades, o saneamento básico, a

Última Hora

Saúde Mental: Em Oliveira do Hospital são acompanhadas “cerca de 400 pessoas” após o grande incêndio

O auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital foi palco das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental que este ano se relaciona, inevitavelmente, com os incêndios de outubro

Última Hora

GNR detetou 1200 infrações na operação “Peão em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR),  no dia 13 de fevereiro, realizou uma operação de trânsito e segurança rodoviária, através da execução de ações de fiscalização e sensibilização,…